logo

Pokémothim

Torneio de Mestres, o Problema Vai Além do Metagross!


Olá, Thunders!

Desde que começaram a vazar informações do Torneio de Mestres, tenho buscado temas fora do habitual para trazer para cá, por exemplo: "Quais dúvidas o Torneio de Mestres respondeu sobre os campeões no anime?", "Palpite de qual será o terceiro Pokémon ainda não revelado do Steven!", "A relevância de Diantha e Cynthia chegarem às semifinais!", "Alain e Iris não foram escolhidos só porque sim!", entre outros. Não sei exatamente o motivo, mas acabei desistindo das postagens. Um detalhe a mais é que uma dessas serviria como especial de aniversário de 3 anos que fiz no site, por isso era tão importante para mim trazer um tema legal sobre o torneio. Mas, pelo título, já ficou bem claro que não foi bem assim.

Então, tendo sido explicado o meu drama pessoal, do quanto é triste acabar tornando esse assunto a minha postagem que tanto tentei formular sobre o torneio, começo esclarecendo que não, o problema da batalha de Ash vs Steven não surgiu agora. Embora muitos já tenham se incomodado desde o Alain, outros parecem só ter enxergado agora que a forma como lidaram com essa primeira fase do torneio foi péssima. Pior, podem reduzir tudo a uma escolha mal feita de Pokémon usados, incoerência de algum personagem, entre outros motivos particulares; quando, na realidade, repetindo o que já escrevi, o problema se mostrou desde o início dessa competição. Com isso explicado, desejo a todos uma ótima leitura!


Seria o Torneio de Mestres a pior competição mostrada no anime? Ele tem as piores batalhas de todos os tempos? Bem, não vamos exagerar a tal ponto. Primeiro porque só vimos a primeira fase; segundo porque o torneio tem tido os seus pontos positivos, não desconsideremos tudo. Sobre isso, podemos citar os maravilhosos retornos de antigos personagens que nem pensávamos que Jornadas se daria o trabalho de recuperar; interações ótimas entre os participantes; algumas músicas em momentos chave que dão um toque a mais; reencontros; e até mesmo algumas partes das batalhas. Porém, é justamente aqui que mora o grande problema desse evento.

Enquanto lá na primeira batalha, Leon x Alain, alguns se preocupavam em reclamar sobre um Charizard na forma comum derrotar um na Megaevolução X – algo que acho bastante bobo, por sinal, para quem conhece o anime e sua espetacular dinâmica de fugir do previsível, tornando o universo mais livre – o déficit do Torneio de Mestres já se mostrava. Dentro da animação, é perfeitamente normal que o famoso Charizard do Leon derrote até mesmo o "inesgotável" – leiam com ironia – Mega Charizard X do Alain. Ele é mais forte, foi melhor treinado e tudo bem. Existem explicações plausíveis. Sem falar que, pelo que conhecemos do campeão de Galar, ele é um grande estrategista, no que diz respeito a usar ataques com vantagem.

Aqui, meus caros, entra o golpe mais baixo desse torneio, indo contra o elogio que há pouco fiz, e que, na verdade, tem sido usado muito por Jornadas: apelo para vantagem de tipo. O anime abusou muito de romper com a ideia de vantagens até a atual série, quebrando a previsibilidade de muitas batalhas e até permitindo que o Pokémon em desvantagem vencesse (claro, apoiado em alguma estratégia). Além de fugir do óbvio, isso alongava as batalhas, permitia que ficassem mais acirradas. Mas, agora, mais especificamente nesse torneio, as vantagens de tipo estão no auge do seu fiel funcionamento. Não significa que elas nunca poderiam funcionar, mas deveria ser usado mais moderadamente, como antes. Em alguns caos, como com Milotic, vemos o Pokémon resistir a um ataque Elétrico, mas perde após receber um segundo movimento qualquer com a justificativa de já ter ficado suficientemente fraco. Inclusive, fica aí o toque para quem tanto critica o anime não fazer o Pokémon com vantagem sempre vencer, até porque, nos jogos, muitas vezes basta um único ataque vantajoso para derrotar o adversário (nossa, as batalhas estão tão emocionantes...).

Enfim, mas nem se resume só às vantagens, até mesmo ataques poderosos. Sendo um pouco mais didático, exemplifico com o Fishious Rend (Branquimordida, na dublagem), o qual, se usado por Dracovish com a habilidade certa e da forma mais sábia, causa um estrago. Quem entende do metagame sabe do que estou escrevendo, muito mais do que eu, a propósito. Então, para quem não absorveu a derrota rápida do Mega Metagross do Steven, simples: ele foi atingido por um ataque do Dracovish que, teoricamente, tirou muito da sua vida; depois, levou o movimento mais poderoso do Pikachu e foi finalizado pela Cauda de Ferro. Essa foi a explicação que o episódio queria que os telespectadores aceitassem. E, tudo bem, sentido ela tem.

No entanto, quando alguns fãs se incomodam com a velocidade em que o Mega Metagross foi derrotado, esquecem que uma situação tão sem sentido quanto aconteceu em poucos minutos antes: Pikachu, o Pokémon mais forte do Ash e que costuma brilhar nas ligas, ficou acabado apenas com um ataque. O Pikachu do Ash levou nada mais nada menos que dois golpes, apenas dois golpes, mas no primeiro já estava fraco. "Ah, mas era um Mega Metagross". Ah, escrevo eu! Era o Pikachu do Ash! Os dois Pokémon ficaram esgotados muito rápido. Sabe por quê? Porque deixando o Pikachu naquele estado logo no início da batalha, já se passava uma ideia de conclusão, "a luta precisa ser resolvida logo, já está no fim, olha só como está o Pikachu". O esgotamento do mascote da franquia era a justificativa para se finalizar a luta o quanto antes, pois, "visualmente", ela já estava no fim, o desfecho deveria ser imediato para a vitória do garoto Ketchum. Os animadores ou roteiristas nem mesmo se deram o trabalho de deixar o Metagross aparentemente fraco após receber o dano do Dracovish, para ser mais convincente. Sendo sincero, todos os Pokémon nessa batalha, talvez com exceção de Gengar, foram rapidamente nocauteados. Até mesmo Cradily, já que sua vida estava sendo constantemente regenerada. 

Para além das vantagens de tipo seguidas à risca e de movimentos muito fortes causando grandes estragos, ainda tem as afirmações dos personagens. Seja o juiz ou outro personagem qualquer, alguém sempre lembrava para ficar claro para os telespectadores: "esse golpe deu muito dano por ser supereficaz", "o ataque é muito poderoso e afetou bastante tal Pokémon". No exemplo anterior, do Dracovish, basta reassistir que perceberá que são usadas palavras de afirmação para enfatizar que o golpe causou muito dano ao Metagross. Então, mais uma vez, sendo justo, tem sentido, mas não deixa de ser uma quebra de expectativa e de ficar abaixo do nível de várias outras batalhas que já tivemos no anime. Para mim, a batalha contra Volkner continua a ser a melhor que teve até então na série Jornadas, o que é uma pena, visto que vimos grandes treinadores, dos quais a maioria eram campeões, duelarem pelo maior título almejado por todos no momento.

Ainda tentando esclarecer esse ponto das afirmações dos personagens, posso exemplificar. Digamos que um filme qualquer tem um personagem principal que possui um potencial incrível e que sai em uma aventura com alguns amigos. Daí, pessoas que esse protagonista vai conhecendo sempre lembram a ele que é inteligente, um grande estrategista, tem um poder descomunal, etc, etc, etc. Ou seja, são feitas afirmações para convencer os telespectadores do que os profissionais por trás do filme querem que eles aceitem como uma verdade. Mas, quando para para analisar a obra, nota que aquele personagem não fez nada para provar todas aquelas características atribuídas a ele. Você acredita porque é o que o filme está te passando, mas não é em momento nenhum colocado em prática, não se torna convincente. E aqui está o ponto, muitas dessas batalhas não estão convincentes para quem é acostumado com as lutas mais desenvolvidas do anime. 

Percebe-se, então, que o que está errado nas lutas do torneio e que se repete em todas é muito mais do que um Pokémon não megaevoluído derrotar o que está sob efeito da mecânica, uma escolha não tão inteligente do Lance para enfrentar a Diantha, a estratégia final e não ofensiva da Iris para tentar derrotar o Mega Garchomp, ou o nocaute do Mega Metagross com apenas dois ataques do Pikachu (por sinal, discordo de alguns desses pontos). É sobre todo o planejamento dos confrontos: rápidos, por muitas vezes um Pokémon ser derrotado com um ou dois ataques; com conclusões "lógicas", mas que fogem da própria abordagem comum do anime, apoiando-se em vantagem de tipo, ataques fortes e afirmações de personagens de forma não convincente; sem uma troca acirrada de golpes, muitas vezes um Pokémon atacando e esperando receber o ataque do outro sem conseguir desviar (nem tentando, na realidade), lembrando até o sistema de turno dos jogos; e com uma animação ainda não tão fantástica quanto merecia a ocasião.

Obviamente, existe uma possível explicação para tudo isso: é a fase inicial. O Torneio de Mestres tem sido o equivalente à Liga Pokémon de todas as séries até então, e, se formos assistir as primeiras fases das competições anteriores, talvez até cheguemos a concluir que as batalhas que assistimos agora estão perfeitas. Mas, mesmo com essa explicação, é o maior torneio que existe, entre os maiores treinadores do mundo, com um potencial absurdo de ser levado como o ápice de batalhas no anime. É decepcionante e desmotivador acompanhar os confrontos dessa forma. Novamente, não são as piores lutas, ocorreram batalhas muito interessantes e emocionantes, carregadas de sentimentalismo. Contudo, não correspondem ao nível do que nos foi anunciado junto a divulgação do Top 8. Independente do problema do resultado entre Mega Charizard X e Greninja, caso se compare a batalha de Ash e Alain com qualquer uma dessas, o nível é nitidamente outro: melhor animada, mais acirrada, trocas incríveis. Não só essa, a contra do Sawyer, contra o Professor Kukui (Nogueira) e contra o Volkner, agora em Jornadas; são ótimos exemplos.

Honestamente, eu sigo empolgado com o Torneio de Mestres, assim como estive durante o tempo que assisti os quatro primeiros embates; sigo ansioso para mais diálogos e retorno de personagens, o meu desejo supremo de todos os amigos do Ash assistindo ele vai acontecer sim (por favor, Arceus); e sigo na positividade de que, realmente, apesar de infelizmente, ter sido menos empolgante nessa primeira fase por se tratar da primeira. Aguardo por duas batalhas sensacionais nas semifinais, porque nós merecemos bastante. De resto, deixo a minha teoria pessoal de que acredito em uma nova pausa do torneio. Assim como eles fizeram uma pausa antes das semifinais para finalizar o arco da Cloe, acho que devem fazer uma antes da final para finalizar o do Goh. Portanto, já vão se preparando, caso chegue a acontecer. 

Agradeço pela atenção! Adoraria saber a opinião de vocês, sempre respeitando as divergências; queria saber qual cena mais tocou seus coraçõezinhos e qual a melhor luta em suas opiniões. Acabou que não tive espaço para falar muito de coisas que gostei, mas os retornos de personagens assistindo e quase tudo que envolveu a Iris me encheram de alegria. Têm noção do peso que aquela selfie dela com a Diantha e a Cynthia tem? Pois é, é enorme! E minha batalha preferida foi a segunda, gostei demais dela. Mas, enfim, já escrevi muito. 

Leiam Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

57 comentários:

  1. Eu nunca comento, mas loguei para comentar porque acompanho pokémon desde 1999 e preciso falar que essa saga é, DE LONGE junto com BW, a pior saga do anime em todos esses anos. Esse Satoshi não provou em nada, absolutamente nada que ele merecesse estar ali, tirando o fato do roteiro.
    Em DP o Satoshi era um estrategista brilhante e usou absolutamente todas as cartas que ele tinha na manga para aquela liga (usou todos a maioria de seus pokémon antigos) e perdeu roubadamente para um Tobias da vida de forma péssima.
    Em XY tivemos um Satoshi quase ao mesmo nível que o de DP, mas considero mais fraco, pois o fato de só usar os 6 pokémon que ele tinha na região foi patético (e a luta dele com o Alain foi ruim, pra não dizer outra coisa).
    Sun & Moon mal dá para se considerar alguma coisa, pq veja, o anime abandonou a formula anterior e passou a ser um slice of life, tinhamos Satoshi treinando seus pokémon, mas não tínhamos treinadores de verdade para ele bater de frente, a não ser o próprio professor da região, que mesmo assim não considero tão bom quanto tantos outros rivais que ele teve antes.
    Agora essa última saga é péssima, desculpa quem tá gostando, mas é MUITO péssima. Em nenhum momento Leon consegue passar a impressão de ser o treinador mais forte, simplesmente pq temos Cinthia e Steve como campeões (e quem assistiu Advance e DP sabe do que eu estou falando). Até mesmo o Lance foi nerfadasso e não lembra em nada o campeão da saga de Johto. Gosto muito da Iris, mas ela ter se tornado campeã foi, novamente, forçado, demais. Eu odeio o Alder, mas em BW era mostrado que ele era um treinador excelente, a Iris nunca teria o derrotado em tão pouco tempo.
    Mas não apenas isso, mas a saga atual tem 2 (se é que a Koharu pode ser considerada, visto quão mal utilizada ela é) companheiros que conseguem ser extremamente fracos e com desenvolvimento muito lento (o Goh conseguiu a proeza de ser o companheiro mais insuportável que Satoshi já teve). A temporada não sabe o que ela quer ser, ela quer manter o que de pior veio com Sun & Moon (o modo Slice of Life) e inventar um torneio que em nenhum momento consegue ser crível. Esse Satoshi não ganharia do Satoshi de XY e o que dirá do de DP, quando o personagem estava no pico.
    O próprio time dele é completamente desbalanceado, temos 2 pokémon lutadores, sendo que o Lucario já foi tão explorado no anime que já deu no saco, um Gengar, uma Dragonite e um Dracovish, fora o Pikachu. O time inteiro dele cai só pra Gardevoir da Diantha, o que dirá o Garchomp da Cinthia.
    Como vc comentou, o anime sempre dá uma apelada para o protagonismo, mas pelo menos em DP e XY tinha sentido, mas nessa temporada ultrapassou o limite do bom senso já (e eu estou incluindo a saga Advance que teve as piores batalhas do anime, principalmente aquela batalha contra os gêmeos), sério, tirando a Dragonite nenhum pokémon do Satoshi passa a impressão de poder que outros pokémon dele passavam (Charizard, Bulbassaur, Infernape, Sceptile, Staraptor, Snorlax), Lucario é forte pq o anime santificou esse pokémon, o Gengar passou tempo demais sendo bucha de canhão pra só depois da luta contra o Volker tornarem ele forte, Drakovish teve muito pouco tempo de tela para ser crível ele ser tão forte (mais falado do que mostrado) e eu nem vou comentar do Sirfetch pq acho um dos pokémon mais aleatórios que deram pro protagonista. E o Pikachu... meu deus, ele peitou um Latios e empatou, pra depois ser nerfado em BW e ir só ladeira abaixo (em XY ele ficou tanto de lado que mal se pode ter um gostinho de uma melhora).
    Enfim, eu tenho quase certeza que eles não vão fazer ele ganhar o torneio (e se fizerem vai ser da forma mais forçada possível), mas sendo bem sincero, já cagaram TANTO nessa saga que por mim o último episódio da temporada podia ser ele acordando em casa depois de ter voltado de Alola e tudo não ter passado de um sonho. E já estou me preparando para a vitória forçada dele em cima da Cinthia. Sério, esse torneio que inventaram foi a pior coisa já feita no anime, estragou vários personagens.

    ResponderExcluir
  2. Moço, os roteiristas deixaram claro que essas batalhas foram feitas as pressas. Só iriam mostrar as do Ash e mudaram o roteiro para incluir as outras, por isso essa velocidade toda

    ResponderExcluir
  3. Otavio Lucas24/07/2022, 12:06

    Essa saga tinha um potencial enorme em mãos. Eles tinham a nostalgia, o fanservice, a capacidade de juntar todos os atuais campeões das regiões Pokémon como aliados. Mas não foi. Simples assim. Não foi. Poucas batalhas empolgaram, personagens (Goh e Koharu) muito mal desenvolvidos e uma região nova (Galar) que se apareceu 20 vezes foi muito. Me decepcionei 100% com esse Mundial. É uma batalha dos campeões, mas conseguiu ser pior que a Liga de Unova (que revi recentemente e foi muito mal feita). Enfim, não sei o que esperar dos próximos episódios e muito menos da possível próxima saga do anime.

    ResponderExcluir
  4. Johnny Edwin Da Cunha Cruz24/07/2022, 12:16

    Os roteiristas devem estar com tanta pressa em terminar essa saga que não estão dando a mínima na qualidade dos episódios, como foi em Unova. Por isso que esses novos jogos deveriam ser adiados, pois Jornadas ainda tem muitas coisas a serem feitas, principalmente nas reparações que estão devendo ao Ash.

    ResponderExcluir
  5. Mateus Cosme24/07/2022, 12:38

    Sinceramente falando, acho que um dos problemas das batalhas de jornadas em geral é a coreografia, na maioria das batalhas dá a impressão que os pokemons ficam esperando para levar ataques.
    O fato é, estão abusando muito do funcionamento das batalhas dos jogos, mas no final o anime não são os jogos onde é uma batalha por turnos e o pokemon fica "preso" em um local, o que resulta em batalhas estáticas e sem emoção.
    Até o momento acho essa "liga" com as piores batalhas, sendo que poderia ser bem melhor.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Nossa, eu nem sei o que responder aqui. Kkk Eu não tenho uma visão tão pessimista quanto a sua (e, por favor, não leia isso como qualquer insulto), mas é interessante ler a sua opinião sobre isso tudo. Apesar de uma entrevista que saiu dar a entender que Ash não passará da Cynthia, acho que isso vai acabar acontecendo sim, e também vejo o roteiro fazendo dele o campeão do Torneio, embora ache que vai ser muito estranho se o anime continuar e fizer do Ash o treinador mais forte do mundo, sem mudar a dinâmica atual. Sendo sincero, eu não consigo não torcer pelo Ash, mas entendo e seu ponto e, poxa, é muito triste. Existiam formas de se fazer Ash derrotar Steven de um modo mais inteligente, explorando as estratégias pessoais dele, poderia até ser revelado que criou várias estratégias já pensando no Metagross. Não sei, mas não convenceu. E com a Cynthia, que é outra mestre aclamadíssima, eles precisam convencer ainda mais! Daí você para e pensa que o torneio mais épico do anime pode virar o que os fãs mais detestam.
    Sobre um detalhe do seu comentário, eu vi até umas postagens no Twitter que brincavam com o Dracovish. "Com o desenvolvimento que ele teve, eu avisei antes do Torneio que a performance dele seria horrível. Tá vendo?". Então, não tem muito para onde correr mesmo. Até os outros Pokémon dele, que tiveram sua parcela de desenvolvimento, foram situações muito pontuais. Só Lucario mesmo teve mais tempo de foco, e, mesmo assim, uma hora desapareceu. Nesse ponto, achei justo que o anime pôs o Pikachu como a cartada final para derrotar Steven. Ele é o Pokémon mais preparado do Ash, o único na atual equipe que tem um histórico enorme de treino e vitórias. Porém, também é aí que surge a questão, faltou Ash trazer outros Pokémon que tem esse mesmo peso. Eu entendo eles quererem dar foco às criaturinhas da série atual, até porque, se formos ver na Liga Sinnoh, a participação do Torterra foi horrível muito pelo pouco espaço que teve, já que Ash não usou os Pokémon da própria região muitas vezes, como nas outras ligas. Mesmo assim, acho que poderiam seguir de uma forma diferente, não sei. Ele mesclava os novos Pokémon com os antigos, pelo menos. Enfim, agora não tem muito o que fazer, pelo que parece serão apenas esses 6 até o Leon, mas vai que...
    Muito, muito, muito obrigado pelo comentário!! Espero que em novembro tenhamos o anúncio de um saga que possa te agradar novamente! Rs ^-^

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, faltou um bom planejamento estratégico para condensar toda essa temporada do anime. Tem tanta coisa a ser tratada e ao mesmo tempo há tanto desperdício de eps, que tudo está indo a 100km/hr. Metade dos líderes de ginásio não deu as caras, assim como metade dos pokés da própria 8ª geração. A equipe vilã foi derrotada nos primeiros 20 episódios e não restou um arco maior com os lendários depois. Cloe não tem desenvolvimento nenhum, literalmente deram um Eevee (que aposto que não vai evoluir) e acabou, e o Go que capturava 5 pokes por ep agora não pega nada (e com ctza se esqueceu de Mew). Enfim....

    ResponderExcluir
  8. Mais ou menos. Sim, eu soube disso que só mostrariam as do Ash. Mas, agora para e pensa comigo, justamente por só as do Ash estarem planejadas, esperava-se que seriam as melhores. E, assim, acho que a batalha de Ash vs Steven não foi a melhor, muito menos teve elementos muito acima das demais. Se o problema das 3 primeiras batalhas foi esse, o que justifica a que já estava "roteirizada" desde antes ser a possível pior ou segunda pior das 4, entende?
    Agradeço pelo comentário (isso não é uma finalização da conversa, sinta-se livre para continuar explicando o seu ponto, caso ache necessário)! ^-^

    ResponderExcluir
  9. Acho que você resumiu muito bem o que sinto. Acredito que Jornadas tem seus pontos fortes sim, algumas coisas eles fizeram muito bem, mas, como você já começou escrevendo, o potencial era colossal, e parece que só usaram pequenos pedaços dele. A retratação de Galar foi péssima, teve líder de ginásio e Pokémon que nem sequer apareceram; o torneio, por enquanto, está deixando a desejar; e, apesar de eu gostar bastante da Cloe e do Goh, principalmente da Cloe, eu entendo muito as críticas feitas a eles, sobretudo a ela, que provavelmente vai encerrar a sua série de participação escolhendo o seu sonho. Tem noção do que é a personagem ter passado a série toda sem escolher um objetivo e só decidir, talvez, quando for parar de aparecer?
    Enfim, eu não quero que se decepcione mais, por isso não posso pedir que tenha esperanças, mas recomendo que tente manter sua expectativa neutra. Se as próximas batalhas forem boas, vão te surpreender; se não, não será tão decepcionante. Mas, por hora, estou confiante de que as semifinais serão melhor desenvolvidas.
    Agradeço pelo comentário!! ^-^

    ResponderExcluir
  10. Pois é, mas existe a possibilidade também de Jornadas não terminar, apenas começar uma "segunda série". Não sei exatamente o que pensar sobre isso, para ser sincero. Kkkkk
    E, infelizmente, não acho que adiariam os jogos só por conta do anime, mesmo que ele tenha sido mega prejudicado por conta da pandemia, depois continuou a ter inúmeras pausas (ainda continua na verdade)...
    Bem, agora estarei torcendo para que as semifinais sejam incríveis, apesar de o primeiro título, "Vitória Esmagadora", já me fazer sentir certo receio. 😅
    Obrigado por comentar!! ^-^

    ResponderExcluir
  11. Justamente! Teve um momento da postagem que eu pontuei isso. Muitas vezes, parece o sistema de turno dos jogos, sendo que o anime tem toda essa magia que torna as coisas mais dinâmicas. É como se só por serem os campeões lá, os roteiristas estivessem convencidos de que já está perfeito.
    Vamos ver se isso não melhora nas semifinais, ainda não quero chegar a uma conclusão sobre o torneio.
    E muito obrigado pelo comentário!! ^-^

    ResponderExcluir
  12. Johnny Edwin Da Cunha Cruz24/07/2022, 13:31

    O título deve estar se referindo a vitória do Leon, onde dizem que ele usará o mega charizard y, o que não me surpreenderia, pois ele praticamente entregou que podia usar essa mecânica na luta Ash X Bea.

    ResponderExcluir
  13. Eu acabei de escrever sobre isso, respondendo algum comentário abaixo. Faltou aparecer líderes de ginásio, vários Pokémon de Galar não foram mostrados, outros personagens muito relevantes para a história - como o Bede (para substituir a Opal, até acharam que ele não foi introduzido porque Cloe que ficaria com esse papel, mas...) - nem foram citados, o Rose foi embora e não apareceu nunca mais. Nem a Sonia, que sempre aparecia em paralelo com o Leon, foi mostrada no estádio torcendo por ele. Talvez nas semifinais...
    E sim, o Goh deixou de fazer muitas capturas. Eles foram do 100 ao 0 muito rápido, da captura exagerada à nenhuma captura; e a Cloe tinha uma potencial incrível também, uma bela mensagem de respeito próprio por suas escolhas, mas que parece mais uma estratégia do roteiro para não quebrar a cabeça definindo um objetivo para ela. A personagem vai decidir no último ep focado nela? Talvez, mas aí não veremos nada do desenvolvimento em prol desse sonho.
    Sobre o Mew, acho que veremos a conclusão desse arco antes da final do Torneio de Mestres. 👀
    Obrigado por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  14. Sim, é sobre a batalha dele contra a Diantha mesmo. Mas, se ele simplesmente acabar com a equipe dela muito rápido, vai deixar de ser outra batalha emocionante...

    ResponderExcluir
  15. Johnny Edwin Da Cunha Cruz24/07/2022, 13:39

    Também, ele quer ir logo pra final que não tem a intenção de estender as outras lutas.

    ResponderExcluir
  16. Tenho essa mesma impressão, eles estão estáticos como se estivessem nos jogos e o anime não é para ser dessa forma, precisa de movimentos, as evasivas tão comum em outras temporadas são muito raras nesse torneio.

    ResponderExcluir
  17. Mateus Cosme24/07/2022, 13:56

    Sim, falta um maior senso de "vida" durante as batalhas de jornadas, saudades das evasivas.

    ResponderExcluir
  18. Mateus Cosme24/07/2022, 13:58

    Sim, como você disse espero que nas próximas batalhas isso melhore, se não vai ser muito triste, uma ideia de torneio tão boa mas sendo tão mal aproveitada.

    ResponderExcluir
  19. Mas, não é o Leon querer, é o roteiro. Porque de nada adianta o Leon querer acabar logo com a luta se a Diantha bater de frente com ele e não deixar, ser uma oponente dura. Que é o que eu gostaria, por sinal.

    ResponderExcluir
  20. Imagina hahaha não interpretei mal não e entendo completamente o seu ponto de vista. É que, eu não sei quantos anos vc tem, mas eu já estou com meus 30 e peguei a época de DP bem quando saia junto com o Japão e eu lembro que todo mundo estava MUITO hypado pela vitória do Satoshi na liga, até pq ele estava no pico do seu desenvolvimento desde Kanto, ele estava usando seus melhores pokémon, era um puta estrategista e tinha se tornado um treinador excelente. Com o pseudo reboot que BW fez com a série e depois o reboot de Sun & Moon ficamos (quem é mais velho, vulgo eu hahaha) com um enorme pessimismo com o anime. Eu espero que a próxima saga volte as raízes dos ginásios e da exploração pela região mesmo, pq a própria Galar foi pouquíssima explorada e diversos personagens dos jogos nem apareceram na série.
    Se não desisti até agora, não desisto mais hahaha

    PS: A Cinthia é a melhor champiom que pokémon já deu pra gente, seguida do Steve, eu realmente não consigo engolir o Satoshi vencendo ela no nível atual.

    ResponderExcluir
  21. Eu estou nos meus 22. Kkk Quando acompanhei Sinnoh, foi dublado. Comecei a acompanhar o anime direto do Japão em XY só. Até vi um ou outro ep solto de DP e BW legendado, mas na época eu não costumava mexer muito na internet. 😂
    Acredito que eu também ficaria feliz se a pegada antiga da série voltasse, focada em apenas uma região. O ruim é que Galar vai ficar eternamente marcada por esse mal desenvolvimento, em relação a todas as outras regiões. :/

    Eu entendo. Kkk Em uma postagem que eu fiz, mas não cheguei a publicar, sobre a minha previsão do Torneio de Mestres, dizia que o único resultado para o grande campeão que não fosse Ash ou Leon, seria Cynthia, e que os fãs provavelmente aceitariam mais do que o próprio Ash. Kkkkkk Mas, agora é esperar para ver. 😁

    ResponderExcluir
  22. Nossa sim, façam a Cynthia ganhar hahahaha, o tanto de meme que apareceu com ela tirando a Mega Stone do batom hahahaha, ela é ícone demais. Agora, falando de Galar, eu creio que muito se deu a recepção péssima que os jogos tiveram, apesar das altas vendagens. Creio que os roteiristas quiseram focar mais no saudosismo com as antigas regiões do que na nova região que acabou sendo um fracasso de recepção, o que eu entendo, mas não excluí as péssimas decisões do roteiro e do próprio jogo.
    Tanto que eles fizeram mais propaganda dos jogos de Sinoh no anime do que os de Galar (visto que a história do jogo foi riscada logo nos primeiros episódios), a Hikari foi provavelmente a companheira do Satoshi que mais apareceu como "visitante" (e surpresa, surpresa, sua aparição foi bem nas duas sagas que estavam ruins).

    PS: E um desejo meu, PELO AMOR DE DEUS, excluam o Lucario, Charizard e Eevee da próxima saga, não aguento mais um dos 3 sempre aparecendo pra um dos protagonistas (principalmente o Eevee, desde XY toda personagem feminina ganha um).

    ResponderExcluir
  23. playerboladao70 rodrigues24/07/2022, 18:36

    não emporta a desculpa protagonismo é protagonismo, o metagross usou pyschic era so prender o pikachu e o dracovish no ar com o psychic

    ResponderExcluir
  24. playerboladao70 rodrigues24/07/2022, 18:36

    não emporta a desculpa protagonismo é protagonismo, o metagross usou pyschic era so prender o pikachu e o dracovish no ar com o psychic, sou um grande fã do site

    ResponderExcluir
  25. Eles, na minha opinião, vão fazer o Ash ser o CAMPEAO, para no final desta temporada poder aposenta-lo no apice, ainda como campeão e na temporada que vem se concentrar no Goh e de forma secundaria na Koharu

    ResponderExcluir
  26. Eu fiquei um pouco confuso sobre o seu posicionamento. Quis dizer que achou roubado independente da justificativa?
    De qualquer forma, agradeço por deixar a sua opinião! E fico contente que seja fã do site. ^w^

    ResponderExcluir
  27. Mas, você não acha que eles terem feito o Ash destacar já duas vezes, se não me engano, que mesmo vencendo o campeonato isso não vai ser a realização do sonho dele impede isso? Digo, se eles querem encerrar a jornada do Ash no anime, porque não fizeram do Mundial uma realização para ser um Mestre Pokémon, entende? Pelo contrário, deixaram claro que, mesmo ganhando, não acaba a busca que o Ash faz desde o primeiro episódio. Acho que não faz sentido querer encerrar sua jornada, pegando no pé do argumento de que nem a vitória nesse torneio serve como conclusão do seu objetivo.
    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  28. Random Dragonite25/07/2022, 00:05

    exatamente !!
    existem vantagens e desvantagens...vcs tem q entender isso antes de reclamar !!!
    as batalhas de hj estão muito mais certas do que antes...

    ResponderExcluir
  29. Olha, não é bem essa a conclusão da postagem, mas obrigado por deixar a sua opinião. kkkkk
    Além do mais, todos podem expressar o seu descontento, faz parte, contanto que não ofendam ninguém. :)

    ResponderExcluir
  30. João Paulo Leite25/07/2022, 10:27

    Eu concordo com algumas coisas que escreveu (a propósito, parabéns pela escrita, sempre me impressiono com a qualidade de seus textos, embora seja a primeira vez que comento kkkk), mas tenho algumas ressalvas.

    Eu acredito que o ponto fraco dessa primeira rodada do Torneio de Mestres tenha sido a animação e não o roteiro. Exemplo: Pegue Pikachu VS Metagross do Alan e olhe a diferença contra o do Steven. Como você mesmo disse, a situação com o tipo faz sentido, mas é mal executada. Se eles dessem mais ênfase nos danos causados e mais tempo para a batalha acontecer, teria sido uma ótima batalha (como aconteceu com o Volkner, por exemplo). Fora também que é impossível comparar essa animação TOSCA do 10.000.000 volt thunderbolt com o da final da liga Alola.

    Mas ainda sim, eu não achei tão forçado como disserem (não me matem, é apenas minha opinião skksks). Minha esperança é que eles tenham economizado grana pra poder chegar matando nas semifinais e na final (que eu espero que seja de 2 a 3 episódios), talvez fazendo até mais bonito do que Ash VS Kukui.

    É isso, obrigado por ler, bjos <3.

    ResponderExcluir
  31. Eu concordo quando você fala que ele não merece estar ali.

    O problema real desse torneio é simplesmente a fase anterior. O Ash subiu rápido demais de nível. Não estou dizendo que ele não mereça, sim que foi feito as pressas.

    A série tinha uma proposta de comemorar o legado de todo o anime. Então o certo seria resolver coisas não resolvidas. Trazer treinadores que o derrotaram. Introduzir personagens novos e fortes e fazer também ele derrotar. Mas não, havia poucos episódios focados na competição. E a competição deveria ser melhor hypada. Figurantes comentando sobre, personagens antigos comentando e almejando. E também, música!!! As aberturas de AG foram as melhores de todo o anime, elas criavam expectativa e hype. Dava a ideia de que estava acontecendo algo épico.

    Outra coisa é respeitar o legado do anime. O Leon é o pior campeão ali, mas eu entendo que ele tem que ser o melhor, porém, que façam de jeito menos forçado.
    O Ash parece admirar ele porque sim. É muito diferente da rivalidade dele com um Gary, Paul ( a melhor) ou Kukui. Ele é o mais forte e eu admiro ele! É só isso. Enquanto personagens que foram trabalhados e desenvolvidos ao longo de anos (como Alan, Cynthia, Lance) são jogados no lixo.

    O Leon não é carismático, parece desdenhar dos oponentes. E sinceramente se veste e faz poses como um palhaço.
    Eu queria muito ver aquele Leon que se parece mais com o N que foi mostrado no flashback da Sônia. É um personagem que surgiu do nada e sem desenvolvimento.

    Sobre os pokémons, não faz sentido o Ash ter esse time como o mais forte. Esses pokémons não tem desenvolvimento necessário. Em Alola pelo menos os pokémons apareciam e interagiam em quase todos os episódios. Você sentia a presença deles. O certo mesmo era fazer um time com os aces de cada temporada.

    Eu me convenço que eles são fortes sim, mas que são o ultimate team do Ash não

    Sobre seu comentário:

    Você parece ter caído na narrativa que tentam passar sobre sm ser slice of life.

    ResponderExcluir
  32. ilanio ribeiro25/07/2022, 16:11

    Acho que jornadas tem promessa muito boa,mas esta sendo mal executada.Tem episodios que sao muito bons e outros que deixa a desejar.Acho que o episodio do mewtwo foi muito bom como inicio da jornada.Mas agora nas batalhas parece que eles queriam finalizar logo e ficou muito mal planejado.Acho que o leon contra o alan,a forma como foi executada desrespeita todo desenvolvimento do personagem em xy.O leon é o campeao invicto.blz mas mostra uma luta acirrada em que so o charizard do leon ficasse de pé para mostrar a resistencia dele aos golpes.Senao fica muito forçado dizer que ele é invicto.Batalha do lance vs diantha muito boa, da iris vs cinthia deu dó da iris,apesar de ja saber o resultado queria que ela tivesse ganhado.Ash vs steven ficou muito forcado,considerasse pelo menos que a mega evolucao deixa o pokemon mais forte. e se tivesse uma tivesse uma disputa de poder teria sido mais interessante.o metagross lanca o flashcanon e pikachu usa o z move e fica a disputa para saber qual é mais forte até o z move ganhar.Seria bem melhor.Acho que o gengar do Ash teria levado os tres pq grama é fraca com tipo fogo entao se ele tivesse usado outro willow wisp no cradile teria levado e mais outro no metagross. só acharam que deixaria o steven muito fraco ter sido derrubado só pelo gengar.Entao colocaram o pikachu derruba semilendario kkk.

    ResponderExcluir
  33. playerboladao70 rodrigues25/07/2022, 17:33

    dnd, ta mas oq eu disse é vdd, era so prender no psychic e meter meteor mash ou flash cannon, quando ele tava indo pra cima do dracovish ele tava usando psychic n zen headbutt, sendo ele utilizando psychic ele podia prender o dracovish a distancia

    ResponderExcluir
  34. Não acha que poderia deixar a batalha ainda mais sem graça assim? Mas, claro, a sua ideia faz bastante sentido.

    ResponderExcluir
  35. Muito obrigado por deixar a sua opinião! ⭐.⭐

    ResponderExcluir
  36. Primeiramente, desculpa a demora! Eu acabei ficando muito ocupado ontem, em um dado momento, e só agora consegui respirar direiro.

    Ahh, muito obrigado pelo elogio! Isso me deixa contente. :3

    Sim, sim, com certeza. Mas, você concorda que não adianta uma coisa ser muito bonita se ela não tem conteúdo? É isso que quis dizer. Eu entendo o problema da animação, até citei perto do fim do texto, mas, mesmo assim, a luta ainda foi resolvida com 3 golpes. Pikachu ainda ficou acabado quando recebeu só o primeiro ataque. Essa pressa tem me incomodado, entende? Porque, talvez, a ideia que eles querem passar é que todos são muito fortes, então um ataque já prejudica muito. Sendo que mais parece que todos são muito fracos e não resistem.

    Fica tranquilo. Kkk A opinião é sua, ninguém pode reclamar disso. JUSTAMENTE, eu estou nessa esperança. Vi um comentário no Twitter, em inglês, que dizia que a batalha contra Kukui, desenvolvida em 3 eps e com uma ótima animação, estabeleceu um padrão do nível que precisa ser uma batalha final no anime. Então, Jornadas precisa seguir esse padrão. 😂

    Enfim, eu quem agradeço por deixar a sua opinião e pelo elogio! ^-^/♥️

    ResponderExcluir
  37. Entendo seu ponto. Eu vi muitas pessoas felizes com a forma como o Alain foi derrotado facilmente pelo Leon, mas não deixa de colocar o personagem em uma posição complicada. Agora, você vê o título do primeiro ep das semifinais "Vitória Esmagadora". Provavelmente, vão fazer ele massacrar a Diantha também. Embora eu entenda a força do Leon, eu acho injusto com os outros personagens. Eles não precisam ganhar, mas estão no Top 8. Todos são incrivelmente fortes. Deveria existir um maior equilíbrio entre eles e o Leon. Tipo, a Diantha é APENAS a campeã de Kalos, ela vai ser derrotada como se fosse uma treinadora qualquer? Mas, estou me antecipando. Antes, precisamos assistir ao ep.

    Também acho que seria legal uma disputa de movimentos, e que seguir o jogo tira um pouco a vida dentro do anime... O que tanto alguns fãs pedem.

    Só uma observação, o tipo Pedra do Cradily faz ele perder a fraqueza ao tipo Fogo. Acho que foi por isso que Gengar não usou. :/

    Muito obrigado por deixar a sua opinião! ^w^

    ResponderExcluir
  38. Carmelo Junior26/07/2022, 14:24

    Tenho essa mesma impressão

    ResponderExcluir
  39. playerboladao70 rodrigues26/07/2022, 17:32

    mais sem graça na minha opnião eu n acho, mais esperto a estrategia s

    ResponderExcluir
  40. playerboladao70 rodrigues27/07/2022, 19:28

    obg

    ResponderExcluir
  41. João Paulo Leite28/07/2022, 10:22

    Simmm!

    Acho que vai demorar e MUITO pra chegar no nível de Ash VS Kukui novamente.
    E agora entendi o que quis dizer, obrigado por explicar!

    ResponderExcluir
  42. Não foi nada, eu quem agradeço. :D

    ResponderExcluir
  43. Vindo aqui apenas para ler sua opinião sobre o Torneio, pois acabei não assistindo os episódios.

    ResponderExcluir
  44. Sinto-me honrado. kkk
    Recomendo que veja, se tiver tempo, são eps bons, embora não ache que sejam no nível que a competição merecia.
    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  45. Artur Spíndola31/07/2022, 15:49

    Eu sei que não é justificativa, mas o anime pokemon já foi tão maltratado no passado, que fica difícil não gostar de jornadas, mesmo nos seus vacilos.

    ResponderExcluir
  46. Berserk Glaboni do 4º Grau01/08/2022, 00:14

    Faz muito tempo que não passo nesse site e hoje me deparei com esse artigo do Ersj levantando pontos muito pertinentes sobre esse "grande" torneio, me identifiquei com a frustração do seu comentário então vou responder aqui. Tem várias coisas que eu poderia dizer sobre essa temporada mas vou me ater ao campeonato que é assunto principal: o desenvolvimento exagerado do time do Ash é uma das coisas que mais me incomodaram durante os 100+ episódios da temporada. O Ash acaba de capturar esses pokémons e em questão de alguns "meses" eles já são capazes de fazer frente com literalmente os treinadores mais fortes da franquia. Isso é totalmente contradizente com a escala estabelecida nas temporadas anteriores onde Ash usava seus áses contra os Elite 4 e era totalmente massacrado.

    Mas o que realmente machuca aqui é a falta de interação entre os Pokémon. Isso é usado geralmente para entreter as crianças e até nisso essa temporada conseguiu entregar mal. As interações não servem apenas para divertir, elas ajudam a caracterizar os monstrinhos e fazer a audiência se apegar a eles. Chega a ser ridículo como Gengar, Lucario e Dragonite são alguns dos meus Pokémon favoritos os quais sempre sonhei que Ash pudesse pegá-los, mas Journeys conseguiu a façanha de me fazer desgostar de todos eles. O time de Ash em Alola era uma família, o de Jornadas parece um bando de robôs que só existem pra lutar (isso quando lutam de fato, já que o treino foi quase todo no offscreen - outro problema sério de Jornadas).

    Eu nem fiquei nervoso com a maneira que Steven foi derrotado (pelo menos foi o Pikachu que carregou essa) porque depois da forçação de barra que foram as últimas batalhas do Ash e o fato de até Iris ser simplesmente arremessada lá dentro do Masters 8 já foi o suficiente pra me fez não esperar nada dessa competição que tinha a obrigação de ser a mais emocionante de todas. E pensar que provavelmente é contra essa equipe insossa que a batalha mais aguardada da história do anime vai se dar em poucas semanas (e debaixo de uma produção mediana, embora eu ainda possa ser surpreendido nesse aspecto).

    Eu também acompanho o anipoké há 20 anos e muita gente deve achar estranho essa visão negativista sobre Journeys de quem assiste há tanto tempo porque é justo a temporada do "fanservice" e da "nostalgia". Mas eu jamais trocaria essas duas coisas pela alma do anime Pokémon que os autores de Journeys vem gradativamente assassinando desde o começo.

    ResponderExcluir
  47. Bem, é um ponto. Kk Isso é algo válido para ser levado em conta para se dar uma opinião sobre a série atual.
    Agradeço por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  48. Eu sei que o comentário não foi para mim, mas, sobre esse seu primeiro ponto, isso me lembrou uma colocação que alguém aleatório fez no twitter. Em inglês, mas era algo desse tipo:

    Quando o Riolu do Ash passou por uma série de derrotas, os fãs explicaram que era porque, mesmo o Ash sendo agora um campeão, ele estava usando Pokémon novos que não condiziam com o seu nível de campeão. Ok

    Daí, Dracovish derrotou o Dragonite da Iris logo em sua primeira batalha depois que foi "renascido". E o Dragonite da Iris é muito forte, o Pokémon de uma agora campeã, e que "cresceu" junto a ela até conseguir esse posto. Qual a justificativa, nesse sentido?

    Quando se chegou agora no Torneio, esses mesmos fãs dizem que faz sentido Ash sair derrotando todos muito rápido porque, mesmo com Pokémon pouco treinados, ele é campeão.

    Então, o que o moço quis dizer é que não se sustenta. As explicações dadas sempre se contradizem.

    ResponderExcluir
  49. Berserk Glaboni do 4º Grau06/08/2022, 01:47

    Parece que vence quem o roteirista simplesmente decide ali na hora, eles realmente não se importam com a consistência.

    obs: Seu palpite provavelmente estava certo, confirmaram Projeto Mew antes da Final. Mas a melhor notícia é que Ash vs Cynthia terá 3 partes. Falta os sites graúdos confirmarem a informação mas aparentemente a temporada vai terminar com o pé direito, pelo menos.

    ResponderExcluir
  50. Pois é...

    Sim! Eu tô vendo todo mundo surpreso com isso do Projeto Mew ser agora, e reclamando que, sem nenhum sentido, enfiaram o desfecho da Koharu no meio do M8. De primeira, eu também não entendi, quando revelaram os nomes dos eps dela, mas, assim que eu percebi como o Torneio de Mestres ia demorar, só foi fazer 1+1=2.

    1) Por ser esse super evento, e o que mais vai chamar a atenção dos fãs, de forma geral, eles vão querer acabar o anime com o Torneio, não com o arco da Cloe e do Goh;
    2) Por que não ter acabado o arco da Cloe e do Goh antes de começar o Torneio? Se não eles iam ficar uns 12/15 episódios sem ter participação relevante. Não que alguns fãs fossem ligar para isso, mas, em termos de justiça, era como se a participação deles no anime fosse acabar muito antes do próprio anime;
    3) A forma que acharam de acabar o anime com o Torneio, mas sem matar a participação de Goh e Cloe cedo, foi justamente intercalando: uma fase do torneio, o desfecho de um deles, uma fase do torneio, o desfecho do outro e a última fase do torneio e desfecho do Ash.

    Eu segui esse lógica para deduzir que teria o arco do Goh antes da final, mas parece que ainda não se tem 100% de certeza se esses títulos o Projeto Mew são verdadeiros. Vamos aguardar um pouco...

    Sim! Ash vs Cynthia em partes é perfeito!! *w*

    ResponderExcluir
  51. FartherThanNowhere15/08/2022, 14:08

    ¡Oye, estoy aquí para contarte un maravilloso cómic secreto! Pero primero prepárate para ser adictivo, porque ahora estoy completamente adicto. Tanta emoción y sorpresa te esperan...😀😀
    ----->>>HTTP://CHENBIN.CLUB/cP26751C

    ResponderExcluir
  52. ¡Pechos grandes, pene duro, escenas de sexo... No puedo esperar a ver más!!💯
    ----->>>HTTP://CHENBIN.CLUB/H26751R

    ResponderExcluir
  53. Ela é!! kkkk Acho que vai além disso. Se a gente pegar o final de Sol & Lua, antes mesmo de Sword & Shield serem lançados, o anime já deu um indício de qual seria a próxima aventura do Ash, por várias regiões. E, claro, nesse ponto, os primeiros episódios de Jornadas já estavam prontos. Acho que talvez tenha sido a ideia de adaptar o Pokémon Go e repassar por tudo que o anime já mostrou para inserir os novos fãs nesse universo, talvez. Essa discussão é um pouco misteriosa e complexa, vale a pena até fazer uma postagem sobre, quando tiver mais tempo. Rsrs
    Isso é verdade. kkkk Eu só acho uma pena que, em termos de desenvolvimento, a Dawn foi o pior retorno, na minha opinião. Gostei sim da participação dela, gostaria de muito mais, por sinal, mas ela não parece ter evoluído nadinha no sonho, e ela teve muito tempo de tela em Jornadas para mostrar qualquer avanço. Pelo menos deveriam atualizar um pouco a roupinha dela. Mas, bem, não tem o que fazer agora.

    KKKKK Lucario acho que até vai dar uma sumida, mas Charizard e Eevee... Charizard sempre alguém tem, não tem como. Já Eevee, depois que eles transformaram ele em um inicial em Let's Go Eevee e decidiram que seria a cara da franquia ao lado de Pikachu, acho que não tem mais jeito. Eu amo Eevee, para ser sincero, mas não aguento mais ver as Pokégirls repetirem a mesma história com ele. Serena e May pelo menos evoluíram, o que, querendo ou não, deu uma diferenciada, mas Lana e Koharu mantendo ele na forma base parece tão reciclado (e olha que eu sou defensor da livre vontade para evoluir ou não).

    ResponderExcluir
  54. Eu acho que você trouxe pontos muito bons. Não vou comentar os primeiros, porque já repeti muito nos comentários abaixo, mas, basicamente, concordo totalmente com o que diz sobre a Cloe e o Goh. Gosto dos dois personagens, eu amo destacar o papel das Pokégirls aqui no site, mas é isso que disse, o pessoal criticou a Serena pela demora para se decidir em seu sonho, mas a Cloe vai deixar para decidir no final da sua participação no anime? Isso se ela decidir. A mensagem é bonita, mas deixa a personagem sem desenvolvimento. Pelo menos ela inovou tendo um Eevee (o bullying kkk). Já o Goh, isso que falou das capturas eu trouxe logo nas minhas primeiras postagens sobre ele. Acho que muito dos problemas que giram em torno do personagem partem desse mesmo princípio. O anime reforçou incansavelmente alguma lição, para chegar o Goh e fazer tudo diferente, sem que o próprio anime dê uma explicação dentro da história para isso. Não é porque ele tem um técnica diferente, as Poké Bolas foram melhoras, etc; é porque ele é baseado no Pokémon Go. Daí você para e pensa o Goh explicando ao Ash "Mesmo sendo ensinado que não, eu consigo capturar sem batalhar com mais facilidade porque sou inspirado no Pokémon Go". Enfim, de qualquer forma, acho que essa questão da Poké Bola já virou um assunto deixado para lá, mas que sempre vai ser lembrando quando se falar de Jornadas.

    Acredito que a questão com o Tobias foi por simples derrota do Ash. Como assim? Os rivais do Ash mais fortes das ligas foram Tobias e Alain. Independente de ter sido ruim ou não, o Alain teve um desenvolvimento, ele teve episódios que mostraram seu passado, sua força, etc. Tobias foi simplesmente um treinador que o anime enfiou ali para derrotar o Ash, sem mais nem menos. Imagino que por isso não trouxeram ele de volta, não realmente existia uma história por trás do personagem, a função de existência dele era só derrotar o Ash. Eu entendo o seu ponto em relação a Iris, foi tudo muito apressado sim, mas, ao mesmo tempo, eu consigo entender também o que fizeram com ela em Jornadas.

    Exatamente! A primeira fase da Liga Kalos foi terrível. Nenhuma batalha dela foi mostrada direito, na realidade. Mas, estou contigo, vou torcer para que essas batalhas mas fracas tenham sido por ser a fase inicial do torneio, que as semifinais sejam incríveis!! Também tenho minhas decepções com Jornadas, mas sigo aqui assistindo ansioso e comentando sobre. Haha

    Agradeço demais por deixar a sua opinião, tanto sobre o torneio como sobre a temporada em si! ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar