logo

Pokémothim

A Mentira Que Virou Consenso Sobre a Série XY!


Olá, Thunders!

Seguindo uma sequência de postagens que tenho feito de acordo com o tema dos episódios que reescrevo do arco final do Ash, conectando algo dele com um assunto que gostaria de discutir, é hora de escrever sobre Kalos! Muito se fala sobre a maior "maturidade" da série XY em comparação a todas as outras, um maior enquadramento no gênero Shounen, o que, realmente, não é mentira e é um dos fatores que explica seu grande sucesso de forma geral. Contudo, quando veio a série Sol & Lua e as comparações e rivalidades entre os fãs dessas duas "épocas" do anime desabrocharam, de um lado se dizia que o Ash de Alola estava bobo demais e afastado do seu objetivo, do outro que o Ash de Kalos se comportava como um adolescente frio que perdeu os sentimentos. 

Acontece que até mesmo alguns fãs das duas séries, como é o meu caso, acabaram aceitando um balanceamento de "O Ash de Kalos era muito bom, mas realmente não tinha mais nenhum dos traços da criança que sempre foi", e é sobre isso que irei tratar na postagem. Então, que fique claro, longe de mim ficar rivalizando XY e Sol & Lua, até porque acho as duas séries fantásticas, cada um da sua forma e em seus pontos, assim como ambas têm seus erros, mas, por hora, gostaria de escrever sobre o Ash "sem comportamento infantil e frio" de Kalos. Desejo-lhes uma ótima leitura!


Primeiramente, vale caracterizar o que seria um anime Shounen. Em livre tradução do japonês, significaria algo como "garoto", "menino" ou "jovem". Dessa forma, costumam ser animações mais voltadas para o público masculino - o que não a impede de ser apreciada por garotas, só não são o público alvo visado por seus idealizadores - e com um estilo direcionado para os adolescentes, ao invés de crianças. Não existe um modelo único de protagonista, mas geralmente ele é alguém que está sempre se superando para ser o melhor no que gosta de fazer, tem um coração bondoso, faz muitos amigos e costuma ser mais hiperativo e ingênuo, em comparação com os demais personagens ao seu redor. Daí as muitas semelhanças entre Ash, Goku e Naruto, por exemplo, em termos de personalidade.

A equipe por trás do anime não cansa de afirmar que Pokémon é um desenho para crianças, o que, tecnicamente, não o permite ser da categoria Shounen. Seria XY a exceção? Ao meu ver, não. Embora trabalhe com mensagens politicamente corretas desde cedo, tenha tramas resolvidas com o poder da amizade, traços que em algumas séries são mais simples, um protagonista que por muitos anos se arrastou sem evoluções drásticas; Pokémon sempre dialogou com o estilo Shounen, desde a série Original. Claro, em umas fases mais do que em outras, e é aqui que podemos colocar XY como exemplo, mas sempre houve esse diálogo com o gênero, abordando muitas tramas, variados personagens e fazendo do Ash esse grande herói que conhecemos há tanto tempo. Para maior aprofundamento nessa discussão, recomendo uma leitura antiga que fiz, que não necessariamente concordo com tudo, mas é uma análise ótima e direta da Pokémon Blast News: Pokémon: Shōnen ou Kodomo?

Então, Pokémon conversa com o público jovem desde o princípio, tendo características específicas desse tipo de anime, o que nada impede que a série XY possa ser considerada a mais Shounen. Contribui-se para isso o traço usado na animação, algumas tramas e altos e baixos de personagens, eventos paralelos à história principal, retratação mais explícita de romance envolvendo um dos protagonistas, além de outras escolhas de roteiro e da produção. Novamente, não significa que só em Kalos tivemos isso, mas é onde tudo convergiu para uma maior expressão desse gênero. Mas, okay, uma série que se enquadra bem em requisitos dos animes mais adolescentes, um Ash bastante competitivo e com visual mais polido, aonde entra a frieza?

A nossa primeira cena do garoto chegando a Kalos é com ele caindo todo atrapalhado do avião. Nos primeiros 10 episódios, temos o Ash tentando como um bobo montar um Rhyhorn e se empolgando em participar de uma corrida da espécie, contando todo animadinho sobre ter visto um Mega Blaziken, arriscando a própria vida para tentar salvar Pikachu e um Garchomp que mal conhece e ajudando e criando um vínculo com um Froakie, como alguns exemplos. Isso sem mencionar que, também desde o princípio de XY, toda vez que Clément puxa uma das suas engenhocas, Ash brilha os olhos achando aquilo uma das coisas mais fantásticas que poderiam existir, exaltando a maravilha da ciência, mesmo sabendo que aquilo vai acabar explodindo na sua cara minutos depois. Dentro dos 10 primeiros episódios, tudo isso já pode ser observado, nem precisa de mais. Esse é o Ash que não tem traços infantis e sentimentos?

O Ash de XY é igualmente animado, positivo e talvez até mais hiperativo e energético que outros, tanto que, em algumas séries, vemos Ash ser um pouco mais preguiçoso, enquanto aqui ele está a todo vapor.  Ao longo do resto de XY, existem muitos outros exemplos da infantilidade e sentimentalismo do garoto: a própria relação e cuidado com Noibat e Goomy, o carinho e despedida de Goodra e Greninja, brincando inconsequentemente na água até gripar, abraçando Pokémon selvagens para protegê-los do frio, não entendendo nenhuma das provocações da Miette por ser bobo demais (sendo que até Bonnie percebe), preocupando-se por a Serena estar muito perdida em seus pensamentos pós-Classe Mestra mais de uma vez, consolando Bonnie quando estava com saudades do Zygarde, até mesmo as demonstrações de afeto físico com Clément. Nesse último ponto, acredito que Clément foi o primeiro amigo do Ash com quem teve tanto contato físico em termos de carinho, puxando-o com certa frequência para um abraço, como depois viria a acontecer com Kiawe e Goh.

E é muito complicado entender isso, porque, como mencionado na introdução, alguns fãs descrevem o Ash como sem animação, sem traços infantis, chegam a citar até mesmo que trata mal os amigos. E, revendo a série XY, o que dá a entender é que se usa o miniarco de Snowbelle, dentro de XY&Z - não é à toa que muitos dos exemplo citados saem daí -, e se estende isso como a personalidade do Ash na série inteira e a própria energia dela para além do personagem. Chega a ser engraçado, porque o arco é justamente sobre o Ash ter assumido uma personalidade que não era a dele, após derrotas consecutivas, como acontece em outras séries também, a exemplo de Jornadas com a introdução da Bia. A Serena, literalmente, briga com o herói, no único desentendimento dos dois, devido a ele se perder da essência de quem era; Clément reflete sobre isso, pensando na verdadeira personalidade do amigo; esse é o tema do miniarco, para preparar o amadurecimento do protagonista, recuperando seu foco e personalidade e despertando o domínio do Ash-Greninja.


Mas, o que vocês acham? O Ash da série XY é realmente sem personalidade ou qualquer traço infantil? Ou, assim como eu, acredita que, embora não negando que se enquadre bastante no gênero Shounen, essa caracterização foi uma ideia deturpada que surgiu na briga entre XY e Sol & Lua, mas que acabou ganhando força também com a rivalidade envolvendo outras séries? E olha que nem entrei no mérito dos episódios carregados de sentimentalismo e emoção que existem nessas temporadas. Adoraria que me explicassem seus pontos de vista, sempre educadamente e, de preferência, sem sair tacando ódio gratuito.


Leiam Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

20 comentários:

  1. o ash de xyz, eu acabei depois de tantos anos chegando a seguinte conclusão:

    em xyz, tivemos sim uma boa preparação PRINCIPALMENTE no começo da serie, com um tom mais puxado entre o ash de unova, com um ash de sinnoh, e ele manteve isso por bastante tempo, pelo menos ate a chegada de seus rivais, e vou citar isso melhor agora

    vou chamar isso de "arco total do personagem":
    após o ash ter ganhado um rival muito a cima do nível dele o ash de forma bem discreta ganhou uma personalidade muito diferente do que ele tinha, acabando ficando bem mais focado em seu objetivo de ganhar a liga kalos e vencer do alain, porem conforme tudo foi passado, esse boost de confiança e foco que ele ganhou foi destruído e chegou num ponto muito arriscado no arco de snowbelle, fazendo obviamente ele ganhar essa personalidade tosca que tanto botam nele, e ai ocorre de fato aquilo da serena ter brigado com ele e ter ficado nisso, ai beleza, acontece tudo que ocorre em xyz ele perde a liga, e não fica realmente bravo, a partir dai ele voltou a ser o ash que conhecemos, tendo sua mescla entre foco e um garoto de 10 anos de fato

    ja em alola, eu sinto que o ash la ainda prossegue nessa personalidade, e muito chato ouvir gente criticando o ash de alola, pois defendendo um pouco isso, vamos la, ele tava de férias, e aprendeu a ser focado em seus objetivos, mas sem precisar focar tanto assim como em xyz, dai saindo o ash de alola, e isso pode ser tão verdade, que quando o ash ganha a liga alola, ele não sente nada apos a serie, ate o ep de jornadas onde ele volta ate alola

    e falando em jornadas, e aqui onde o ash consegue destacar ambas as personalidades, sem aumentar demais uma ou outra, pra mim nessa saga o ash alcançou esse patamar de igualdade, saindo oque e pra mim a melhor versão do personagem, mesmo acontecendo o arco das derrotas recorrentes devido a bia, ele em menos tempo do que xy e obviamente graças ao goh consegue recuperar a chama novamente, e conseguir destruir todas as suas barreiras do campeonato mundial, assim chegando no final da batalha contra o leon, onde ele consegue ganhar, entende sua posição de monarca, mas não se gaba nenhuma vez sobre isso, pois ele ja conseguiu equilibrar ambas as personalidades, junto do ensinamento que ele ganhou sobre confiança demais nas temporadas passadas, assim finalizando esse arco total

    pode parecer pura fanfic, mas é assim que eu e meus amigos enxergamos o ash de xyz em relação aos outros, oque fez a gente amar todas as versões.
    obrigado pela leitura desse longo texto kkk

    ResponderExcluir
  2. Nunca tentei ver por esse ponto de vista mais macro, acho que por conta da troca de equipe por trás das séries, mas não deixa de ser bem curioso e uma forma legal de se analisar. 🤔

    Eu gosto bastante do Ash de Alola também. Acho que, talvez, o que incomodava um pouco era os Pokémon dele aparentarem querer treinar mais do que o próprio Ash, em parte da série. Além de, como o tom dela era mais dia a dia, o anime mostrava muito o protagonista fazendo coisas cotidianas, como ir à feirinha, algo que não víamos nas séries anteriores e fazia muitas pessoas considerarem perda de tempo. Mas, acredito que essa era a energia de Sol & Lua mesmo, que foi me conquistando muito e acabou me levando amar a série! Não é à toa que não consigo assistir o final dela sem chorar até hoje.

    Eu também enxergo o Ash de Jornadas como um equilíbrio entre o de Alola e o de Kalos, ainda que, para mim, ele seja o mais fissurado em batalhas. Não em termos de estar sempre batalhando, porque o Ash de Kalos mesmo batalhava bastante, mas o que já trouxe aqui em outra postagem. Como eles focavam muito da diferença captura x batalha de Ash e Goh, muitas dos diálogos do Ash, vontades, etc, resumiam-se a isso. Tem algo que nunca comentei, por exemplo, mas que pareceu fugir da personalidade dele um pouco. Ash nunca perderia um Contest da May e Dawn, ou uma Performance da Serena. Com a Cloe, ele perdeu para batalhar contra o Wallace, algo que facilmente poderia ser combinado para depois do Concurso. Claro, foi uma estratégia do roteiro para impedir Ash e Serena de se verem logo e terem tempo para interagir, mas não deixou de soar meio estranho em termos de consideração. E esse é só um entre vários exemplos, sabe? O próprio ep da briga com Pikachu partiu de Ash fissurado em batalhar só com Riolu. Então, mesmo que Ash sempre tenha sido viciado em batalhas, acho que em Jornadas foi onde ele mais "perdeu a mão", onde isso ganhou mais importância acima de outras coisas que ele dava importância. Que foi justamente o que aconteceu em Snowbelle. Ele só queria vencer, tanto faz qualquer outra coisa, e resultou naquilo tudo. Acho que de forma menos extrema e idiota (kkk), o Ash de Jornadas carregou um pouco disso, nesse sentido.

    Que nada! Haha, eu adoro ler comentários longos. Aliás, eu quem agradeço por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  3. Eu não acho que falta personalidade ao Ash em série alguma. Ash Teve uma crescente gradual das gerações 1-4, depois ele relaxou um pouco em Unova, onde no último episódio ele decide que precisa voltar a ficar focado. Em XY vemos ele bem focado e mais sério, mas isso causou muito desgaste a ele, e em SM ele precisou de férias, e aprendeu a achar esse equilíbrio, o que deu resultados. E Jornadas ele parece estar num meio termo entre esses dois últimos Ashs, como Guilo comentou aí também.
    Eu sou da opinião que o problema de XY nunca foi o Ash, e sim seus companheiros. Sei que é uma opinião completamente impopular e controversa, mas pra mim, quem leva a série um pouco para baixo é a Serena. Eu gosto dela e de seu potencial, e a cena na neve é o ápice dela para mim, mas foi decepcionante levar três temporadas pra no final das contas ela terminar onde a May e a Dawn começaram. Se ela viesse antes das duas seria um pouco melhor. Eu acho que o "romance" com Ash ajudou a dar um up nela, mas ao mesmo tempo, eu sinto que ela só está ali na maior parte do tempo, de escanteio, para ser esse interesse amoroso. Eu gosto da parte que ela enfrenta sua mãe e quer se decidir sobre o que fazer, mas eu sinto que teve muito potencial desperdiçado ali. Sei que é uma opinião impopular mas eu acho que uma parte desse "vazio" que XY pode passar, se deve talvez a falta de de arcos mais interessantes para Serena e até o Clemont. Por incrível que pareça, a Bonnie acaba sendo uma personagem essencial para o final da série de XYZ, e me fez gostar bem mais dela. Ela é o Max melhorado, digamos assim. Mas gosto dos personagens, só que por algum razão sinto que os rivais são bons, os vilões são bons, o professor da região é ótimo e a maioria dos líderes de GYM funcionam, então onde está o problema em relação a personagem? Aí eu pensei e cheguei a essa conclusão. Nos companheiros de Ash, por incrível que pareça. Eles tem momentos, mas seus arcos podem deixar a desejar para mim.
    Bela postagem, adorei!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo apoio em relação ao vídeo.
    Sobre os amigos do Ash de Kalos, eu acho que pode ser pelo fato de XY ter sido a única das séries Pokémon que não acompanhei enquanto saía. Aí eu sempre senti essa série com um hype muito grande em comparação com outras, e depois de assistir, eu concordo que é uma das melhores séries, e certamente a mais atraente no quesito visual e das batalhas, mas eu acho que esse hype externo fez mal pra mim, porque acabei esperando mais da série do que ela me entregou. E acho que se deve ao tom shounen, que por si só já gera empolgação e atrai mais fãs. No final, eu prefiro muito mais XY que Jornadas, por exemplo, mas DP continuou sendo minha favorita, e apesar de SM ser menos épica que XY, no final me deu uma sensação de fechamento e completude maior que XY. Mas de novo, é uma ótima série e acho a temporada XYZ uma das três melhores temporadas de pokémon com sobras, sem sombra de dúvidas. Acho que os companheiros de Ash dessa região acabaram sofrendo com minhas expectativas, e pelo fato de eu não ter esse apego grande a eles, por ter maratonado a série, ao invés de ver semanalmente, o que faz diferença. Sobre a Serena cortar o cabelo, me lembrou a Sakura em Naruto, onde ela faz a mesma coisa e passa a assumir um lugar de mais atitude. E voce comentou um ponto muito interessante que eu nunca havia pensado. A Dawn, a Misty e a Iris já eram personagens com objetivos claros, então isso nos faz sentir que sua evolução é mais constante. A May cresceu muito ao longa da série Advanced e a Serena foi aquela que passou a série descobrindo o que queria fazer e quem ela devia ser, acho que por isso passa essa sensação de pouco progresso, a meu ver. Se bem que é como a vida, né. A gente nem sempre sabe o que quer ser e o que fazer, acontece com a maioria das pessoas. Inclusive comigo kkkk. Outra coisa, acho que o fato de ser uma série tão focada em batalhas e ela mal batalhar, é algo que me chamou a atenção tbm. Estávamos acostumados com as companheiras do Ash batalhando, todas elas. Aí as últimas três vieram pra mudar isso, o que faz sentido de acordo com os objetivos delas. Mas acho que senti falta. Sei lá, estou tentando entender qual é a razão de eu sentir isso com esses personagens kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Esses fatores externos influenciam muito. Comigo a influência foi contrária. Eu só assistia Pokémon dublado, pela tv, mas começou a chocar com o horário das minhas aulas, por isso não estava acompanhando direito. Para completar, isso foi bem na época de BW, quando o anime ficou mais "morno". Ainda assim, foi mais o horário do que o enredo que me afastou. Sendo que foi justamente pouco depois que me mudei para o continente e descobri que tinha começado uma série nova no Japão, que seria XY. Comecei a acompanhar legendado justamente em Kalos, quando me aproximei do anime de novo, por isso tem uma influência muito grande no meu afeto. Lembro até hoje como ficava superansioso, esperando o próximo ep. Já SM foi quando eu entrei na Pokémothim, além de que o tom mais leve dela tem meu coração todinho. 🤩

    Sim! Eu me lembro de ter pensado isso da Sakura, porque, apesar de não acompanhar Naruto, dois primos acompanhavam e sempre me contavam sobre, por isso sabia desse corte de cabelo da personagem. Esses dias vi até um vídeo de Avatar também, falando sobre os cortes de cabelo nas diferentes fases do Zuko e seus simbolismos.

    Justamente! A Serena ter demorado a se descobrir é algo que atrapalhou bastante. Foram quase 50 eps, se não me engano... Basicamente 1/3 da série. E eu te entendo completamente. Haha Hoje mesmo eu tava vendo uma proposta de emprego totalmente fora da minha área, porque, às vezes, parece que eu quero fazer um pouco de tudo.

    E, sobre as batalhas, eu não considero uma Pokégirl fora do ciclo das batalhas um problema, já até escrevi sobre isso, mas, desde a Serena, não tivemos nenhuma que tenha se destacado nesse quesito, o que acho ruim, considerando o todo. Não falo nem do sonho em si, porque, mesmo sendo Coordenadoras, May e Dawn batalahavam bastante. Serena realmente batalhou pouquíssimas vezes, e a maioria delas foi contra a Equipe Rocket. Sei lá, deve ter sido 75% das vezes. Depois, vieram as garotas de Alola. Lílian e Lulú eram péssimas em batalha, exceto pela Tsareena que era naturalmente destruidora. A Lana foi a exceção, que, aos pouquinhos, foi se mostrando cada vez mais forte e interessada nas lutas, com o ápice sendo na Liga Alola. Mas, chega Jornadas e não desenvolve isso. Pelo contrário, Lana parecia tão nem aí para batalhar quanto Mallow e Lillie. E Cloe, novamente, nem se fala. A mensagem dela é realisticamente fantástica, e ela evoluiu muito enquanto pessoa na sua relação humano-Pokémon, mas a trama do personagem ser não precisar escolher um objetivo é muito prejudicial para o crescimento dele na série, porque parece ser inexistente. Kkk

    Eu acho que você não precisa quebrar a cabeça com isso. Você só não conseguiu se conectar com o pessoal de Kalos e tá tudo bem. Acontece. Particularmente, sou alguém que faz análises o tempo todo, por isso gosto de entender porque sinto determinada coisa por tudo, seja uma série, um personagem, uma lembrança, uma pessoa. Gosto de saber exatamente o que me faz sentir indiferença, desconforto, um afeto muito forte que nem vi ser construído e não me parece fazer sentido. Mas, às vezes, a gente só precisa aceitar e normalizar. Kkkk

    ResponderExcluir
  6. Exatamente. As vezes é difícil explicar mas acaba sendo puro afeto ou falta dele, e tá tudo bem. Sim, eu acho que esse 1/3 da série onde a Serena apenas "estava lá" foi o que deu essa sensação de estagnação, principalmente no começo da série. Deve ter sido legal acompanhar essa série junto enquanto saía.
    Mudando um pouco de assunto, você viu aquela imagem que algum produtor do anime pokémon da primeira geração publicou um tempinho atrás, mostrando qual seria o time do Ash na Liga Indigo originalmente? Eu só vi esses dias e pirei. Originalmente ele ia ter uma baita equipe. Provavelmente mudaram no meio do caminho porque perceberam que ele continuaria na segunda série. Com aquele time ele poderia vencer a liga ou pelo menos chegar numa final ou semi final.

    ResponderExcluir
  7. Isso me é familiar, mas confesso que não lembro agora se realmente vi. 🤔 Você teria aí?
    Apesar de que, se a gente parar para pensar, a Liga Kanto não foi tão difícil assim, até onde vimos. Ash perdeu pelo roteiro, no sentido mais literal, não para o Ritchie. Fizeram a Equipe Rocket enfraquecer os outros Pokémon dele, para que só pudesse usar o Charizard teimoso, que não quis lutar. 😅

    ResponderExcluir
  8. Puts, eu não tenho a imagem. Mas além de Kingler e Muk, que estariam com o professor, a equipe de 6 seria composta por Pikachu, Charizard (Provavelmente obediente), Pidgeot, Venusaur, Tauros e Squirtle, o único que nunca iria evoluir, além do Pikachu, claro. Isso só confirma que originalmente, o Bulbassauro iria evoluir naquele episódio do jardim misterioso. Duvido Ash perder para o Ritchie com qualquer combinação dessa equipe. Foi como você falou, o roteiro precisou disso. Mas até fez certo sentido, porque o Ash de Kanto em nenhum momento foi u grande treinador. O Charizard só obedeceu ele contra o Magmar porque ele o queria enfrentar, e não para agradar o Ash. E ele "ganhou" metade das insígnias dele, ao invés de conquistar elas. E ele deu sorte do Kingler evoluir naquela primeira batalha, e do Muk não ser afetado pelos ataques da Bellsprout. A Misty avisou ele muitas vezes, mas ele se recusou a ouvir. Ele não treinou quase nada para a liga naquele pequeno arco filler antes da competição, só passeou. O pior é que fez total sentido ele perder. O que é extremamente frustrante é o fato de como ocorreu. Ele não perdeu porque Ritchie era muito melhor, mas sim porque a ER desgastou seus Pokémon, e ele foi incapaz de domar seu Charizard. Acho aquele episódio muito ruim, mas a derrota em si até foi coerente com a construção, o problema foi a maneira como executaram. Não sei o que pensa sobre, mas é como vejo essa derrota. Agora, com essa equipe que falei no começo da postagem, ele iria bem mais longe.

    ResponderExcluir
  9. Com a sua descrição, isso me parece ainda mais familiar, mas ainda não sei se é minha mente me enganando. kkkk É interessante pensar porque mudaram de ideia sobre a evolução do Bulbasaur. Talvez pela simples aparência. Charizard, como um dragão completo, visualmente, é muito comercial. Talvez, tenham achado que o Bulbasaur fofinho valeria mais a pena comercialmente. Ou então, era mais fácil de desenhar também, existem muitos possíveis fatores.

    Penso exatamente isso que você colocou. Fazia total sentido Ash perder a Liga Índigo, mas poderia ser de uma forma melhorzinha, pelas mãos de um treinador bom. Poderia ser até pelo Gary, deixando tudo mais tenso quando se enfrentassem de novo na Liga Johto, despertando insegurança no Ash. Isso me faz pensar que, ao meu ver, as únicas boas derrotas dele foram em Johto e Hoenn. Em Kanto fizeram isso com a Equipe Rocket, em Sinnoh do nada colocaram um cara cheio de Lendários, em Unova... (escreverei sobre isso na postagem do domingo kk), em Kalos Alain até teve uma construção pelos episódios especiais, mas ainda não me parece convincente o Charizard dele sair sem um arranhão daquela batalha, quando levou muito dano até de Pikachu.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, concordo e vou além. A de Hoenn pode ser uma das "aceitáveis", mas o Pikachu perder para um Meowth me incomoda muito kkkk. Até faz sentido porque ele derrotou o Metagross antes e estava cansado. O Tyson deveria ter sido construído ao longo de toda a série, assim como o Paul, tinha potencial ali. Já o Harrison eu aceito, porque ele veio para promover Hoenn e não apenas derrotar o Ash. Só por diversão vou rankear as derrotas do Ash em ligas.

    6 - Unova: Desgraça de batalha. Transformaram o Cameron no protagonista por um episódio. Ele tem uma evolução milagrosa durante a batalha e vence com um pokémon a menos. Pena que ele não é o Ash, né kkk E por que raios o Ash não usou o Krokodile? Desabafo kkk

    5 - Kanto: Novamente, faz sentido, mas a execução é muito pobre e poderia ser inesquecível se feito de maneira correta. Até seria usada como flashback para mostrar a evolução do Ash.

    4 - Kalos: Me deu vontade de deligar e parar de ver. Não fez sentido algum. Por mais forte que Charizard fosse. Certeza que os roteiristas só não quiseram fazer o Ash ganhar. E aquele Bisharp era apelão demais. A Goodra foi chamada de volta só para não derrotar nem um único pokémon.

    3 - Hoenn: Já expliquei acima. OK, mas frustrante.

    2 - Sinnoh: Foi absurdo? Foi. Dito isso, baita batalha. O Ash de Sinnoh era tão forte que precisaram criar o Tobias. Encaro como elogio kkkkk. E a liga Sinnoh foi onde comecei a acompanhar em japonês, pois não queria tomar spoiler de Ash VS Paul. Quando vi que Ash derrotou Darkray eu vibrei, e logo depois o Latios aparece. Pior que achei demais na época. Talvez um placar 6X3 fosse mais justo, mas ok.

    1 - Johto: Até hoje é a única derrota em liga que achei digna 100%. Qualquer um poderia ter vencido. E até hoje me lembro de sentir aquela sensação de tristeza por Ash perder, mas estar orgulhoso dele. Muito bom.

    ResponderExcluir
  11. E eu não nego. Kkkk Lembro quando assisti essa liga pela primeira vez. Eu falei isso porque, querendo ou não, um Meowth bem treinado não é algo de outro mundo, já que temos um Pikachu bem treinado. Então, não acho um absurdo em termos de lógica, mas de gosto pessoal... Eu detesto. :') Aliás, concordo sobre o Tyson também, ele simplesmente brotou ali, igual Ritchie, mas colocado como bem mais experiente que ele.

    Essa batalha contra o Cameron foi um surto coletivo, só pode. Kkk E, poxa, Unova já estava sendo tão criticada no anime. Quem achou que derrotar o Ash assim seria bom? Vou tentar responder isso domingo, mas vai ser difícil. Kkkk

    Nossa, um flashback disso no Torneio dos Oito Mestres seria perfeito!

    Sim! Eu odeio como trouxeram Goodra de volta para nada. E o Charizard indestruível... Engraçado que em Jornadas ele deixou de ser tão fácil. 😅

    A batalha contra o Tobias é boa mesmo. Na realidade, apesar de isso ter tido seu lado negativo, usar os Pokémon antigos na Liga Sinnoh foi tão bom! Sceptile voltando com maestria, acho isso maravilhoso. E também queria pelo menos um 6x3.

    Pois é. E o bom da derrota de Johto é que, mesmo que triste, você consegue se convencer de que fez sentido. Não é igual às outras que você fica com um gosto amargo, como se soubesse que Ash com certeza venceria, mas isso não aconteceu.

    ResponderExcluir
  12. Outra coisa irritante da derrota de Unova, é que Ash nem chegou a enfrentar o Virgil, que brotou ali como o novo Ritchie, Harrison, Tyson, Tobias. Sabíamos que ele venceria a liga provavelmente, mas Ash perder para ele numa semifinal seria muito mais digno que nas quartas para o treinador mais burro da história kk.

    Até hoje eu teorizo sobre qual seria a equipe completa do Tobias kkkk. Não sei porque, mas sinto que o terceiro pokémon dele seria ou um dos Pássaros Lendários, como o Zapdos, ou um dos Cães Lendários, como o Entei. Só palpite mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, sim! Seria até legal ver Ash batalhar pela primeira vez contra um time completo só de Eeveelutions. Uma pena...


    Faz sentido, já que são do grupo de Lendários "menores", e ele já tem um Pokémon de Sinnoh e Hoenn no time. Quando vê, Tobias era cheio de Pokémon normais e mal treinados + Latios e Darkray. 😂

    ResponderExcluir
  14. Diogo Afonso05/08/2023, 22:02

    Se fosse pra dizer uma série que o Ash tá "fora de si" é em Jornadas, não sei se é só eu mas eu tenho uma sensação estranha com o Ash nessa última série, eu sinto que ele tá bem genérico e "estático", ele ainda continua bem animado e se empolgando com qualquer coisa mas para por aí, não sei se é porque ele não possui um GRANDE arco de personagem nessa série mas eu realmente acho que o Ash de Jornadas é o mais sem personalidade de todos

    ResponderExcluir
  15. Eu concordo. Para mim, o Ash tá mais descaracterizado em Jornadas. No segundo ano da série, tinha feito já uma postagem sobre isso. O que não significa que, em alguns episódios particulares, não o representem de forma legal, mas, como um todo, o Ash de Jornadas me parece o mais genérico.

    Agradeço por deixar o seu comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  16. Como um fã de shounem considero XY e Z uma das melhores séries de Pokémon, foi o ápice da série depois de anos sem dúvidas, um pouco da mudança de personalidade menos infantil se deve ao teor da série e tinha funcionado ao meu ver, mas como nada é perfeito infelizmente não acabou ali, acho que nunca vou superar isso.
    O maior hate de Sun e moon não é nem a volta da personalidade extremamente infantil do Ash e sim o design, acredito que se o design fosse outro talvez a situação teria sido diferente ou não já que o final de xyz foi extremamente frustrante então iriam criticar qualquer coisa que fizessem depois.
    Mas de qualquer forma Ash é o Ash e gosto de todas as versões.

    ResponderExcluir
  17. Eu também gosto bastante de shounen, só acho que as pessoas exageram um pouco quando dizem que o Ash de XY é extremamente frio, perdeu aqueles traços animados dele, não trata bem os amigos. Puro hate. Ninguém é obrigado a gostar, mas não precisa mentir.
    Sim! Acho que o principal de Sol & Lua foi o design mesmo, mas, depois, muitos criticavam aqueles treinos que os Pokémon do Ash faziam só entre eles, às vezes até sem o próprio Ash, como se ele não estivesse tão focado nas lutas.

    Exato! Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  18. Ash frio e calculista, virou o Ayanokoji de classroom of the elite, nada haver kkkkk.
    Não lembro desses treinos, mas sei lá, pode ser que estava fazendo algo da escola, é uma boa desculpa.

    ResponderExcluir
  19. Haha
    Pior que não, muitas vezes ele estava em casa só comendo ou fazendo algo simples. Mas, faz parte da energia mais "dia a dia da vida comum" de Sol & Lua. Não é como se ele tivesse abandonado completamente as batalhas, como alguns colocam.

    ResponderExcluir
  20. De fato era mais slice of life.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar