logo

Pokémothim

O Porquê da Ausência da May e o Episódio que Poderia Ser Dela!


Olá, Thunders!

Jornadas acabou e muitos fãs não entenderam porque May, uma das Pokégirls mais queridas e o ex-companheiro de viagem do Ash a mais tempo sumido, ao lado do seu irmão, não ganhou um episódio de retorno na série dos retornos. Querem saber o motivo? Topam acompanhar uma teoria do episódio que talvez tivesse? Mesmo com pouquíssimos embasamentos concretos, tentarei mostrar que, sim, a May provavelmente teria um episódio em Jornadas.


Primeiramente, é preciso entender porque May nunca mais apareceu com falas no anime. Acontece que, infelizmente, KAORI, sua voz original, descobriu em 2007 ter disfonia espasmódica, a qual afeta a laringe e causa anormalidade na voz. Ou seja, além de ser algo horrível por si só, para uma dubladora, então... Ainda assim, ela fez um rápida participação no anime em 2008, quando May fez uma aparição especial na série Diamante & Pérola. Porém, no ano de 2012, seu estado de saúde foi agravado. Em 2014, até afirmou ter tido uma pequena melhora, mas não mais retornou como dubladora. Inclusive, o compromisso dos japoneses com as vozes originais e esse estado afetado de saúde deve ser o grande responsável por justificar a ausência que os fãs sentiram da personagem tanto com o lançamento dos jogos Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire, quanto agora em Jornadas.

Porém, mesmo com isso explicado, talvez eles tenham cogitado fazer um episódio com a May, mas que realmente não deu certo. Qual seria? Simples. Indo de encontro com algumas das teorias da época de que seu retorno seria para introduzir Cloe nos Concursos ou que seria devido ao Glaceon, a segunda me parece a mais plausível. Assim sendo, o episódio da coordenadora nada mais seria do que o 87: "Quebrando o Gelo!". Embora eu ache que ele não foi um dos melhores em termos de emoção e progressão para a história, teve uma mensagem bonita, seja por parte do bullying mostrado, seja pela superproteção que pode ser um grande problema. Ainda assim, como eu pegava pontos específicos de todos os episódios da Cloe com as Eeveelutions e os conectava, para caso futuramente fizesse uma postagem sobre, acabei por notar que ele foge do padrão dos demais em vários sentidos.

Direto ao ponto, caso ainda não tenha ficado claro, minha teoria é de que o episódio de Glaceon seria o da May, mas, justamente pelos problemas de saúde da sua voz original, teve que ser reformulado. Para mostrar porque acredito nisso, primeiro irei para o mais óbvio e que todos podem facilmente associar, a própria aparição da May ao final da batalha de Ash vs Leon. Os personagens que voltaram para essa cena, antes não mostrados nos episódios principais de Jornadas, o que inclui Brock, estavam todos acompanhados de seus Pokémon mais marcantes no atual momento da história: Misty com Gyarados e Psyduck, mesmo que Starmie seja a sua cara, os dois são outros icônicos da líder de ginásio e foram destaque na sua última aparição em Sol & Lua; o mesmo sobre Brock com Blissey e Croagunk, que tiveram mais foco que o clássico Steelix; ou então Cilan e seu mais fiel parceiro Pansage.

Quanto à May, apesar de amar seu Glaceon e ele ter sido uma baita surpresa na série Diamante & Pérola, existem Pokémon seus mais marcantes: Blaziken, Beautifly e Venusaur, por exemplo, especialmente os dois primeiros. Por que Glaceon foi quem voltou ao lado dela? Existem duas possíveis explicações: para fazer um simples paralelo entre ela e Serena, que estão juntas na cena, o que seria o mais óbvio; ou justamente por esse ter sido planejado como o Pokémon que ganharia foco ao lado da coordenadora em Jornadas, mesmo que isso nunca tenha de fato acontecido. Sabe-se que May tinha uma relação muito boa com seu Pokémon, tendo o criado desde o ovo e evoluindo bastante o laço que existia entre eles. Não seria de se impressionar que o episódio retomasse a conexão que contruíram juntos.

Agora, adentrando outros pequenos indícios, vamos falar da Regina, dona da Glaceon que foi mostrada no episódio em questão, a Mirche. O primeiro ponto em que ela diverge de todos os outros treinadores de Eeveelutions mostrados em Jornadas é que ela brotou na escola da Cloe, ao invés de ter sido achada por ela. Na aventura da Pokégirl atual, ela ia para diferentes lugares, a fim de encontrar as diferentes evoluções do seu Pokémon, permitir que Eevee as conhecesse – o que nunca fez sentido, porque a pequena vivia com suas evoluções antes de ser capturada – e aprender mais com os treinadores que já passaram pelo processo de evoluir seus Eevee. Regina é literalmente a única que não se enquadra nisso. Cloe não precisou mover um dedo, sair em uma nova viagem, ela simplesmente viu a garota convenientemente surgir para ela. E, tudo bem, às vezes, o roteiro quis diversificar, apesar de ser bem mais interessante a talvez futura pesquisadora de evoluções conhecer um novo lugar ao também conhecer uma nova Eeveelution.

Outro ponto é justamente um há pouco citado, aprender sobre o processo e a história que resultou na evolução do Eevee daquele treinador recém-conhecido. Esse é um padrão seguido também nos episódios das Eeveelutions, mas que faz total diferença não ser quebrado, porque permitia Cloe entender porque aquele Eevee optou por se tornar a determinada evolução. No entanto, a Glaceon da Regina é literalmente o único Eevee que não teve o seu motivo de evolução contado ou que se poderia deduzir, não foi mostrado antes de evoluir em qualquer flashback e nem mesmo criou uma conexão com a Eevee da Cloe. Na realidade, com o Leafeon da Erika também teve a ausência de ser mostrado no passado e em seu processo de evolução, mas pelo menos isso se deu por o episódio ser do Goh, embora quiseram fingir que foi da Cloe. Se reassistirem ao da Glaceon, diferente de todos os demais, ele falou mais sobre Regina-Glaceon e Regina-Cloe do que sobre Glaceon-Eevee. O pior episódio do arco da Cloe em termos de absorção do que estava determinada a entender, o próprio Glaceon. O Pokémon era mais um fator do drama vivido pela treinadora, do que uma inspiração para a Eevee, o que, novamente, foi legal de ser tratado, mas deixou uma lacuna na apresentação do Glaceon em Jornadas.

E em termos de objetivo, Regina conseguiu ser ainda mais perdida do que Cloe. Isso porque a Cloe conhecia personagens que já tinham seus sonhos e conseguia perceber como Eevee estava diretamente ligado aos seus objetivos, o que muitas vezes justificava a sua evolução. Com Regina, não, Glaceon era apenas um Pokémon que agravava a sua difícil socialização, mesmo que quisesse protegê-la. No final do episódio, para ser justo, foi mostrado que se tornou treinadora, em termos de ir para as batalhas, o que combinava com o poder do Pokémon. Porém, Regina pareceu aprender bem mais com Cloe do que o contrário, e aqui fica uma sensação estranha na sua jornada de conhecer mais sobre as oito Eeveelutions.

Uma última observação, e que também é bem óbvia como a primeira, May foi a única Pokégirl que teve um Eevee a não conhecer a Cloe. O roteiro quis colocar a com Sylveon, Serena, para ser a responsável por aprensentar o Pokémon a novata; enquanto Vitória, dona de um Eevee que não quer evoluir, foi quem deu a opção de que a da Cloe também não evoluísse. A única que ficou de fora foi justamente a May e seu Glaceon. Já que a coordenadora não voltaria em qualquer episódio, não faria sentido algum que não a aproveitassem para esse, principalmente se for levado em conta a informação aqui já dita, é a companheira de viagem de Ash a mais tempo sem aparecer nas telas. Juntando isso às inconsistência do episódio da Regina, acredito que, talvez, ele deveria ser da May, mas viram ser impossível, exceto se trocassem a dubladora, e fizeram algo mais genérico, que resultou no que assistimos.


Para variar, uma postagem mais curtinha. Tinha uma para sair no sábado, mas não concluí há tempo, sem falar que dei um desanimada e tenho o péssimo problema de, quando não estou artisticamente inspirado, ter dificuldades para escrever, desenhar ou qualquer outra coisa. Deixa de ser prazeroso e o resultado não fica tão bom quanto poderia ser. Perdoem-me. De qualquer forma, espero que tenham gostado! Obviamente, pode apenas ter sido um episódio com um roteiro muito fraco e a teoria não fazer sentido algum, mas é sempre bom dar uma teorizada, certo? Acham que o episódio do Glaceon foi inicialmente planejado para ser da May? Sabiam sobre o problema da KAORI e como isso afeta o retorno da nossa primeira coordenadora? Fico extremamente triste que talvez nunca mais vejamos a personagem com participação relevante na trama, eu simplesmente a adoro, assim como adoraria ler as suas opiniões!


Leiam Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

10 comentários:

  1. Apesar de ser triste não termos tido a May em ação com nossos novos protagonistas, eu devo dizer que acho incrível e louvável a devoção e respeito que os estúdios japoneses tem com o profissional responsável por trazer a personagem à vida, e permitir que possamos nos conectar com ela. Em nenhum momento parecem ter cogitado trocar a dubladora da personagem para que ela pudesse retornar de maneira mais ativa. Isso é lindo. Claro que é triste não termos mais a May em ação e especialmente triste pela condição da KAORI, mas esse carinho pela profissional é muito compreendido por nós e respeitamos muito como fãs. Uma pena que no Brasil não tiveram esse carinho com os dubladores originais. Apesar de eu achar a dublagem de Jornadas bem boa, não tem aquele charme dos originais. Saudades do Fábio Lucindo e cia.
    Mais uma vez, adorei o texto.

    ResponderExcluir
  2. Robert Jurgen14/12/2022, 19:37

    Se a May fosse a única entre os amigos que não retornou, eu até concordaria que foi em respeito a dubladora. Só que também não tivemos Misty, Cilan ou mesmo Tracey. Por acaso todos esses dubladores também estão com problema na voz?

    Acho que a pandemia atrapalhou um pouco os planos que tinham para o anime, bem como os problemas com a equipe de animação, que acabou gerando muitos episódios de recapitulação e semanas sem exibição. Creio que muita coisa foi descartada, incluindo o retorno de alguns dos amigos do Ash.

    O problema com a dubladora da May pode ter contribuído para o retorno da May ter sido adiado até não ter mais espaço de encaixá-la, mas se não fossem todos esses contratempos, se todo mundo tivesse retornado menos a May, eu ainda acho que ela retornaria, mesmo com outra dubladora.

    Por mais que o Japão respeitem os dubladores, às vezes acontecem trocas. A dubladora da Bonnie mesmo foi substituída na época que ficou grávida, mas ela retornou depois. A May poderia ter outra dubladora apenas por este episódio, em futuras aparições, caso a dubladora original tiver se recuperado, certamente voltaria como May.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que Misty não voltou por conta de todo o destaque que já teve em Sol & Lua. Tanto que Brock só voltou no especial fora dos episódios padrões, porque quiseram reviver brevemente o trio de Sinnoh, devido ao destaque que Dawn teve por conta dos remakes. Então, Brock voltou muito mais pelo remake do que pelo personagem em si. O Cilan eu realmente não entendo, não sei se por ser um dos personagens menos queridos, daí passou pelo que você disse, foi adiado até que ficou de fora. Já Tracey, ele é o ex-companheiro de viagem mais injustiçado. Desde BW, os roteiristas têm diminuído as aparições de Tracey no laboratório. Mesmo que só para dar um tchauzinho eles negavam sua aparição. Acredito que acham ele um personagem menos interessante e relevante. Tanto que, toda vez que Ash vai ao laboratório agora, como em Sol & Lua e Jornadas, fazem ele sair sem motivo algum.

    Sobre a May, eu não acho que ela possa se enquadrar como qualquer outro amigo que não voltou. Primeiro porque ela é a personagem principal a mais tempo sumida do anime, o que já diz muito por si só. Segundo pela popularidade dela. Na pesquisa que foi feita dos personagens mais queridos do anime, May é a Pokégirl que mais ganhou votos. E eu admito que fiquei surpreso, porque Serena, Dawn e Lílian costumam ocupar posições mais à frente em pesquisas menores. Serena até estava ganhando, mas parece que usaram programas para aumentar a quantidade de votos por pessoa e que isso foi removido. Atualmente, pelo menos na última vez que vi, May era a Pokégirl do anime favorita na pesquisa que se popularizou esse ano. Então, como você tem uma personagem superquerida (mesmo antes da pesquisa ela já era) e que os fãs estão loucos de tanto tempo que ela não aparece, bem mais que qualquer outro, e não colocam o episódio dela como prioridade, sabe? Claro, eles podem ter ignorado isso tudo. Ainda digo mais, se quisessem mesmo trazê-la de volta, o episódio da Serena poderia ser das duas, como muitos fãs teorizavam que elas teriam se conhecido. Principalmente porque, posteriormente, o anime resolveu oficializar isso. Bastava ser um episódio duplo, o enredo já existia.

    O ponto da dubladora da Bonnie é verdade, tinha esquecido disso, mas talvez exista algo por trás, como a própria dubladora se comunicar com a equipe e dizer que tudo bem se for temporariamente substituída. Até porque, acho que gravidez é algo realmente temporário. A troca da KAORI, mesmo ela aceitando voltar, não faz sentido, porque ela sempre terá o problema e poderá piorar de novo. Se trocar a dubladora, provavelmente vai virar a nova voz definitiva. E, com ela ainda estando viva, talvez não queiram fazer isso justamente por respeito a ela e a sua doença. Por curiosidade, até hoje em dia ela vive recebendo mensagens dos fãs falando sobre a May, e responde muitas delas com o maior carinho.

    Enfim, acho que o que você disse faz bastante sentido, mas também acredito que o caso da May não é simplesmente igual ao de todos aos quais foi comparado. São duas possibilidades possíveis, de forma bem redundante. Kkk

    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  4. Pois é! Eu fui atrás de blog da KAORI, para ler alguns dos comentários dela, e vi quantos fãs deixam mensagens até hoje sobre a May. O mais legal é que ela os responde sempre com muito carinho. Por exemplo, com a exibição especial que teve no cinema japonês do filme de Jirachi, esse ano, foram comentar isso com ela, como sentem saudades, qual filme da série Avançada ela prefere, etc. Inclusive, descobri que temos o mesmo filme preferido. Haha Enfim, eu fiquei encantado com o carinho. E acabo pensando da mesma forma que você. Como May é uma das minhas personagens preferidas do anime inteiro, fico bastante triste, mas não posso deixar de achar bonito todo esse respeito. Eu sinto que, para muitos japoneses, não só para o pessoal por trás do anime, a KAORI ainda continua sendo a May, e isso é muito especial.

    Por sinal, eu conheci a sua loja e a achei fantástica! Um dos meus hobbies é dar presentes aos meus amigos. Geralmente doces, mas, às vezes, gosto de diversificar. Até fiz uma surpresa recentemente para alguns companheiros do site. No momento, eu estou tentado a comprar algo por lá para presentear a minha amiga Otaku Master. Kkkk Enfim, agradeço pelo elogio e pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  5. Eu acho isso muito legal. E adoro os filmes da série Advanced. Especialmente os filmes do Lucario, do Deoxys e do Templo do Mar.
    Que legalllll. Fico contente que tenha curtido, de verdade.
    Hahahaha é sempre bom presentear pessoas queridas por nós.

    ResponderExcluir
  6. Sim!! O filme do Deoxys foi um dos primeiros que meu pai me deu, quando era mais novo, por isso tenho um carinho especial. Já o do Lucario e Manaphy eu os acho fantástico! São uns dos que mais gosto do anime inteiro. Eu sempre choro assistindo. Kkk

    Exatamente! Muito legal o seu trabalho. :D

    ResponderExcluir
  7. Obrigado ;)

    Sim, são bem emocionantes. E acho o do Deoxys e do Manaphy subestimados. A galera acha que só os primeiros filmes e o do Lucario são bons mas não é assim. Apesar de meu filme favorito estar entre os primeiros, algumas histórias muito interessantes foram contadas depois. A trilogia de Sinnoh também é muito legal e o filme do Zoroark tem um vilão incrível. E mais recentemente, o Poder de Nós se tornou um de meus favoritos também, justamente por ser diferente e não focar apenas no Ash.

    ResponderExcluir
  8. Nada! ^-^

    Eu gosto muito do filme do Manaphy porque é o único que é mais focado em outro personagem que não o Ash. E eu adoro o Ash, mas achei legal terem feito isso. No do Shaymin até fizeram a Dawn se dar muito bem com o Mítico, mas a relação maior ainda foi Ash-Shaymin. Ainda que Ash desempenhe o papel do herói no do Manaphy, sem dúvidas o filme era sobre May-Manaphy. Enfim, existem muitos filmes incríveis de Pokémon. Kkk O primeiro que assisti foi o do Celebi, é o meu xodó; depois o do Lugia e do Mewtwo, outros dois que gosto demais, mas não me lembro a ordem.

    Eu me lembro até hoje quando assisti o do Zoroark pela primeira vez! Muito bom. E meu problema com o "Poder de Nós" foi ter se vendido como um filme do Lugia, que no fim não fez quase nada. De resto, eu achei o filme excepcional, justamente por isso que você citou. A propósito, qual o seu filme preferido?

    ResponderExcluir
  9. Sim, a May foi a protagonista daquele filme. O do Celebi eu adoro também, especialmente pelo final chocante. Me lembro de ter visto no cinema e ganhado um card do Suicune.
    Meu filme favorito de Pokémon é o Feitiço dos Unknow, o filme 3. Acho lindo e adoro como aborda o luto e suas fases com a personagem da Molly. E adoro como ela e Entei não são necessariamente vilões, apesar de serem a causa dos problemas do filme. É mais complexo que isso. Ela está assustada pela perda dos pais e projeta seu pai em Entei, que apenas faz o que ela quer, partindo dos Unknow. E como sabemos, os Unknow foram responsáveis por ajudar Arceus a criar muitas coisas, foram suas ''mãos'' digamos assim. No livro que o pai da Moly lê pra ela, tem uma foto de um homem que parece ser como visualizamos Deus, e ele está com os Unknow. E eu ter visto quando criança no cinema também contribui para eu amar esse filme. Mas realmente o acho lindo incrível.

    ResponderExcluir
  10. Para ser bem honesto, eu só o vi uma vez e faz muitos, muitos anos. Justamente por eu ter uma ligação afetiva maior com outros antigos filmes, sempre acabava dando preferência a rever eles. Mas, acho que vale muito a pena assistir de novo o 3 hoje em dia, com um olhar mais maduro. Quando entrar de férias, algo que só vai acontecer nos últimos dias de dezembro, por conta das consequências que a Pandemia deixou na faculdade em que estudo, acredito que farei isso!

    E perdão pela demora. Tinha visto a sua eesposta, mas acabei me ocipando. :')

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar