logo

Pokémothim

A Absurda Construção de Poder do Leon e a Saída para Ash!


Olá, Thunders!

Muito se tem discutido recentemente, ainda mais com os eventos do início das semifinais, sobre o modo como a força do Leon está sendo construída. Diante do poder descomunal que tem sido entregue para a gente, que o colocou como muito superior a qualquer outro adversário por ele enfrentado até agora, assustando até mesmo a plena e confiante Cynthia; se Ash alcançasse a final, como é que ele teria qualquer chance de ganhar? Vamos trocar algumas ideias e desenvolver uma teoria!


O que dizer de Leon? Campeão de Galar, o grande monarca do Campeonato da Coroação Mundial, treinador invicto, nunca nem sequer teve mais de dois Pokémon derrotados em batalha (embora, deva ser considerado que essa informação pode se referir ao torneio que estamos assistindo, especificamente), inspiração de crianças por todas as regiões, objetivo final de tantos adversários, estrategista, educado, brincalhão, dono de um coração gigante, pai de dragões, quebrador de crias de Kalos, filho do Dia mais Sombrio, rei de Galar e dos primeiros homens, senhor das oito regiões, Khal da Sonia, o não derrotado. Brincadeiras à parte, é um treinador já inserido no anime como uma figura extremamente forte. E, até aqui, tudo bem, pois devemos lembrar que todos os demais campeões foram inseridos com essa mesma aura de elevada força.

Se é normal um campeão ser inserido na animação assim com tanto destaque e poder, qual o problema com o Leon? Simples, a trama de Jornadas não fez dele apenas "superior" aos treinadores de sua região, como geralmente ocorre, colocou ele em uma posição de superioridade quanto aos demais campeões, o que, por si só, já gera bastante polêmica. Cada fã tem o seu campeão favorito, o que considera mais forte, o que admira acima de qualquer outro, e a criação do Torneio de Mestres certamente teria que lidar com isso. A frustração, de certo modo, era inevitável. Campeões iriam ser mais "fracos" do que outros nesse evento, embora isso não seja uma totalização. Às vezes, em uma outra batalha, com outra escolha de Pokémon, com outra estratégia, os resultados fossem diferentes. Então, não leve as derrotas como uma exatidão da força do seu campeão preferido.

Diante dessas derrotas no torneio entre campeões, já ocorreria certo ressentimento. Porém, todas as batalhas até então mantiveram um aparente nivelamento. Na primeira fase, mesmo com a Gardevoir e a Garchomp de Diantha e Cynthia, respectivamente, não cansando muito na luta contra os seus oponentes, foram combates mais acirrados. Pikachu terminou o confronto contra Mega Metagross destruído. A única exceção foi o Leon, que derrotou Alain com enorme facilidade, inclusive sem nem usar o seu terceiro Pokémon ou cansar o segundo. Nesse ponto em específico, apesar de a batalha ter sido muito ligeira, ainda dá para "aceitar", pois Alain estava ali só para fechar tabela, uma vez que Lance representava duas regiões e faltava um oitavo participante para o torneio.

Antes de falarmos sobre semifinais, é interessante repensar a trajetória de Leon do início de Jornadas até esse ponto. Já introduzido derrotando Lance, o mais antigo campeão que conhecemos no anime, o treinador de Galar dividiu opiniões. Embora não ache que as batalhas 1x1 que envolveram o Leon tenham sido tão boas assim, para mim, fez sentido ele derrotar Lance, Raihan e Flint. Não acredito ter sido "roubado", até porque ele foi estratégico. Além da força em si, o campeão de Galar foi mostrado como um estrategista em ataques, um bom observador e, em termos de personalidade, até muito parecido com Ash. Tivemos episódios em que pudemos ver seu carinho enorme e cuidado pelos Pokémon, seu jeito mais bobo de se comportar, a forma como mesmo tendo noção do seu poder respeita e considera bem os seus oponentes.

O Leon não foi um personagem não trabalhado no anime. Pelo contrário, ele foi mais desenvolvido do que a maioria dos outros campeões. O problema não reside exatamente aqui. O que conta muito, na realidade, é ele estar se mostrando superior a campeões mais amados e, muitas vezes, os fãs confundirem jogos e anime. Com base em todo o material que se tem dos outros campeões nos jogos, e por conhecê-los há muito tempo, consideram que tiveram um super desenvolvimento; mas, não, Leon foi mais trabalhado que a maioria. Para ilustrar, antes do Torneio de Mestres, por exemplo, Lance teve participação relevante em apenas 5 episódios; Steven de 7 a 8 episódios, dependendo se você considerar a sua breve cena com Sawyer no fim de XY&Z como uma participação importante; e Diantha em 8 episódios. Em comparação, Leon foi destaque em 10 episódios. Alain, Ash e Iris não contam por o primeiro não ser campeão, e os outros dois terem conseguido o título recentemente e serem protagonistas. O grande diferencial aqui é a Cynthia, que participou efetivamente de pelo menos 24 episódios, se considerarmos os 4 do especial do Arceus.

Enfim, o que quero dizer é que esse desenvolvimento inferior do personagem em relação aos outros campeões, dentro do anime, é falso, ainda mais se for considerado o papel que cada um teve dentro dos episódios citados. Então, tudo perfeito? Leon é o mais forte e tá tudo certo? Não exatamente. O campeão até recebeu certo desenvolvimento e foi introduzido igual aos demais em uma posição de já muito forte, mas o incômodo real é quando o colocam como MUITO MAIS FORTE do que os outros campeões. Como dito, ainda que a batalha contra Alain pudesse ser bem melhor, foi aceitável a forma que ganhou; apesar de, em comparação com as outras batalhas, já ter dado uma impressão de que ele teve uma facilidade consideravelmente maior do que seus colegas: Cynthia e Steven sofreram bem mais ao enfrentar outros jovens treinadores como Ash e Iris. E, se contarmos a experiência da idade e a posição no rank, Alain seria um oponente mais difícil que os antigos companheiros de viagem em Unova, mas foi facilmente "domado" pelo campeão de Galar.

Entretanto, até aí estava tudo apenas um pouco implícito. Mas, veio o título do primeiro episódio das semifinais e eu já pensei "não acredito que vão fazer isso com a Diantha, ela é uma campeã!", mas não teve muito para onde correr, realmente foi uma vitória esmagadora. Surpreendendo a todos que esperavam batalhas acirradas e espetaculares nessas semifinais, incluindo Ash e Cynthia, Leon simplesmente derrotou todos os Pokémon da sua adversária sem ter nem metade do seu time nocauteado. Lembrando que era uma batalha de 6x6. Dentro do anime, todos ficaram desacreditados, era um poder muito além do que esperado. E aqui se torna um problema, porque Leon não apenas é o campeão mais forte, como ele é muito superior aos demais, e ele não foi desenvolvido o suficiente para ser "muito superior", entendem? Tudo bem ele ser o mais forte, mas não a esse nível.

Está sendo tudo feito de forma tão jogada, que tem os clássicos erros que todos estão comentando sobre os ataques não efetivos que acertaram o Dragapult, por exemplo. Mas, pior é que essa luta contra a Diantha deveria ser a prova da força do Leon de forma crível, e não foi. Primeiro, a luta deveria ter sido completamente mostrada, justamente para que víssemos a campeã de Kalos ter o seu merecido destaque em uma semifinal, além de podermos ver como o seu oponente ia reagir para conseguir a vitória. Ele poderia ter usado apenas 5 Pokémon para derrotá-la, se queriam mostrar força; mas não da forma que foi. Um Rillaboom, que nem era seu Pokémon mais forte, acabou com mais de metade do time da atriz? O exagero só serviu para dar um status nada convincente de poder para Leon, ao mesmo tempo que humilhou completamente a Diantha e até os demais campeões que esperavam um desempenho melhor dela. Eles próprios se sentiram fracos: retomo a reação da Cynthia. 

Então, não acho que a força do Leon foi tão "forçada" desde o início, mas ela passou a ser, e de uma forma completamente incômoda. Por sinal, no exato momento em que escrevia essa postagem, li um comentário, de um moço chamado Fernando Predes, que disse ser a intenção deixar os fãs com raiva do Leon, para esquecerem que Ash vai derrotar a Cynthia e quererem que o herói acabe com o invicto. Achei genial, haha. A sacada da estratégia, não a estratégia em si, que joga os outros campeões no limbo. Sem falar que tem tudo a ver com o que trouxe na postagem sobre o desrespeito com a Diantha, de o Ash assumir o papel de "herói" que vai colocar esse personagem no lugar, apesar de não se tratar de um vilão.

Agora, volto para a pergunta do início: se Ash chegar à final, como é que ele vai ter chance de ganhar de Leon? Convenhamos que o garoto derrotou Steven com muita dificuldade, embora aquela batalha seja terrível, e, se ocorrer a vitória contra Cynthia, não será diferente. Então, o jovem Ketchum está passando de fininho para o topo. Em contrapartida, o campeão de Galar parece cada vez mais forte e nenhum outro campeão chegou minimamente perto de vencê-lo. Seria Ash tão superior assim aos outros personagens do torneio para bater de frente com Leon, diferente dos demais? E, se ele for, por que teve dificuldade contra Cynthia e Steven? Da forma que trabalharam o Leon, não existe um meio de o protagonista se aproximar da força dele em um combate dentro das regras estabelecidas, o que se espera é vermos Ash ser também humilhado.

Falando em quebrar regras estabelecias, discorrerei aqui sobre como pensei em uma teoria, embora, depois da derrota da Diantha, muitos já estejam também apostando nela. Quando Ash derrotou Steven por meio do Movimento Z, conversei com uma amiga e disse que acreditava que na batalha contra Cynthia usaria Mega Lucario, sobrando Gigamax Gengar para a final contra Leon. No entanto, isso não se encaixava com a abertura, que mostra Mega Lucario enfrentando Gigamax Charizard. Mas, e se o Ash puder usar as três mecânicas no desfecho do Torneio de Mestres? Pelo que dá a entender, não é uma condição biológica usar só uma, do tipo que o treinador não suporte, ou algo do gênero. Parece ser uma simples regra das batalhas, em que só se pode usar uma mecânica. Diante disso, vejo duas possibilidades: na final seria permitido usar tudo o que quiser, simples assim; ou, e prefiro essa, como Leon gosta de ser desafiado, semelhante ao próprio Ash ou ao Goku de Dragon Ball, pedirá ao juiz que deixe o garoto usar tudo o que tiver contra ele.

De verdade, se não for assim, com Ash podendo usar Gigamax, Movimento Z e Megavolução, não vai ser plausível para mim qualquer coisa que não uma humilhação. Imaginem, então, para o anime brilhar de vez em sua unicidade, Gigamax Pikachu usando o Movimento Z! Certo, certo, vamos com calma; não podemos levantar demais as expectativas. Mesmo que não queira me animar com essa ideia, também preciso citar que, a única outra forma que vejo de Ash bater de frente, e adoraria, é com o time dos sonhos. Trazer de volta seus Pokémon mais antigos e melhor treinados, pegar o Leon de surpresa, seria a outra forma que encontro de mudar a situação. Mas, as chances são mínimas e novamente foge da abertura, por isso não quero sair dando esperanças.


Chegamos ao fim de mais uma matéria! Como vocês se sentem em relação ao modo como estão mostrando o Leon? Particularmente, eu acho uma pena, tanto por ridicularizar os outros participantes do torneio, quanto por ele ser um dos meus personagens preferidos de Galar, com senso de justiça e jeito doce igual ao do nosso garoto Ketchum. Não se confundam, o campeão não é um idiota desalmado, o roteiro que tem o tornando forçado em termos de batalha, sem qualquer necessidade, pois poderia ser forte sem tanto exagero. Mas, e sobre o Ash? Acreditam que a teoria pode se concretizar? Pensam em alguma outra forma, com sentido, para ele enfrentar Leon sem ser humilhado? Adoraria saber as suas opiniões!


Leiam Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar