logo

Pokémothim

Ash Conquistou o Seu Sonho?


Olá, Thunders!

Agora que Ash se tornou o novo Campeão Mundial, ou Monarca (como foi traduzido aqui no "Ocidente"), muitos acreditam que ele realizou o seu sonho. Com as teorias de que o anime do garoto está se encerrando, a hipótese apenas aparenta se confirmar. Convido-lhes a acompanhar a matéria e acabar de vez com essa dúvida!

Desde o primeiro episódio, quando saiu de casa, Ash Ketchum iniciou sua jornada para realizar o sonho de se tornar um Mestre Pokémon. Nunca foi dada uma explicação objetiva do que seria isso ou dos critérios para se conseguir o título, mas inúmeras menções e teorias existem na franquia para indicar o quão perto ou longe o herói está de concluir sua jornada. É justamente com base nesses pequenos indícios que será analisada a conclusão ou não do sonho do jovem herói de Pallet.

Nos jogos das duas primeiras gerações, o Campeão e Elite 4 Lance dá a entender que ser um Mestre Pokémon é o mesmo que ser um Campeão. Enquanto isso, o "Manual Oficial do Pokémon", lançado em 1999, afirmou que todos os membros da Elite 4 são Mestres – algo que a nomeação de Prima como Mestre Pokémon no guia "Extreme Pokémon" e a do próprio Lance pela fala da personagem Marina no anime confirma – além de definir que um treinador que derrota ou captura Mewtwo também merece o título. Inclusive, sobre o lendário, ele se autointitula o maior Mestre Pokémon nos eventos do primeiro filme. Também é válido citar que no "Charizard, Go!", sexto livro da adaptação da série Original por Tracey West, é apontado que, para ganhar o título, é preciso ter um Pokémon de cada tipo e se tornar um membro da Liga Pokémon.

Seja como for, todas essas colocações se mostram insuficientes, uma vez que, no episódio "Lembranças São Feitas de Alegria!" da série Diamante & Pérola, Ash diz que se tornar um Campeão como Cynthia é apenas um passo para ser um Mestre Pokémon. Prova disso é que, quando se torna Campeão de Alola, o garoto ainda nem se considera e nem é considerado um. E isso não se resume ao posto de Campeão Regional, pois, no episódio "A Batalha para Ser o Melhor!", da atual série Jornadas, Ash conta a Goh que derrotar Leon e se tornar o Monarca do Campeonato da Coroação Mundial também é apenas um passo para se tornar um Mestre Pokémon. Isso não se trata da competição em si, porque em "Não Desistirei de Mew!", o herói diz a Cloe e Goh que ser um Mestre é muito mais do que ser o treinador mais forte do mundo. Em entrevista recente, a própria Rica Matsumoto, voz original do Ash, afirmou que ser o mais forte e ser um Mestre são coisas distintas.

Ainda existem os Treinadores Mestres dos jogos Pokémon Let's Go, Pikachu! & Let's Go, Eevee!, cada um especializado em uma espécie específica de Pokémon. Já em Pokémon Masters EX é dito que todos os treinadores que vão a Pasio para competir na Pokémon Masters League podem ser considerados Mestres Pokémon. Nesse último caso, acho que utilizar da nomeação de Mestre só foi para efeito de marketing, enquanto o primeiro não acho que faz sentido para o sonho de Ash, seria um outro tipo de ser um Mestre, um de determinada espécie, assim como existe de um determinado tipo, a exemplo da Iris que quer ser Mestra de Dragões.

Um vídeo promocional lançado nos Estados Unidos no verão de 1998 chegou a declarar que uma das tarefas para se tornar um Mestre Pokémon era capturar todos os Pokémon. Para a época, acredito ser verdade. Durante os eventos da série Original, especialmente durante a primeira e segunda temporada, Ash se empenhava muito em fazer novas capturas, chegando a querer competir com Gary, que sempre tinha bem mais Pokémon de espécies diferentes em relação a ele. Contudo, com o passar do tempo, de acordo com a menor ambição do protagonista por capturas, esse deixou de ser um critério para o cânone da animação.

Talvez a melhor das explicações que realmente se encaixe foi a dada na série de mangá "As Aventuras Elétricas de Pikachu", baseada no anime e feita por Toshihiro Ono. Lá, um Mestre Pokémon é um treinador de elite, considerado um profissional e que participa regularmente das competições da Liga Pokémon. Se tem uma coisa que Ash gosta de fazer é participar de liga, enquanto seu reconhecimento tem surgindo desde o fim da série Sol & Lua, mas está absurdamente maior agora em Jornadas. No entanto, não acho que, além de ser o treinador mais forte, os outros passos são apenas ser reconhecido e participar das ligas. Até porque, se for somente isso (não que seja qualquer coisa), o garoto saberia que, indiretamente, ao ocupar o cargo de Leon de grande Monarca, seria muito reconhecido, e participar de ligas é algo que já faz. 

Por fim, é interessante citar duas entrevistas, uma de 2008 com Masamitsu Hidaka – diretor do anime até o arco da Batalha da Fronteira e artista de storyboard até a série Preto & Branco – e outra de 2020 com Daiki Tomiyasu – diretor geral de Pokémon Jornadas. Enquanto na primeira foi dito que quando Ash se tornasse um Mestre Pokémon o anime acabaria, o que vai de encontro com as teorias do fim do anime que pairam no ar dos fãs; a segunda revela que o diretor e supervisor da animação, Kunihiko Yuyama, disse que o título era apenas o "Sonho bobo de uma criança. Algo para idolatrar". Assim, mesmo nas tentativas de se conseguir algo mais concreto com fontes confiáveis, não passam de respostas vagas.


A questão é que, de acordo com as palavras do próprio Ash, exceto se na trajetória até a derrota de Leon ele tivesse conseguido alcançar os outros passos que só Arceus sabe quais são, vencer o Campeonato da Coroação Mundial não fez dele um Mestre Pokémon. E, a julgar pelo que foi dito por sua voz original, o herói ainda precisa atingir outros critérios, pois não basta ser o mais forte para ser o Mestre que tanto almeja. Portanto, o anime não pode (ou melhor, não deveria poder) finalizar as aventuras do protagonista sem que coloque um fim no objetivo que nos foi apresentado lá no primeiro episódio.


Leiam Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

14 comentários:

  1. Nossa que legal, não sabia de todas essas entrevistas. Ao meu ver, o título de "Mestre" vai muito além de apenas ser invicto ou ganhar uma competição X ou Y. É mais uma questão de experiência e vivência do que apenas de conquistas, peguemos por exemplo o próprio Lance, ele é campeão de duas regiões, tem uma vasta experiência e tem uma maestria enorme no uso de pokémons do tipo dragão. Ele pode ter perdido para o Leon, mas se formos comparar os dois personagens quem você olha de cara e pensa "nossa ele é um mestre", não vai ser o Leon, até porque a única coisa que ele tinha a favor dele era o fato de ser invencível e do marketing. Podemos ir mais além também e pensar no professor carvalho, ele sim é um grande mestre pokémon, amplamente reconhecido e citado, com vasta experiência e conhecimento.
    O Satoshi ainda é novinho, ele pode ter derrotado o treinador mais forte do mundo, mas ainda é inexperiente em muitas coisas, se pegarmos um exemplo da vida real, é como se o Satoshi tivesse ganho uma partida de basquete contra o Magic Johnson, ele pode até ter a vitória, mas isso ainda não faz dele um mestre.
    Vendo agora sua postagem eu reconheço que meu outro comentário a respeito do final do anime estava equivocado, acho que tem bastante coisas ainda para o próprio anime explorar. Não o Satoshi como mentor de alguém, acho que isso nem combina com o personagem, mas ele aprendendo que para ser um mestre precisa-se de mais do que apenas força.

    ResponderExcluir
  2. Pode não ter virado mestre pokémon, mas ainda é incerto o que vai acontecer com o personagem daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  3. Eu penso exatamente como você. Talvez seja até por isso que o próprio Ash tem dificuldade em explicar o que é ser um Mestre, porque não é algo concreto e nem fixo. Você não ganha algo, vira mestre e acabou. É algo que tem a ver com o conhecimento, precisa ser vivido constantemente, em aperfeiçoamento sempre frequente. O Ash pode até ser o mais forte e ter as estratégias mais loucamente geniais, mas ainda tem muito que precisa aprender sobre o mundo em que vive e os Pokémon que existem nele. Até mesmo muitos dos que já conheceu não chegou a conhecê-los direito, às vezes só o viu na posse de alguém e acabou. Quem sabe que tipo de aprendizado Paldea não pode garantir a ele? Se o anime não acabar, em breve veremos! Haha

    ResponderExcluir
  4. Isso é... 😅
    Pois é. Kkk O povo só quer visualização. 😒

    ResponderExcluir
  5. só espero que na próxima temporada o ash seja reconhecido em paldea

    ResponderExcluir
  6. De um ponto de vista puramente comercial, não há por que o anime acabar. Acredito que entrará em hiato, pelas questões de staff com o estúdio, mas acabar não. Pokémon é uma franquia onde 2/3 do lucro vem através de venda de brinquedo, e o anime é a maior vitrine desses bonequinhos/pelúcias pras crianças. Acabar com o anime seria uma decisão de negócios extremamente arriscada, coisa que sabemos que japoneses não são muito famosos por fazer (aliás muito pelo contrário).

    Também não acredito que tirar o Ash/Satoshi seria uma decisão inteligente. Já é um protagonista estabelecido, tem o Pikachu que é literalmente a cara da franquia, e tem um objetivo extremamente vago e maleável justamente pra servir de recurso de roteiro pro anime seguir até a TPC não querer mais. Posso morder minha língua, mas imagino que logo mais veremos o Ash explorando Paldea.

    ResponderExcluir
  7. Acho que vai ser sim.
    Em Jornadas, demorou para Ash começar a ser reconhecido como campeão de Alola, mas como campeão mundial é difícil que o roteiro fuja disso. Kk

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo totalmente!
    Em uma das minhas primeiras postagem que acabou que nunca saiu, eu falava sobre a questão do Pikachu. Se for para trocar o Ash por outro personagem que tenha um Pikachu e seja parecido com ele em personalidade, é melhor nem trocar. Enfim, vou falar sobre isso mais na minha próxima postagem. Também acredito que teremos Ash em Paldea logo logo.

    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  9. Gabriel_Dias14/11/2022, 07:36

    Então, o "Mestre Pokémon" é mais um artificio para continuar o anime, fazendo uma analogia é que nem certos canais no Youtube que gostam de um jogo, porém já zeraram ele, e para continuar criam desafios alternativos (como os nuzlocks por exemplo), e tem um outro problema até mesmo quando tava pesquisando para fazer video no YT e adicionei um "disclaimer" "como o Anipoke já passou por várias mãos, cada mão tem uma ideia e uma interpretação do que é ser um Mestre Pokémon" pq na minha opinião a não ser que a TPC bata no martelo e fala "Isso é um Mestre Pokémon", nos nunca iremos acertar na mosca e falar "Isso é um Mestre Pokémon" seria interessante algum tarado (alô Cammy, Gusta e Ped) do Anipoke ir atrás de entrevistas com os grandes cabeças do anime e condensar as opiniões sobre o que é ser um Mestre Pokémon e pelo menos ter uma "média".

    E sobre a "retirada" do Ash/Pikachu do Anipoke, acho um BAITA de um tiro do pé, não so pq eu gosto deles ^o^, mas como também o anime é focado para uma audiência infantil, não dá para colocar um protagonista que age como um Tsundere por exemplo, e se tirar o Ash/Pikachu eu TENHO CERTEZA que a audiência não vai alavancar e advinha..."Me ajuda Ash Ketchum e Pikachu" assim como BW colocaram a Cynthia e o Charizard para tentar reanimar a serie, é capaz de temos um "Suco de Ash" e eles começaram a aparecer com frequência ou os seus feitos serem mencionados com mais frequência ou até mesmo uma viagem no tempo (exemplo foi o que aconteceu em Boruto, e detalhe Boruto é da TV Tokyo, mesma emissora do Anipoke) e sendo bem sincero, se não temos um conteúdo novo da "Lenda do Trovão" ou temos um especial focado em outro personagem que nem o "Especial da Mega Evolução" diz muito sobre pq não temos um novo protagonista.

    ResponderExcluir
  10. Acho que nem assim funcionária, porque é aquilo que você disse, um artifício para continuar o anime. E nem acho que o problema seja o anime ter passado por várias mãos, porque, a partir do momento em que um superior, como foi citado na entrevista acima, quiser definir o que seria um mestre, todos precisam seguir, mesmo que cada um da sua maneira. Mas, como ele mesmo respondeu à entrevista, que é um sonho bobo de criança, parece que só vai ser definido na hora de acabar o anime, só para dizer "olha, ele já fez isso que era para fazer, já podemos acabar".

    Concordo contigo! Nessa postagem, eu falei um pouco sobre isso de acabarem ou não com o anime do Ash, mas o foco mesmo era esclarecer que ele não se tornou um Mestre ainda. Hoje, ia sair uma matéria especificamente sobre a minha opinião e argumentos para a saída ou permanência do Ash no anime, mas acabei me empolgando com outro assunto e vai sair outro post primeiro. Kkk De qualquer forma, ele já traz um possível outro argumento de que Ash continua.

    Obrigado por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  11. Berserk Glaboni do 4º Grau15/11/2022, 22:35

    Ter coisas pra explorar no personagem sempre terá, eles poderiam até criar uma liga de campeões novamente inspirado no champion rank de Scarlet/Violet mostrando o Ash perdendo o posto e dando a volta por cima que ia colar. A questão principal é se vai ser genuinamente interessante ou não. Para mim, e estou sendo bem subjetivo/pessoal, a jornada do Ash "acabou" com o título de #1 do mundo. Agora é só espremer o bagaço mais um pouco...

    ResponderExcluir
  12. Berserk Glaboni do 4º Grau15/11/2022, 22:37

    Coisas pra explorar no personagem e no conceito de "Mestre" sempre vai ter, eles poderiam até criar uma liga de campeões novamente inspirado no champion rank de Scarlet/Violet mostrando o Ash perdendo o posto e dando a volta por cima que ia colar; ou desenvolver o plot de mentoria. A questão principal é se vai ser genuinamente interessante ou não. Para mim, e estou sendo bem subjetivo/pessoal, a jornada do Ash "acabou" com o título de #1 do mundo. Agora é só espremer o bagaço mais um pouco...

    ResponderExcluir
  13. Ao contrário do Leon, que embora tenha esse ar confiante que o faça parecer arrogante, sabemos que é um personagem bom, seria interessante se o próximo "mais forte do mundo" fosse alguém mais vilanesco. No caso, o Ash descobrir que tem alguém em Paldea que, embora não tenha participado do Mundial, parece estar derrotando treinadores muito fortes com certa facilidade. O próprio Ash poderia ser um alvo de interesse desse personagem. E acredito que além de isso trazer um aura mais sombria para o anime, ainda que não tanto por ser tratar de algo infantil, seria ainda melhor ver Ash ter que aprender a lidar com alguém que represente uma ameaça, não somente seja um adversário a ser superado por ele.

    Ou talvez, poderia ser justamente nessa junção de campeões de Paldea. Teria alguém lá que se destacaria com esse perfil citado e criaria uma rivalidade com o Ash. Acho que esse seria um ponto para chamar mais a atenção dos fãs. Mas, por hora, só dá para torcer que tenham uma boa ideia... O pior é que, com essa história de que se finalizou um arco do anime, nesses 25 anos, era a oportunidade perfeita para envelhercer o Ash, pelo menos um pouquinho. Não estou criando expectativas para isso, por hora não acho que é o planejado, mas que encaixaria bem.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar