logo

Pokémothim

As (Des)continuidades da Equipe Rocket ao Longo do Anime!


Olá, Thunders!

Como personagens presentes desde o início do anime, naturalmente houveram situações envolvendo o trio da Equipe Rocket que foram se perdendo, ou então nunca tiveram um final. Tendo isso em vista, o que os roteiristas deixaram no esquecimento em relação aos nossos malvados favoritos? Vale destacar que essa postagem foi sugerida pelo Diego Bonan. Desde já, agradeço pela ideia e desejo a todos uma excelente leitura!


Antes de tudo: muito se lê, hoje em dia, para as pessoas que têm questões contra Jornadas, que a série entregou mais reencontros do que todas as outras, o que, teoricamente, deveria fazer com que os comentários negativos fossem invalidados. No entanto, deve-se lembrar que Jornadas foi uma série de despedida do anime do Ash e de reencontros, por isso era, no mínimo, seu dever trazer mais deles do que as outras. Como isso foi feito e o que ficou de fora é, sim, algo passível de crítica positiva ou negativa, porque nenhuma outra série de propôs a isso, o que faz essa comparação de "Jornadas entregou o que outras não, por isso com toda certeza é boa" ser bem questionável. Ainda assim, os pontos aqui colocados não se resumem a ela, embora fosse também a série ideal para recuperar o que "se perdeu ao longo do caminho".

Sendo assim, vamos lá! O que Jornadas fez com a Equipe Rocket? Deu a eles um sistema para usar Pokémon aleatórios ao longo dos episódios, mais como complemento na apresentação dessas mesmas criaturinhas para o novo público do que de fato para fazer algo legal com eles. Não serei injusto, tiveram feitos muitos bons em relação ao trio e continuidades, como o desfecho para Cassidy e Butch, reencontro com os Pokémon de Alola e recuperação dos Pokémon mandados para o Quartel General. No entanto, esse último ponto poderia ter sido feito desde o começo de Jornadas e, convenhamos, o final deles foi péssimo, porque, literalmente, não mudou em nada o que eram no fim do primeiro episódio em que apareceram. Em uma análise geral, Jornadas, sem dúvidas, foi uma das piores séries para o trio, de forma que Jessie nem mesmo fez qualquer captura, o que também não significa que não houve pontos bons para eles.

Ainda assim, como personagens tão queridos pelos fãs, o que foi esquecido sobre eles, ao longo das séries do anime, que Jornadas não trouxe de volta? Começando pela Jessie e sua mãe, a Miyamoto. Até a série Diamante & Pérola, quando a continuidade no anime era mais natural, tínhamos detalhes do passado do trio sempre sendo explorados, o que incluía a sofrida infância de todos eles. Capanga favorita da Madame Boss (mãe de Giovanni) e uma agente Classe A da Equipe Rocket, Miyamoto foi a primeira a obter evidências concretas do Mew, o que a fez ser mandada em uma missão para capturá-lo. Querendo conseguir dinheiro para sustentá-las, a Rocket deixou sua filha em um orfanato e aceitou a tarefa, mas, ao encontrar o Mítico, ele se recusou a seguir com ela e a deixou ser pega por uma nevasca. 

Embora Miyamoto tenha sido dada como morta, Giovanni relatou que seu paradeiro era desconhecido, uma vez que fez relatórios posteriores ao acontecimento com Mew, provavelmente estando até hoje atrás dele. Isso tudo foi retratado no especial de rádio "O Nascimento de Mewtwo", que antecedeu o lançamento do primeiro filme no Japão, em 1998. Porém, o anime do Ash terminou em 2023 sem revelar esse mistério, muito menos nos entregou um reencontro entre Jessie e sua mãe, descobrindo que está viva. Por sinal, as situações com Mew em Jornadas só tornavam tudo mais conveniente para isso, o que não foi aproveitado, infelizmente, e essa seguirá como uma eterna ponta solta ao lado do tão falado pai do Ash que todo mundo sabe que existe, mas nunca sequer apareceu.

Outro tópico sobre a Jessie que seria muito interessante de retornar é a sua doce amiga Blissey. Descobrimos no episódio "A Ignorância É uma Blissey!", da época de Johto, que, quando jovem, a ladra da Equipe Rocket deixou sua casa para se tornar uma enfermeira, mas foi enviada para uma Escola de Enfermagem Pokémon, responsável por preparar Chansey, não humanos. Ainda assim, Jessie se mostrou bastante habilidosa e ajudou uma Chansey atrapalhada a conseguir se formar, embora sua óbvia ausência de golpes, como a Canção, fizeram que fosse reprovada e deixasse o local no dia da formatura. Antes de partir, ganhou metade do pingente de formatura em forma de ovo da Chansey como lembrança. No episódio em questão, Jessie a reencontra como uma Blissey, acabando por colocá-la em problemas, mas fingem ser inimigas para safá-la. Desde então, nunca mais a Rocket reviu sua amiga.

Em termos de comportamento, um traço marcante e bastante engraçado da Jessie desapareceu no decorrer do anime: sua rivalidade com as companheiras de viagem do Ash. Ela existiu seguidamente pelas três primeiras garotas: com Misty tinha grande força, principalmente pela personalidade parecida de ambas, mais esquentadas e nada modestas em termos de beleza, embora não muito reconhecida por isso pelos seus amigos; com May, pelos paralelos (a exemplo das Beautifly e Dustox, ou da disputa para capturar Skitty) e rivalidade nos Concursos Pokémon; e Dawn, também majoritariamente pelos Concursos, até porque, na região de Sinnoh, Jessie se tornou uma competidora bem mais notável. Essa rivalidade gerava cenas hilárias e trocas mais constantes entre as personagens femininas. Porém, simplesmente deixou de ocorrer dessa forma. Mesmo com as semelhanças entre Iris e Misty, a Pokégirl de Unova não rivalizou muito com Jessie, assim como as de Alola e Cloe, em Jornadas

Quem trouxe um pouco dessa rivalidade de volta foi Serena, por Jessie ter desistido dos Concursos após a derrota no Grande Festival de Sinnoh, mas se dedicar às Exibições Pokémon em Kalos. Com Serena, não foi nem perto do nível das outras, mas já foi uma recuperação memorável dessas rixas. E qual seria o provável motivo para esse traço ter desaparecido? Evitar retratar rivalidade feminina, diante das discussões mais atuais? Creio que não, até porque, em Sol & Lua e Jornadas, Jessie passou a ter Matori como sua grande inimiga. Provavelmente, os diretores dessas séries e de Preto & Branco apenas não quiseram investir nessas interações específicas com as Pokégirls, vez ou outra apenas fazendo algo pontual.

Na passagem de Jessie para James, é válida a menção de alguns Pokémon: Lickitung e Victreebel. Ambas as criaturinhas não voltariam para os treinadores, claro, já que a primeira arrumou um novo treinador e a segunda se apaixonou por outro Victreebel pego e liberado por James, vivendo juntos. Acontece que a forma como deixaram a Equipe Rocket foi tratada como engraçada, mas, parando para pensar, é horrível! A primeira captura mostrada do trio, Lickitung, foi acidentalmente trocada pelo icônico Wobbuffet, mas Jessie em momento algum queria deixá-la. Com Victreebel foi pior ainda, porque James foi forçado a trocá-lo por seus amigos, sem que realmente quisesse fazer isso. Ou seja, ambos os Pokémon mereciam um reencontro em algum momento com seus antigos treinadores, e Jornadas teria sido a série perfeita para isso.

Outra dupla que foi injustiçada foi a dos queridos Arbok e Weezing. No episódio "Um Ego Roubado!", da série Rubi & Safira, os primeiros Pokémon de Jessie e James enfrentaram Rico, um Caçador Pokémon que queria capturá-los. Arbok e Weezing acabaram se envolvendo mais com a situação para salvar suas pré-evoluções pegas pelo vilão. No meio do processo, vendo que não teriam chance, o trio da Equipe Rocket lutou com o próprio corpo contra um Tyranitar, para que Arbok e Weezing salvassem os outros e fugissem para estarem seguros. Chorando, a dupla aceitou fugir, já que seriam separados de qualquer jeito, caso ficassem e fossem pegos por Rico. E esse reencontro seria muito merecido porque ambos os Pokémon nunca escolheram realmente deixar seus treinadores, eles foram obrigados pela situação, resultando em uma das cenas mais tristes de todo o anime. 

E que tal mencionar o perturbador núcleo familiar de James? Introduzidos no episódio "Sagrado Matrimônio!", da série Original, os pais de James foram apresentados como dois aristocratas que queriam a todo custo casar o filho com Jessebelle, sua antiga paixão de infância e doppelgänger da Jessie, para dar prosseguimento à linhagem. Acontece que James se desencantou com a moça, principalmente por sua personalidade mandona, além de ela detestar seu Pokémon e único amigo de infância, o Growlith apelidado de Growlie; que, por sinal, foi o responsável por ajudá-lo sempre que reencontrava a prometida noiva. A última aparição desses personagens foi em "O Tesouro É Todo Meu!", novamente na série Diamante & Pérola

Depois disso, somente a voz da mãe de James foi ouvida em um flashback em Kalos e Jessebelle foi referenciada pelo personagem em Pokémon Masters EX, como uma lembrança ruim. Seria mais do que justo Jornadas, especialmente por se passar em Kanto na maior parte do tempo, dar um fim a essa história. Os pais do James poderiam finalmente aceitar que seu filho não quer se casar com Jessebelle e a moça arrumaria outra paixão. Quanto ao Growlie, é mais complicado, porque ele quis se juntar ao time do James, mas, por representar suas puras memórias de infância, o ladrão não quis que se associasse à Equipe Rocket. De qualquer modo, um reencontro cairia mais do que bem. 

Em "O Pequeno James!", da série Rubi & Safira, conhecemos Nany e Pop-Pop, um casal de velhinhos que servem como cuidadores de uma das inúmeras casas de férias dos pais ricos do James. Com eles que o Rocket se sentia mais confortável, quando criança, gostando de como o permitiam ser livre e cuidavam dos Pokémon feridos. Estando com seu Chimecho ferido, James resolveu deixá-lo com o casal, antes de partir com Mime Jr. em seu lugar. Como nos outros casos, a última menção e lembranças deles foi na série Diamante & Pérola. Visto que Chimecho foi deixado para trás para se recuperar de uma doença, com toda certeza James deveria ter voltado para aquela casa de férias e recuperado seu Pokémon, aproveitando para rever os idosos que realmente o criaram enquanto alguém de bom coração. Novamente, Jornadas era a ocasião perfeita para o reencontro, mas não aconteceu.

Mais um personagem marcante que deixou de aparecer após a série Diamante & Pérola foi o Vendedor de Magikarp. Desde que James o conheceu à bordo do St. Anne, na série Original, o personagem voltava vez ou outra, nas suas repetitivas tentativas de enganar treinadores desavisados. Apesar de ser conhecido por vender Magikarp com valores absurdos, também vendia Pokémon mais comuns fingindo serem raros e outros objetos com falhas, como uma máquina de evoluir Pokémon. Na realidade, na época de Preto & Branco, ele até apareceu na Feira de Kanto que aconteceu em Unova, no episódio "Uma Reunião Acalorada!", assim como participou do Festival de Sinnoh, em Canalave, na parte 1 das Crônicas de Arceus, de Jornadas. Em ambas as ocasiões, o golpista tentava vender seus Magikarp. No entanto, nem de longe foram participações como as anteriores, o que é, no mínimo, estranho, já que o roteirista responsável por todas as suas grandes participações, Yukiyoshi Ōhashi, continuou roteirizando até a série XY.

Agora, tratando de um costume do James, o personagem era reconhecido como um colecionador nato de tampinhas nas primeiras séries. Não apenas delas, também gostava de usar cartas, por exemplo, mas as tampas eram o seu destaque. O afeto do ladrão era tanto que ficava destruído quando algo acontecia com elas, o que, por sinal, ocorria com frequência, sobretudo pelo pouco caso que Jessie e Meowth faziam do hobby do amigo. Acredito que desde a série Preto & Branco esse detalhe foi se tornando menos frequente. Ainda eram feitas referências a esse traço colecionador nas demais séries, principalmente em Alola, como o baú de tampinhas achado pelos Meltan ou a Bola Luxo que Jessie pegou dele para capturar Mimikyu, mas se tornaram ocasiões cada vez mais raras. Para ser preciso, em Jornadas existiram duas amostras, mas nenhuma se referindo às tampinhas, apenas a Poké Bolas especiais.

Aproveitando que Meowth foi citado, e o de Alola? No episódio "Agindo como se Espera!", da série Sol & Lua, depois de ser levado para a base da Equipe Rocket no lugar do Meowth do trio, Jessie e James se animaram com a possibilidade de usar o Movimento Z do tipo Noturno com ele, mas o gato de Alola se mostrou muito mais interessado em Giovanni, ao vê-lo por uma chamada de vídeo. Depois de um tempo, é revelado que o Pokémon passou a pertencer a Matori e tinha o plano de substituir o Persian do chefe da Equipe Rocket, assim como o Meowth, o que só intensificou a rivalidade deles. Desde então, o Meowth de Alola passou a ser visto sempre que Matori aparecia na série Sol & Lua. Mas, tão recente quanto apareceu foi o seu sumiço, já que, em Jornadas, não deu qualquer sinal em todas as aparições da sua treinadora, tornando-se uma rivalidade abandonada do Meowth da Equipe Rocket.

Um primeiro comportamento que o gato falante foi perdendo, e que começou a aparecer na série Rubi & Safira, foi o de imaginar as reações de Giovanni ao ganhar os resultados dos seus planos mirabolantes. Meowth devaneava com a sua promoção para gato favorito do chefe, levando Jessie e James a também pensarem em suas promoções. Esse costume, que aparecia quase sempre, começou a surgir menos. Ainda existe outro comportamento que diz respeito às fantasias. De forma geral, os disfarces da Equipe Rocket incluíam uma variedade maior de profissões antes, e com bastante frequência Jessie e James se travestiam dos sexos opostos. Já Meowth gostava de se passar por outro Pokémon, o que também foi sendo substituído cada vez mais por ele fingindo ser um humano, embora isso também acontecesse desde o princípio em menor frequência. A nível de curiosidade, em Jornadas, Meowth não se fantasiou como nenhum outro Pokémon e só imaginou as gratificações de Giovanni uma vez. Como extra, menciono a Meowzie, que, apesar de ter sido recordada na série de despedida, poderia ter feito uma reaparição física, para resgatar de forma mais sólida o passado do Meowth. 

Jessie, James e Meowth são alguns dos personagens mais queridos do anime. Não por nada, já que estão presentes desde o início e foram com Ash até o final da animação. Qual dessas continuidades mais fez falta para vocês? Conseguem pensar em alguma outra? E quem do trio é o seu preferido? Particularmente, apesar de gostar do Meowth, fico entre a Jessie, por achá-la muitíssimo engraçada, e o James, pelo coração gigante. Mas, adoraria saber suas opiniões!


Leiam Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

17 comentários:

  1. Excelente texto.
    Adoro esse trio, e acredito que seus dois ápices foram em DP e SM. Sinto falta da rivalidade de Jessie com as "pirralhas" Hahaha. Amava esse lado Jessebela dela. E James sempre foi bem querido e desenvolvido até um certo ponto, pelo menos. Já Meowth é meu favorito kkk. Responsável por um dos melhores episódios de Pokémon até hoje pra mim, o Vá Para Hollywood Meowth. Sempre senti nele o sentimento de tristeza oprimida.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!! Que bom que gostou! ^-^

    Sim! Enquanto trio, eu concordo que DP e SM foram as melhores temporadas para a Equipe Rocket. No individual, eu dou o crédito para Jessie em outra série. Inclusive, desde ontem de noite estou reassintindo vários episódios justamente por isso (eu acho que vi uns 30 ou mais kkkk). Parei para notar um detalhe sobre ela que é fantástico, mas nós fãs raramente comentamos sobre. Terminei agora de analisar, mas ainda falta editar. Kkk Talvez eu lance no próximo domingo, já que estou com vontade de escrever mais duas postagens essa semana e não sei quais sairão de fato nessa sexta e domingo ainda.

    Esse episódio em Hollywood é marcante demais! Inclusive, inicialmente, um dos protagonistas da minha história original de Pokémon seria de lá. Se não me engano, a cidade ainda aparecerá na minha história, mas como cenário do final do primeiro arco.

    Mas, uma coisa que acho legal comentar com você, já que sei que gosta: entre esses vários episódios que assisti, veio uma sensação tão boa com DP. Eu não acho que DP é perfeito como a maioria dos fãs, apesar de respeitar a opinião. Um exemplo é o desenvolvimento do Torterra indo para o ralo depois que decidiram dar maior foco para Infernape como inicial do Ash na região. As derrotas consecultivas da Dawn também. Em termos de desenvolvimento, são muito positivas. Sério, eu tava reassistindo, e os roteiristas fizeram escolhas tão boas para desenvolver os personagens. Em tempos tão bons. Depois de experimentarem os Concursos com a May, o que eles fizeram com a Dawn, dividindo melhor o tempo, aperfeiçoando alguns detalhes, dando maior frequência para que a Dawn pudesse perder e ter fases triste além da vitórias, desenvolver bastante os rivais dela tendo vitórias também. Isso só deixa mais gritante o quanto eles terem feito a Serena demorar 50 eps para descobrir as Exibições empobreceu o desenvolvimento das suas rivais e encurtou seus "arcos tristes". Contudo, em termos de convencimento, as perdas da Dawn soam estranho. Tipo, uma ou outra dá até para aceitar, mas tem derrotas ali que Dawn foi bem melhor do que a maioria dos participantes, se não que todos, e aí ela não passa nem da primeira fase? Acho que eles poderiam ter feito ela ser menos talentosa no início para ficar mais crível, porque ela é uma máquina de combinações. Mas, enfim, essa energia de DP é muito boa e, como escrevi, eles têm escolhas muito bacanas para o rumo da história e desenvolvimento dos personagens. Até mesmo em questão de ship. Eu, particularmente, detesto o Contestshipping (May x Drew) e o Puenguinshipping (Dawn x Kenny). Pode me julgar. Kkk Eu nunca simpatizei com o Drew (e ele é o personagem preferido do amigo da Mothim que mais converso kk). A surpresa para mim foi que, mesmo quando reassisti todo o anime em 2017, não tinha percebido o quanto Kenny era chato (para mim). Com todos os episódios que vi hoje, eu o achei insuportável. E ambos os ships são semi-canon, já que têm indícios concretos de que os personagens se gostam, principalmente por parte de May e Drew, com eles corando com maior frequência um com o outro, enquanto entre Dawn e Kenny é algo muito mais por parte dele. Eu lembrava de gostar deles como ship até, mais por ter sido explicitado a possibilidade de terminarem juntos (na despedida deles) do que pela relação em si. E acho que assistir esses episódios com destaque para os "casais' foi menos torturante para mim em DP, por conta da maior neutralidade da Dawn. Até porque a relação de rivalidade dela é bem mais trabalhada com a Zoey, o que não dá tanto espaço para ela e Kenny serem desenvolvidos. Ainda assim, as minhas próximas futuras postagens sobre ships provavelmente serão sobre esses, que, eu gostando ou não, são os mais prováveis pares das duas Coordenadoras. 😅

    ResponderExcluir
  3. Sinto falta da equipe rocket na época BW até a liga Pokemon, não é impossível a equipe planejar outros planos, agradar o chefe e pensar em capturar pikachu, não consigo engolir eles sendo bobao a cada episódio até o fim de DP, crônicas mostrou eles agindo com seriedade até um X momento, ao menos queria entender o do porque deles sem ser tão Infantil (sem esee Negócio de alívio cômico essa eu sei)

    ResponderExcluir
  4. É um desenho infantil amigo, quer ver uma Equipe Rocket melhor e vilanesca, vá para o mangá, lá eles até mat4m Pokémon. O mangá é focando em um público alvo mais velho que do anime.

    ResponderExcluir
  5. De ser de criança não quer dizer que eu não posso desejar que aconteça uma determinada situação

    ResponderExcluir
  6. Estou ansioso para ler. Eu queria compartilhar com você que em breve teremos vídeos de Pokémon no canal. Tenho umas ideias de vídeos sobreo Lore da franquia e estou trabalhando naquela reescrita que mencionei uma vez pra você. Tenho alguns roteiros prontos e estou começando a gravar e editar esses vídeos, mas quero ter alguns prontos antes de começar a lançar eles, pra ter uma vantagem caso eu precise fazer uma pausa, sabe. Queria compartilhar isso porque sei que vai ficar animado e eu mal posso esperar para poder lançar esses vídeos. Imagino que na reta final de setembro eu deva começar a publicar conteúdo de Pokémon novamente, porque essas próximas emanas já estão com a agenda do canal cheia para Avatar e One Piece.

    E sobre DP, que legal que está reassistindo. Eu adoro essa sequência de derrotas da Dawn, embora não perfeita, como mencionou, mas acho uma escolha narrativa muito boa, e a copa Wallace foi muito impactante para ela. Na verdade, o que me fez me apaixonar por DP, foi a insana sequência de arcos memoráveis. Na reta final da primeira temporada dessa série, temos a competição de batalhas em dupla, onde o Paul se desfaz do Chinchar. Aqueles episódios são tão bons, e já emenda com as derrotas da Dawn, que começaram até antes disso, se não me engano. Aí temos a convergência dos arcos do Ash e da Dawn, porque ele começa a experimentar os concursos para aprender coisas novas, e a Dawn tem aquela batalha com a Maylene, que a ajudou a melhorar um pouco antes da copa Wallace, e antes disso ainda, tivemos a troca do Aipom e do Buizel, que foi excelente. Detesto o Anbipom ter partido, DETESTO. Mas achei a troca entre Ash e Dawn uma excelente escolha e fez sentido para os Pokémon. E sobre o Torterra, eu concordo. Na verdade, eu acho que o Ash deveria ter pego aquele Hippopotas e o Snover, ao invés do Turtwig. Ash ter mais de um inicial funcionou poucas vezes pra mim. Mas eu gostava dele até largarem seu desenvolvimento. Sem falar que tirar o Torterra da equipe facilitaria com a fraqueza contra o tipo gelo. Quatro dos Pokémon do Ash tinham essa fraqueza em Sinnoh. Assim como em Kalos a fraqueza ao tipo elétrico era latente.
    E eu adoro o Drew kkkkk. Mas detesto o Kenny também kk.

    ResponderExcluir
  7. Talvez seja só porque eles são infantis mesmo. Não defendendo, mas buscando uma resposta para a sua pergunta. Existem pessoas que não amadurecem muito as ideias. E Jessie e James, ao que tudo indica, são muito jovens, já que eles se ofendem sempre que alguém os chama de velhos. Quando o James se fantasia de Norman e um menino diz que ele é bem velho (já teria uma filha), o Rocket retruca que é bem mais novo que o Norman, por exemplo. Bem, às vezes, é só isso, eles não amadureceram intelectualmente mesmo kk, porque suas vivências não permitiram isso acontecer.

    Mas, eu lembro que teve um pessoal que aceitou bastante a nova personalidade deles, em BW. Eu confesso que estranhei, porque achei uma mudança bem abrupta, mas não necessariamente desgostei. Estava interessado para ver o que ia se seguir dali. No fim, não deu em nada. Kkk

    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  8. Que notícia maravilhosa! Eu certamente acompanharei tudo! *-*

    Pois é. Existiam trocas de aprendizagens muito boas entre Ash e Dawn. Isso é fantástico! E a competição de batalhas em duplas é megamarcante também. Isso é fantástico. Sobre o Ambipom... Melhor não comentar. 😂 Eu até cogitei fazer uma postagem só sobre a Copa Wallace, mas, por enquanto, ainda não estou no impulso de colocar a ideia para frente. Sendo que ela é incrível. Temos o Wallace aparecendo, o que, por si só, já é legal; Ash participando e caracterizado; o retorno da May com novidades no time (e, nossa, a apresentacão dela com Wartortle é uma das mais lindas de todo o anime – inclusive, amo a roupa dela, meio indiana kkk); Dawn escapando da maré de derrotas no meio de um evento tão grande. Enfim, eu acho a Copa Wallace o ACONTECIMENTO dos Contests no anime. Kkk No sentido mais grandioso que o termo pode ter. 😂

    Ah, sobre a Aipom também, concordo que a troca fez sentido. Inclusive, reassistindo, o Ash conhece Aipom justamente durante o Grande Festival de Kanto, que May participou. Sendo um possível indício desde o início que ela se interessava pelos Concursos, porque estava ali reparando no que os coordenadores faziam.

    Eu tenho grande carinho pelo Torterra, mas concordo. Para mim, os muitos iniciais só funcionaram em Kanto e Alola. Em Johto, apesar de gostar de todos também, acho que ficavam ofuscados, ainda mais com os de Kanto ainda presentes, e em Sinnoh o Grotle depois que evoluiu ficou meio jogado. E é engraçado pensar que as equipes de Kalos e Sinnoh, duas das mais exaltadas, têm fraquezas tão drásticas.

    O Drew é um personagem bem marcante. Não é por nada que ele é bastante lembrado até hoje. Eu descreveria ele como uma mistura do Gary inicial com o Paul. Ainda assim, o Ash era mais briguento com o Gary. A May é mais doce, daí o contraste da rivalidade deles me incomoda mais. E o Kenny, nossa. Kkk Ele fica cobrando a Dawn de tudo e querendo mandar nela. Eu não lembrava disso. Ele reclama que ela não assistiu ao Concurso que ele participou quando ela nem sequer sabia que ele tinha virado Coordenador. 😅

    ResponderExcluir
  9. Sim. A Copa Wallace é o ápice dos concursos. Adoro o figurino da May, e do Ash também kkk. E amo ver a evolução dos Pokémon dela.

    Nossa, verdade. O Aipom sempre gostou dos concursos. E teve um episódio meio filler em que a Jessie queria usar ele ou algo assim, não me recordo agora.

    É muito engraçado isso né kkk. Duas das equipes mais fortes do Ash tem fraquezas tão escancaradas que me surpreende seus rivais não terem explorado mais isso. Se bem que o Paul usou o Froslass na liga Sinnoh, então acho que já conta um ponto pra ele kkk. E em Kalos eu adoraria que Ash tivesse pego um Gogoat ou Pyroar no lugar do Noivern. Eu adoro o design dele, mas nunca o vi como um Pokémon que tivesse a cara do Ash, sabe. Sem falar que já tinha a Goodra de dragão ali, e sem Noivern daria uma melhorada na fraqueza contra os elétricos. Se bem que ainda teriam três na equipe com essa fraqueza, mas já é alguma coisa kkk.

    ResponderExcluir
  10. Isso, Aipom participa de um Concurso não oficial com a Jessie.

    Eu amo o Gogoat! Jurava que Ash teria um, mas, desde Kalos, eles começaram um novo padrão que se seguiu até Jornadas, sempre tirando um dos três elementos básicos do time de Ash. Acho que por ele repetir demais Pokémon dessas tipagem, para variar um pouco. Então, em Kalos tiraram o tipo Grama, em Alola o Água e em Jornadas o Fogo (apesar de que Jornadas tirou Grama também kkk). Eu amo muito o Noivern, mas principalmente graças ao do Ash. Então, talvez eu não sentisse falta em si se ele não tivesse ido para o time dele. E, pois é, já tinha Goodra. Foi uma escolha bem estranha. Certo que Noivern entrou no lugar de Goodra, mas fizeram ele voltar, ao invés de fecharem um time com um novo sexto Pokémon. Enfim... Vai entender. 😂 O Noibat seria o primeiro Pokémon do protagonista principal da minha primeira história que viria para a Pokémothim, mas acabei desistindo. Vou ver se acho o desenho que fiz, estilo Jornadas, para mostrar. Até cheguei a escrever o prólogo da história, mas nunca saiu disso. https://uploads.disquscdn.com/images/d22ac0cfe40f0bd95680fae2ab61b1c36d5f189c791943468ad3dcf0d2d820f1.jpg

    ResponderExcluir
  11. Nossa, você desenha muito bem. Parabéns!
    Aposto que a história ficaria incrível.

    ResponderExcluir
  12. Ah, obrigado! Eu não tenho técnica de desenho ou qualquer coisa do gênero. Não me considero um desenhista em si kkk, apesar de que acho muito legal. Sendo que, às vezes, tento algumas coisas que dão certo, dentro do que queria.

    Eu gostaria que sim. Kk Mas, ela spoilava vários detalhes do meu universo original (que um dia gostaria de transformar em um livro), por ser uma adaptação dos personagens para o mundo Pokémon. Daí achei que seria desinteressante entregar tantos plots deles, caso realize meu sonho no futuro. A história atual, que é a minha terceira, é bem mais tranquila, nesse sentido, já que ela adapta personagens de outra história que já lancei (como uma fanfic). O que eu queria mesmo era transformar ela em um quadrinhos, mas, hoje em dia, não tenho a disposição que tinha com 11/14 anos para ficar fazendo quadrinhos em casa. Kkk Tô até desenhando agora, mas, quando a inspiração passa, minha vontade some completamente. Além de que é preciso ter muito domínio de movimentos para fazer HQ's e eu não tenho nenhum. Então, fico só na vontade mesmo. 😅

    ResponderExcluir
  13. É muito difícil mesmo. E a inspiração é necessária. Eu sinto isso pra escrever e editar também.

    ResponderExcluir
  14. Johnny Edwin Da Cunha Cruz30/08/2023, 10:15

    De tanto que esses inúteis foram espremidos, não tiveram mais do que tirar deles pra ser usado. Sinceramente, deveriam terem dado um fim neles há tempos e explorado os outros agentes, fazendo-os agirem como nos jogos ou em situações sérias, como o Grupo Matori fazia.

    ResponderExcluir
  15. Acho que até tinham coisas para fazerem com eles, como a postagem mostra, mas não quiseram mesmo, o que só tornou tudo mais desinteressante. Ainda assim, respeito a sua opinião. ^-^

    ResponderExcluir
  16. Diego Bonan Sanches03/09/2023, 15:25

    Muito obrigado pelo texto! Aliás, que tristeza rever episódios antigos e perceber que os roteiristas foram tão fracos e fechar as histórias que foram criadas. Uma pena que os personagens tenham ficado perdidos nesse paradoxo aprofundar personagens x alívio cômico e mais ainda me frustra perceber que o alívio cômico ganhou (não que tenha sido ruim de um todo, mas que o pouco com contavam da vida deles era muito bom). Acho que tentando “pensar” como os roteiristas analiso que essa falta de aprofundamento tenha sido em virtude das atitudes vilanescas do grupo que poderiam dar uma sensação de que “o mal vence”. Como tenho notado a cultura japonesa de fato nos desenhos ao rever os episódios (sei que pode parecer óbvio mas nunca vi sob esse prisma), esse aprofundamento poderia conflitar com os valores culturais do Japão, principalmente porque a série era para o público mais novo. Eu posso estar viajando muito nessa minha análise, mas só que hoje a série se tornou também para adultos e as exigências de construção de roteiro bem que poderiam acompanhar. A série começa com o sonho do Ash em se tornar mestre, mas não acharia errado carregar os anseios, medos e traumas dos personagens que Ash trazia consigo (inclusive a equipe Rocket) e nem precisava de muito esforço não. De todo modo é sempre bom relembrar que a série possui momentos muito icônicos. Agradeço de verdade por esse olhar para eles nessa matéria. Sei que a equipe Rocket carrega essa dubiedade, mas na minha opinião eles são muito hilários.

    ResponderExcluir
  17. Não tem o que agradecer, a sugestão foi ótima! Na realidade, eu nem sabia se você iria ver essa postagem, já que demorei tanto para fazê-la kkk, mas que bom que viu.

    Justamente! Entendi bem o que quis dizer. Ao mesmo tempo, acho que todo mundo sabe que Jessie, James e Meowth são vilões bem questionáveis. Tanto que, vez ou outra, eles ficam do lado do próprio Ash. O passado deles explorado mostra como tiveram uma infância muito perturbadora, que foi o que os levou até aquele ponto. Jessie foi "abandonada" pela mãe, teve que morar em um orfanato, não foi adotada, foi enviada para uma escola de enfermagem na qual nunca poderia concluir por ser de Pokémon e, depois, acabou parando na Equipe Rocket, onde sua mãe trabalhava. James era atormentado pelos pais e por uma noiva que queria controlá-lo e maltratá-lo desde sempre, nem mesmo tendo tempo para agir como uma criança normal, precisando deixar o próprio lar para poder decidir suas escolhas. E Meowth, por amor, transformou-se em uma "aberração", perdendo suas habilidades para viver com os da sua espécie e sendo rejeitado mesmo assim. E é tão chato que isso não tenha continuado a ser trabalhado, mas, como você disse, o alívio cômico venceu completamente, sem que precisassem abandonar o aprofundamento para que fossem engraçados.

    Eu os adoro também! Tanto que, depois dessa matéria, ainda fiz outra sobre a Jessie. Kkk Mas, que bom que gostou! ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar