logo

Pokémothim

Pocket Monsters: Todos os Poderes de Aura do Ash!


Olá, Thunders!

Um acontecimento muito esperado foi realizado, sendo esse a obtenção de um novo Pokémon por parte do Ash. Para se entender melhor a relação mostrada no episódio 21, nada melhor do que uma análise detalhada sobre a ligação do garoto com a aura.


RESUMO

Ao mesmo tempo em que uma Enfermeira Joy e seu Chansey acompanham um ovo que não quer chocar, o Professor Sakuragi conta aos protagonistas sobre as pesquisas do Professor Elm a respeito dos ovos e como ninguém viu um Pokémon botar um. Kikuna diz existir a teoria de que eles pegam os ovos de algum lugar, mas não há provas, e Goh se surpreende ao saber que Ash já os viu pessoalmente, por isso o chama para irem atrás de algum.

Procurando pela grama, os heróis acham um Exeggcute que é capturado por Goh. Em seguida, Ash é chamado para uma batalha do Campeonato Mundial Pokémon por alguém que está na colocação 1024, Hashiba, de Fuchsia. Quando o garoto aceita, o Drone Rotom surge e diz as regras, o que inclui o confronto ser 1x1, esse formado por Pikachu e Tauros. Devido aos chifres compridos, grossos e com muitas cicatrizes, Goh percebe que o Pokémon do adversário do amigo era o chefe do seu bando.

Tauros inicia com o Ataque de Chifre contra a Cauda de Ferro de roedor, ganhando vantagem ao acertar um coice e destruir sua Teia Elétrica com a Cabeça de Ferro, atingindo-o. Porém, quando tenta repetir o seu último movimento, Pikachu acerta um Choque do Trovão e o derrota, dando a vitória ao seu treinador, que sobe na classificação. Durante o confronto, o ovo cuidado pela Enfermeira Joy começou a reagir, e Ash sente sua aura assim que termina a batalha, como um chamado. Após se despedirem amigavelmente de Hashiba, os protagonistas seguem para o Centro Pokémon.

No processo de cura de Pikachu, Ash é guiado até o quarto onde o ovo está. Goh o segue e fica contente por conhecer um, e Joy conta que ele foi entregue de uma creche e é especial. Nesse momento, o ovo se solta dos fios em que estava preso e rola para perto do garoto de Pallet, o que faz a enfermeira decidir que o deixaria com o treinador e explica que veio de Sinnoh, passando por várias creches sem que quisesse chocar.

No Laboratório Sakuragi, Kikuna reforça como é importante o papel de quem cuida de um ovo e Renji destaca que muitos treinadores andam com os seus até que choquem. Já o professor diz que não é possível saber que Pokémon sairá dele, mas que, mesmo antes de nascer, pode ouvir o que dizem, citando o exemplo de um Azurill que ouvia a canção de um Jigglypuff e já nasceu a cantando. Ao lado de fora,  Ash mostra o que carrega para Dragonite, que é impedido de abraçar o ovo e esmagá-lo.

Durante a noite, o ovo eclode e dele nasce um Riolu, porém, ele ataca Ash com a Onda de Vácuo e foge pela janela. Assim, o recém-nascido corre até um lago e arruma briga com um Poliwrath e suas pré-evoluções. Próximo dali, Ash diz a Goh que depois que ouviu o chamado e descobriu que o ovo não queria chocar, pensou que seria por o Pokémon nele estar o esperando por todo esse tempo, mas, agora, sabe que estava errado. Para ter uma maior chance de achar o fugitivo, decidem se separar.

Depois de perder batalhas contra um Butterfree, alguns Rattata e dois Diglett, Riolu enfrenta um Onix, que grita alto o suficiente para chamar a atenção de Ash. O garoto chega a tempo de impedir que o filhote se machuque mais e intervém com Pikachu, de modo que o recém-nascido consegue ver a aura que o treinador emana. Por isso, Riolu empurra o Elétrico e pede para lutar ao lado do herói, ficando mais forte, acertando os golpes no oponente e o fazendo fugir.

Pelo confronto, Riolu fica ferido, mas se recusa a ter ajuda de Ash para chegar ao Centro Pokémon, por orgulho. Depois de curado, ele pede para se tornar um Pokémon do garoto, que animado o captura e continua a sua jornada para se tornar o campeão do Campeonato Mundial Pokémon, agora com um novo e teimoso parceiro ao seu lado.


DEBATE

Esse episódio foi fantástico por diversos motivos! Entre eles, o debate de um novo tema que é discutido pelo fãs e foi levado para o anime, como foi o caso da mudança de Dragonair para Dragonite, e, agora, de onde vêm os ovos. É muito interessante que levantem a hipótese de não serem os próprios Pokémon a botarem, pois sempre achei isso estranho, sobretudo pelo tamanho de alguns deles, visto que os ovos parecem ter uma estatura padrão. Também houve Goh se perguntando se os ovos são encontrados na grama alta, o que não é verdade, mas é interessante que o tenham feito pensar isso. Mas, os motivos não acabam por aí, pois teve referência aos ovos do Pokémon Go. Mesmo achando os do anime mais bonitos e com design mais divertidos, foi interessante ver eles serem mostrados iguais aos do jogo e citarem a necessidade de andar para chocar o Pokémon.

Primeiramente para a análise, é preciso entender o que é a aura. No caso, trata-se da essência que está dentro de cada ser vivo. É uma energia espiritual presente em todos, portanto, não é algo exclusivo. Contudo, Lucario é o grande Pokémon capaz de ter uma forte habilidade que a envolve, além dos Guardiões da Aura, os quais são pessoas que nascem com o dom único de se conectar com essa energia e até desenvolvem certos poderes em relação a ela.

No anime, as habilidades mostradas dos Guardiões da Aura foram: ler mentes, o que os permite terem acesso ao passado e preverem ações dos seres vivos; sentir outras auras, de modo que os possibilita rastrearem indivíduos específicos ou os identificarem; visão aguçada, podendo enxergar por trás de objetos e até de olhos fechados, além de ser possível uma expansão do campo de visão, vendo mais do que poderia normalmente; ativação da Flor do Tempo, que mostra acontecimentos passados; e a projeção da aura, a qual pode ser feita em forma de ataque, defesa e transferência, nesse último caso podendo levar à morte do indivíduo por estar dando a sua essência vital. Por outro lado, no mangá, existe mais uma capacidade não mostrada na animação, sendo ela o bloqueio do controle mental.

A conexão do Ash com a aura apareceu inicialmente no filme 8, "Pokémon: Lucario e o Mistério de Mew", onde ela foi apresentada, assim como os Guardiões da Aura, pessoas que nascem com o dom e passam pelos devidos treinamentos. Inicialmente, o garoto se mostrou como o único capaz de ouvir Lucario ainda quando preso no cetro, explicado posteriormente por descobrir que tinha a mesma habilidade com a aura que o Sir Aaron. Ainda no longa-metragem, o herói conseguiu ativar algumas Flores do Tempo e projetou a sua aura para transferi-la para Mew.

No episódio "O Lacre Quebrado", da Série Diamante e Pérola, o garoto foi tratado como o novo Guardião da Aura que prenderia Spiritomb, chegando a ser cogitado que seria descendente do que antigamente fez isso. Depois, na parte 1 e 2 da sequência "O Patrulheiro Pokémon e o Riolu Sequestrado", o herói conheceu e se conectou com um Riolu, enquanto tentou o livrar das mãos da Caçadora J. Dessa vez, Ash foi capaz de sentir a presença do Pokémon antes mesmo de o ver, enxergar as suas memórias, rastrear a sua aura e ouvi-lo falar, provavelmente pela capacidade de leitura da mente.

Agora, em "Atinja sua Marca, Aura! Ash e o Ovo Misterioso", Ash foi capaz de ouvir Riolu sem que mais ninguém o ouvisse, o que difere da telepatia como foi com o Lucario do filme e, provavelmente, com Lugia, tanto que o próprio personagem diz ter sido diferente. Mas, além de ouvir, ele pode sentir a aura e até foi guiado por ela até que encontrasse o ovo. Depois disso, pelos olhos de Riolu, houve uma demonstração da aura que emana dele, e ela, inclusive, deixou o recém-nascido bem mais forte durante o seu confronto contra Onix.

Entretanto, uma dúvida muito pertinente ficou no ar: a aura especial está só em Ash ou também em Pikachu? Em todas as outras aparições, foi dado a entender que apenas o treinador tinha algo diferenciado na sua essência, até por, geralmente, quando o Guardião da Aura tem um Pokémon que compartilha dos seus dons, esse ser Lucario. Contudo, nas duas vezes que Riolu sentiu a aura do herói crescer, mostrar-se diferente das demais, foi quando batalhou ao lado de Pikachu, sem falar que o roedor pareceu ouvir o pedido do recém-nascido ainda quando estava no ovo. Então, considerando o que foi mostrado antes, apenas Ash tem a habilidade, mas é sim possível que seu principal companheiro possa ter algo igualmente especial.


CONCLUSÃO

Apesar de ter deixado claro não querer ser um Guardião da Aura para se tornar um Mestre Pokémon, Ash tem uma aura muito poderosa! Se quisesse e investisse em seu potencial, certamente seria um dos melhores guardiões, até por, sem treino, já ter realizado grandes feitos. O protagonista consegue ler mentes, sentir outras auras, ativar Flores do Tempo e projetar a sua aura como forma de transferência. Ele não chegou a extrair o seu potencial máximo, nem a aprender a enxergar de olhos fechados e a bloquear o controle mental, mas é mais do que compreensível pela ausência de treino, embora o Riolu seja uma excelente oportunidade para evoluir com isso.

Sobre o episódio em si, trouxe boas referências ao Pokémon Go e uma discussão pertinente sobre a origem dos ovos; mostrou o há muito tempo ausente Professor Elm, mesmo que por imagem; e deu um novo companheiro ao Ash, um Riolu, que é uma forma de desenvolver a aura dele, compensar a ausência do ovo desse Pokémon durante a viagem por Sinnoh e fazer uma homenagem ao que foi salvo pelo herói, mas não ficou com ele, nessa mesma região. Por outro lado, ficou incerta a relação de Pikachu com a aura por parecer ter também uma ligação, nem que somente com a do seu  treinador.


Leia Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

14 comentários:

  1. Ótima analise. Foi um baita ep.
    Fiquei feliz de ser um Riolu e ter a volta da Aura do Ash.
    Mas admito que quando assisti a previa achei que seria um ovo de Sobble.

    ResponderExcluir
  2. Johnny Edwin Da Cunha Cruz02/06/2020, 08:45

    Pelo jeito, a aura do Ash é diferente da normal, o que possa ter sido a responsável por estes três acontecimentos:
    1.Dar ao seu greninja uma pseudo mega;
    2.Deixar os z-moves mais fortes do que deveriam ser, além de transformar uma electrium z em uma pikashunium z;
    3.Transferir a energia da Dynamax Band pra um pokémon, sem que ele tenha sido recolhido para a pokébola.

    Estou desconfiado que algum dos novos pokémons do Ash ganhará uma gigantamax exclusiva, apenas para o anime. Quem será? Façam suas apostas. Obs.: pikachu, gengar e sobble(futuro inteleon) estão fora por eles já possuírem suas próprias formas gigantamax.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado!! Foi mesmo!
    Também! E, sobre Sobble, ele ainda está para parecer, pode ser o mais novo Pokémon do Ash!
    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  4. São ótimas suposições!!

    É uma possibilidade, eu até gostaria muito, só não tenho certeza por Pikachu já ter esse papel de Giganta, mas claro que ainda é possível. Acharia justo se fosse um próprio monstrinho de Galar, para Ash ter algo especial com um da região, assim como foi com as outras. :)

    ResponderExcluir
  5. Johnny Edwin Da Cunha Cruz02/06/2020, 13:17

    Como assim? A gigantamax do pikachu já foi apresentada no anime. Como dizer que ele não tem papel de gigantamax?

    ResponderExcluir
  6. Eu não disse que não... Falei que, como Pikachu já representa a gigantamax do Ash, não sei se ele teria outra.

    ResponderExcluir
  7. Johnny Edwin Da Cunha Cruz02/06/2020, 13:54

    Nada o impede que ele tenha outros pokémons que podem se transformar em gigantamax, após eles crescerem.

    ResponderExcluir
  8. Em momento nenhum eu falei o contrário, só disse que, por Pikachu já ser, não tenho certeza se dariam outra gigantamax, mas que pode mesmo acontecer.

    ResponderExcluir
  9. Realmente o Ash tem uma Aura especial mesmo. Em relação ao Lugia, no começo eu fiquei meio confuso sobre como Ash conseguiu ouvi-lo, fiquei pensando muito sobre esse assunto e tendo um pouco de dúvidas sobre isso, mas depois que li esse post comecei a abrir mais a mente, e pensando um pouco também acho que Ash conseguiu ouvir Lugia com sua Aura mesmo, no caso lendo a mente dele, obrigado por abrir minha mente Ersj/Pokémothim. Eu sinceramente gostei muito desse episódio do Riolu e achei um dos melhores, não vejo a hora de ver mais sobre a aura de Ash no anime. E também espero que o Sobble que aparecerá num dos episódios, seja do Ash. Não sou muito de comentar em posts de teorias ou sobre algum episódio, mas nesse senti vontade de comentar, obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  10. Eu quem agradeço pelo comentário!! Fico feliz em ter ajudado de alguma forma! ^-^
    E pois é, eles não necessariamente confirmaram que trabalharão mais a aura, mas essa é a oportunidade perfeita, até porque mostraram que Ash e Riolu já a usaram. Então, espero mais desenvolvimento quanto a isso! E gostaria demais se o Sobble ficasse com Ash também.
    Enfim, agradeço mais uma vez pelo comentário!! :D

    ResponderExcluir
  11. Realmente n existe site melhor do que a Pokemothin esse site sabe de tudo do anime se eu pergunta quais são os inicias da 9 geração eles sabem eles ate sabem do anime de pokemon q ainda nem foi traduzido eles tem todos os eps e filmes já traduzidos aq realmente vcs estão de parabéns

    ResponderExcluir
  12. A equipe agradece demais!! Não sabemos exatamente tudo kkk, mas cada um de nós fica muito feliz por poder entregar conteúdos tão diversos e completos sobre todas as áreas da franquia Pokémon! ^-^
    Obrigado também por ser um dos leitores fiéis que o site tem!

    ResponderExcluir
  13. Mano o Ash tem toda uma história e desenvolvimento de personagem por mais de 20 anos velho
    Na minha opinião ele é o protagonista perfeito e se fosse trocado tiraria a essência do anime e principalmente dos filmes
    Não consigo ver outro personagem que melhor represente a franquia de animes de Pokémon do que o Ash, não mesmo

    ResponderExcluir
  14. Compartilho da sua opinião, acredito que Ash carrega muito bem os valores da franquia, e não acho que conseguiria assistir um anime Pokémon, ou pelo menos na mesma empolgação, se o removessem dele.
    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar