logo

Pokémothim

Pocket Monsters: Sobble, o Segundo Inicial de Galar!


Olá, Thunders!

Finalmente Sobble teve destaque no anime e foi capturado por um dos protagonista, o que, por sinal, gerou revolta para uma parcela dos fãs. A captura fez sentido? 


RESUMO

No Centro Pokémon de Wyndon, os protagonistas junto a Pikachu, Raboot, Riolu e os Farfetch'd provam cinco diferentes Curries: Curry Gigantamax, Curry de Ovo Cozido, Curry com Muitas Batatas, Curry Tropical e Curry de Alho-Poró. O clima amigável muda quando começa a sumir a comida dos pratos deles, o que leva a uma intriga entre os Farfetch'd, mas logo um Sobble perde a invisibilidade e se revela o causador da confusão. Cercado por todos, o Pokémon começa a chorar, o que faz Goh cogitar que seja uma criança, enquanto Ash se mostra interessado nele, mas todos choram também involuntariamente. Assim, Sobble volta a ficar invisível e foge, sob a ideia dos garotos de o encontrarem.

Nas proximidades do local, os protagonistas procuram pelo Pokémon, pois Goh diz querer pegá-lo por achar que o modo como se esconde é semelhante ao de Mew. Nesse momento, a Enfermeira Joy e os Indeedee surgem, de modo que Goh vê informações sobre eles na Pokédex, e ela revela ser um Sobble o Pokémon que procuram, cogitando que ele está perdido, por um aparecer pela cidade ser estranho devido à timidez. O garoto de Vermilion diz possivelmente terem o assustado, mas a enfermeira avisa que, pela sua habilidade de ficar invisível na água, deve estar dentro da fonte por trás deles.

Olhando para a fonte, Goh se apresenta para Sobble, diz ter gostado da sua habilidade e pergunta se ele não quer seguir jornada com ele, deixando claro que não está chateado pelo roubo da comida e que podem até comer juntos. Frustrado por não receber uma resposta, o garoto joga uma Pokébola na fonte e, para a sua surpresa, acaba capturando o inicial. Ao mesmo tempo, a Equipe Rocket, que foi parar em Galar depois de ser atingida por uma ventania enquanto tentava pegar Pikachu, avista os protagonistas e, ao tentar se aproximar quando eles viam informações sobre Sobble e sua camuflagem, novamente tem o seu balão levado pelo vento.

Nesse momento, Riolu acaba encontrando um Silicobra, que é analisado pelo Rotom Phone de Goh e chama o seu interesse para uma possível captura. Como o Pokémon rebate a Pokébola, o garoto escolhe seu Sobble, devido à vantagem de tipo, porém, o inicial fica com medo e aciona a invisibilidade. Aproveitando-se disso, o treinador pede para que use o Revolver d'Água, acertando o oponente, que tenta revidar como o Cavar, mas é pego por uma Pancada. Contudo, ao ser coberto por areia e ter a sua posição revelada, Ash percebe que o recém-capturado está desconfortável, e Sobble leva uma cabeçada e começa a chorar. Enquanto todos também choram, o Rotom Phone revela que as lágrimas do inicial tem o efeito de 100 cebolas cortadas e ambos os Pokémon em combate fogem.

Para achar Sobble, os protagonistas seguem o caminho revelado por grupos de pessoas que choram, mas se dividem em um certo ponto. De um lado, Ash, Pikachu e Riolu acham somente um Oddish em um arbusto; de outro, Goh e Raboot encontram Sobble e o treinador tenta se desculpar, mas o inicial os faz chorar novamente e foge por dentro d'água, o que faz o garoto se lembrar do que Mr. Mime faz quando corta cebolas. Seu amigo aparece e descobre a nova fuga do Pokémon pelo rio, dizendo que irão o procurar. Mais à frente, a Equipe Rocket tem o seu balão caído e alguns lanches comidos por um Morpeko, única informação que o Rotom Phone deles diz estar disposto a dar. Por ter acabado com toda a comida, Jessie tenta acertar uma latinha nele, mas o roedor foge e quem é acertado é o inicial de água de Galar, descobrindo se tratar de um Sobble. Ao ouvirem os "pirralhos" chamarem pelo Pokémon, o quarteto tem um plano para usá-lo a seu favor.

Chegando à parte mais rural cortada pelo rio, Goh se culpa pela fuga do inicial, dizendo ter o forçado a batalhar sem nem saber como se sentia a respeito disso, mas Ash fala que na próxima ele poderá fazer melhor, pois acabou de capturá-lo e é normal que ocorram erros. O garoto se anima e volta a procurar por seu Pokémon, mas a Equipe Rocket surge cantando o seu lema e revela ter pego Sobble, como moeda de troca para conseguir Pikachu. Quando o sequestrado começa a chorar, sem entender, os vilões fazem o mesmo e invertem a situação, como se os protagonistas fossem os malvados, mandando Sobble parar de chorar e dizendo que, já que Ash não quer dar Pikachu, terão que o pegar a força.

Após receberem a máquina de bolinhas, James e Jessie soltam um Magnezone e um Armaldo, iniciando uma breve batalha contra Pikachu, Raboot e Riolu, mas as coisas saem do controle por conta do Supersônico do primeiro Pokémon dos vilões, impedindo que os outros ataquem e fazendo com que apenas tapem os ouvidos. Quando perguntado o motivo de quererem aquele Pokémon chorão, Goh responde que, mesmo chorando muito, Sobble não é fraco e promete que irá salvá-lo, o que gera um flashback na cabeça do inicial, dos tempos em que esteve perdido pela cidade até achar o garoto.

Motivado, Sobble arruma forças para abrir as barras da gaiola barata na qual foi preso e fugir, mas é imprensado por uma das patas do Armaldo. Voltando a chorar, o inicial causa o mesmo efeito nos demais, exceto nos heróis e em seus Pokémon, por Goh ter tido a ideia de usarem óculos como os que Mr. Mime utiliza para cortar cebolas. Assim, fazem a Equipe Rocket decolar com os golpes Onda de Vácuo, Brasa e Choque do Trovão. Após isso, o garoto de Vermilion se desculpa com Sobble, diz que só o colocará na batalha se ele se sentir bem para isso e conta ter aprendido uma lição com ele sobre sua timidez, que não o torna fraco, sendo sua alerta uma forma de se proteger e proteger os seus amigos quando necessário. Emotivo, o inicial volta a querer chorar, mas Goh tenta o impedir por ter tirado seus óculos.

Paralelamente, a Equipe Rocket resmunga sobre a sua atual derrota, quando veem um roedor e pensam ser Pikachu, mas percebem se tratar de novo de Morpeko. O Pokémon pede mais comida, porém, ao ser dito que eles não têm por ele já ter comido tudo e ser expulso por James, o Elétrico assume o seu Modo Faminto e os atinge com a Aura Wheel, fazendo-os decolar mais uma vez.


DEBATE

Um ponto que não vi ser muito debatido, mas considero bastante interessante, foi a aparição do Curry Gigantamax. De forma geral, foi legal que os curries tenham sido mostrados, até por serem muito presentes em Galar, mas se sabe que esse em específico que destaquei tem o papel de permitir que um Pokémon possa atingir a forma Gigantamax. Não ficou muito claro quem foi que o comeu, podendo ter sido até mesmo Pikachu, que já possui essa forma, mas, caso não tenha sido, quem sabe Raboot ou até mesmo Sobble, pode ser um indício sutil de uma Gigantamax para Goh. Claro, também existe a hipótese de não ter sido nada demais e até um dos garotos ter o comido apenas.

Sobre a Joy que citei na análise anterior, vale destacar como ela é fiel ao design das mostradas nos jogos Pokémon Sword & Shield. E quanto à crítica que fiz ao desinteresse pelos Indeedee, ocorreu uma reparação parcial, pois Goh demonstrou interesse em saber de que Pokémon se tratava. Ash até deu uma certa atenção aos detalhes ditos pelo Rotom Phone, mas nem se quer mostrou animação. Enfim, precisava corrigir pelo menos a crítica em relação ao primeiro personagem.

Dois temas podem ser puxados a respeito da participação da Equipe Rocket. O primeiro e mais simples seria a cena cômica do balão sendo levado pelo vento, que achei engraçada, apesar de não trazer nada de muito interessante. Por outro lado, o Morpeko deu o que falar. Sua participação também foi mais como um alívio cômico, o que, por sinal, combina muito com a sua mudança de forma com base na fome, mas o principal tema de discussão foi se ele se tornará ou não um Pokémon do vilões. É uma possibilidade, mesmo que difícil pelo esquema da máquina de bolinhas. Contudo, se isso acontecer, acho que será como o Chewtle. Vejo também a hipótese de ele acabar com o Goh, ou até com a Marine (Marnie), caso ela não já comece o anime com um.

Agora, no que diz respeito ao Sobble, a polêmica inicia por quem o capturou. Como alguns dos fãs, eu gostaria também que tivesse ficado com Ash, mas ter sido uma captura do Goh não é ruim. Antes de qualquer crítica negativa, precisamos acompanhar o desenvolvimento deles como uma equipe. O motivo mais claro para isso, provavelmente, é o amadurecimento de ambos, já que o garoto é um treinador novato e Sobble se comporta como um bebê que ainda está descobrindo o próprio potencial. Se a evolução deles será bem trabalhada, é uma incógnita, mas existe muito potencial para que cresçam bastante juntos.

Quanto à captura, não posso negar que foi desempolgante. Talvez, até a mais sem graça captura de um inicial por um dos personagens principais de todo o anime, mas vejo um motivo de diferenciação por trás. Já havia tido uma captura mais padrão da animação com Scorbunny, por isso podem ter decidido diferenciar com Sobble. Inclusive, foi uma inversão boa para o próprio enredo: primeiro uma captura fácil até demais, para depois trazer uma percepção sobre a personalidade do Pokémon e a conexão do Goh com ele.

Isso sem falar de toda a mensagem de respeito que houve, a partir das reflexões de Goh sobre como ele simplesmente tratou Sobble com um Pokémon qualquer, sendo que cada um tem a sua personalidade e gostos. Esse pensamento já mostra uma evolução do personagem, além de ter gerado uma bonita cena entre ele e Ash, que continua a destacar a sua experiência indiretamente e mostrar todo o seu alto-astral. Ainda vale mencionar o choro do Sobble, o qual gerou muitas cenas cômicas e acredito que será bastante usado nos episódios seguintes. Porém, sobre isso, na minha opinião, o mais engraçado era o orgulhoso Raboot querendo esconder seu rosto choroso a todo custo.


CONCLUSÃO

Sobble é tímido, forte, pertence ao Goh e tudo bem! Não há dúvidas de que ele teria um desenvolvimento legal ao lado de Ash também, mas poder amadurecer com Goh também é um plot bastante interessante, e talvez até extraia mais dele, sendo o único ponto negativo o menor destaque de Raboot. A captura pode ter sido nada emocionante, mas foi em função de um desenvolvimento ainda maior no resto do episódio, por isso fez bastante sentido, além da bela mensagem final de confiança, determinação e respeito. Então, mesmo que não nas mãos de Ash, Sobble ainda terá muito para nos mostrar, ainda que isso envolva por boa parte grandes momentos engraçados de choro.

Morpeko fez uma divertida participação e possivelmente voltará a fazer outras com a Equipe Rocket, mas não me parece que será um Pokémon fixo deles, talvez nem mesmo seja capturado por eles, mas sim por outro personagem relevante. Outro Pokémon em destaque foi Raboot, que evitou se mostrar chorando a todo custo, orgulhosamente adorável. Ao mesmo tempo, Ash, como sempre, resolveu motivar um amigo e resultou em uma bela cena entre ele e Goh. Ainda senti falta de uma animação por parte dele a respeito dos Indeedee, mas é algo que já tem se tornado frequente na atual série. Por fim, estaria o Curry Gigantamax indicando outro Pokémon dos protagonistas que alcançará o Gigantamax além de Pikachu? Gostaria de saber de você!


Leia Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

5 comentários:

  1. Johnny Edwin Da Cunha Cruz26/07/2020, 01:04

    Os curries é que nem as insígnias, não fazem nada no anime. Quanto ao morpeko, ele mandou aqueles três palermas pra longe, o que impossibilitou a sua captura. Se acabar com esse tabu do Ash só ter o pikachu como seu único elétrico, o morpeko cairia bem com ele. Diferente do Go, aposto que o Ash saberia lidar com a dupla personalidade do roedor.

    ResponderExcluir
  2. Acho que talvez isso do Curry possa ser explorado futuramente. E sobre o Morpeko, seria uma boa quebra de padrão, mas acredito que não ficaria com Ash, nem só pelo tipo Elétrico, mas pelo design muito repetitivo também. Tipo, ele nunca teve outro Elétrico além de Pikachu e teria justo um Pikaclone, sabe? Mas, claro, é uma possibilidade, não posso descartar.
    E obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. O Morpeko pode apenas seguir a Equipe Rocket de alguma forma.
    Deve ter sido a captura mais bizarra depois daquela do Ash capturando 30 Tauros kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Johnny Edwin Da Cunha Cruz26/07/2020, 11:03

    Mesmo sendo um pikaclone, o morpeko é diferente dos outros. Por isso que acho que ele seria perfeito nas mãos do Ash, além de ser mais outra compensação. Aí só faltaria ele capturar um pokémon fóssil, sendo este uma amaura, que evoluiria pra uma poderosa, mas gentil, aurorus.

    ResponderExcluir
  5. Verdade! Fiquei pensando nisso já depois da análise.
    Possível. kkkkkkk
    Obrigado pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar