logo

Pokémothim

Pocket Monsters: Lance vs Leon e o Início do Fan Service!


Olá, Thunders!

O maior desafio do Ash foi apresentado e, com ele, duas importantes figuras tiveram um confronto, sendo os dois campeões: Lance e Leon. Começou o fan service?


RESUMO

Ash e Goh recebem do Sakuragi ingressos para as finais do Campeonato Mundial Pokémon, que é explicado ao primeiro garoto como uma competição acima das ligas que definem os campeões de cada região, pois essa elege o mais forte do mundo. Assim, o herói de Pallet fica animado e parte junto ao seu amigo para Galar, local do campeonato.

No avião, os garotos avistam um Pokémon grande, energizado e desconhecido voando entre as nuvens de Galar, de modo a animá-los para os mistérios ainda não descobertos da região. Depois de também pegarem um ônibus, chegam a Wyndon e avistam o gigantesco estádio. Animado, Ash impede Goh de ir capturar Pokémon e o carrega para dentro do local, no qual a Equipe Rocket também está, visando pegar alguns monstrinhos capazes de usar o Dynamax, além de terem ganhado um Rotom Phone.

O apresentador inicia falando sobre os oito mais fortes terem batalhado e sobrado dois para que seja decidido o grande campeão. De um lado, Lance é apresentado como Elite 4 de Kanto, Campeão dos Elite 4, vencedor de um menor torneio mundial, membro ativo dos Pokémon G-Men e um treinador do tipo Dragão. Do outro, Leon é dito como nascido e crescido em Galar, o mais forte da região, invicto desde que entrou no desafio para ganhar esse título e capaz de derrotar mais de uma centena de treinadores de diferentes regiões.

A batalha é anunciada como 1x1. Lance diz que, pelas habilidades do oponente, imaginava que batalharia com ele na final, mas percebe a certeza do Leon de que ele quem será o vencedor, por dizer que sempre absorve cada batalha como um aprendizado para que se torne mais forte. Assim, respectivamente, Gyarados vermelho e Charizard são colocados em campo, com o segundo sendo apresentado como o principal Pokémon do invicto.

Charizard inicia com o Lança-chamas, mas o ataque é parado por um Hiper-Raio. Não satisfeito, o inicial na última forma investe com Golpe de Ar, mais uma vez bloqueado. Assim, volta a usar o primeiro ataque, porém, Gyarados se fortifica com o Dança do Dragão e resiste ao ataque, investindo em seguida com a Cauda de Água, golpe que atinge o adversário como super efetivo.

Sem dar tempo para que se recupere, Gyarados ataca com a Presa de Gelo consecutivamente, mas é encurralado pela Chama Furacão, o que não é problema por apagar o fogo com a Cauda de Água. Seguidamente, utiliza o seu movimento do tipo Gelo, mas é surpreendido e derrubado pelo super efetivo Soco Trovoada. Assim, inicia-se um disputa consecutiva entre Cauda de Água e Soco Trovoada, os quais ficam a se chocar.

Nesse ponto, ambos os campeões recuperam os seus companheiros para as Pokébolas. Lance faz o seu monstrinho assumir a forma Dynamax, o que leva Ash, Goh e a Equipe Rocket a descobrirem que utilizam essa mecânica nas batalhas de Galar, enquanto Leon ativa a Gigantamax.

O confronto é retomado com o Max Geyser do Dynamax Gyarados, que tenta abusar da vantagem, mas é atingido antes pelo Max Lightning, desfazendo o seu golpe. Então, o primeiro tenta o Max Strike, esse superado pelo Max Airstream. Com a vantagem, Gigantamax Charizard utiliza o G-Max Wildfire, que inicialmente é bloqueado pelo Max Guard, porém, por haver efeitos adicionais, o Pokémon do Lance é derrotado ao ser atingido mais três vezes pelo ataque.

Leon troca palavras gentis com Lance, que diz ter ter treinado no ginásio do tipo Dragão de Galar, inclusive essa é a inspiração da sua atual vestimenta, e exalta o oponente como um promissor, forte e íntegro campeão para a plateia. Assim, ocorre a nomeação dele como Campeão Mundial, o que faz Ash sentir vontade de convidá-lo para uma batalha.

Após o confronto, a Equipe Rocket avista um Drednaw e utiliza um Bellsprout disponibilizado pela máquina de bolinhas para enfrentá-lo. O pequeno Pokémon se mostra extremamente poderoso ao usar o Chicote do Poder, mas acaba rachando o chão e liberando uma energia vermelha que faz o adversário ficar gigante. Assim, um Gigantamax Drednaw ataca em fúria o Estádio Wyndon.


DEBATE

Um detalhe a ser abordado antes do foco principal dessa análise é o aparecimento do Eternatus. Sabemos bem que, como uma região não antes vista no anime, Galar precisa ser muito explorada nessa atual série, mesmo que o foco dela seja dividido entre as oito. A questão é que o já aparecimento desse Pokémon pode indicar um interessante e futuro arco baseado nos acontecimentos dos jogos, o que compensaria de certa forma a não existência de um anime "Espada & Escudo". Além disso, a julgar pelas faíscas do Pikachu reagindo à energia do Lendário, poderia haver um conexão, o que indica que o roedor tem uma diferente reação ao fenômeno Dynamax. Seria Pikachu Gigantamax?

Entrando no que interessa, uma distinção se faz necessária. Fan services, como a própria tradução sugere, são elementos introduzidos nas histórias para que possam agradar aos fãs. Isso leva muito em conta o que mais os contenta, por isso a expressão é usada para designar quando os roteiristas decidem fazer algo que possa ser muito apreciado pelos telespectadores acontecer, apesar de atualmente ser muito atribuído o sentido de ser quando eles escutam os pedidos dos fãs. Visto esse segundo caso, acredito que é errado dizer que esse agrado começou com o Dragonite. De fato, muitos acharam incrível essa captura, mas, no máximo, ela foi uma referência, nem é certeza, ou seja, é algo mais aleatório, não necessariamente um mimo proposital. Por isso, o retorno do Lance parece mais ideal para ser chamado de o primeiro fan service da nova série Pocket Monsters.

Agora, por que trazer o Lance para esse episódio? Sabe-se que, nos jogos, essa batalha introdutória contra o Leon é feita pelo Raihan, o que fez muitos se perguntarem o motivo de no anime ter sido diferente. Primeiramente, é preciso considerar que na atual série foi escolhido retratar o Campeonato Mundial, então, o oitavo líder de ginásio de Galar não mais necessariamente é o oponente mais forte para enfrentar o campeão. Pensando assim, como forma de destacar ainda mais o poder do invicto Leon, foi mais interessante fazer com que ele derrotasse outro campeão. Esse detalhe não somente destaca a força, mas também passa melhor a ideia de grandes treinadores das oito regiões estarem participando, além de abrir a possibilidade de diversos retornos. Portanto, foi um fan service inteligente, pois não ocorreu somente porque sim e a substituição partiu de um treinador de Pokémon do mesmo tipo: Dragão.

A respeito dos títulos do Lance, o treinador foi denominado como Elite 4 de Kanto, o que deve fazer sentido para todos, pois ele é o quarto desafiante desse grupo que é encontrado no Planalto Índigo. Porém, anteriormente no anime, ele era o Campeão, o que deve significar que alguém tomou o seu lugar. Contudo, essa questão fica mais confusa quando o chamam de vencedor da Copa da Elite 4. Seria essa uma forma de dizer que ele já foi campeão de Kanto? Ou talvez queira mostrar que se tornou campeão e Johto? Fica a dúvida, mas a primeira opção parece se encaixar melhor com a ideia de existir poucas explicações para definir isso.

Além disso, ele também é classificado como campeão do Torneio Mundial Pokémon de Driftveil, realizado em Unova, do qual Lance realmente participa nos jogos. No anime só foi mostrado o Torneio Mundial Copa Júnior de Pokémon, que funcionaria como uma versão adaptada e menos importante desse evento, inclusive a cidade onde foi executado nem foi a mesma, visto que ocorreu em Lacunosa.

O último título do Lance, tirando o de treinador dos Pokémon do tipo Dragão, foi o de membro ativo dos Pokémon G-Men. Ressaltar essa nomeação é de imensa importância, pois essa é uma organização investigativa exclusiva do anime, o que significa que os roteiristas foram fieis e destacaram a continuidade da história. Poderiam simplesmente trazer o personagem como um Elite 4, mas preferiram evidenciar o papel de mais destaque que teve nos episódios em que estrou. É um detalhe pequeno, mas que precisa ser considerado. E, não apenas, como fazerem ele utilizar o Gyarados vermelho é outro grande ponto de continuidade e nostálgico. Depois que o capturou em Johto, o Pokémon foi mostrado ainda com ele em Hoenn, por isso novamente apresentá-lo com o treinador em Galar reforça tudo ser uma mesma história, para quem ainda julga ser reboot.

Sobre o outro treinador, o Leon, uma dúvida ficou no ar por conta desse episódio: ele é campeão de Galar? Aproveitando o seu título de invicto, o anime deu a ele o cargo de maior e mais forte treinador de todo o Mundo Pokémon, mas a sua posição dos jogos pode parecer incerta. Para se deduzir isso da forma mais provável possível, já que não chegou a ser dito "Campeão de Galar", vamos usar como base o fato de ter sido falado que ele conseguiu se tornar o mais forte da região e invicto desde a sua primeira tentativa em um desafio específico, o que pode nos levar a crer que sim, o mais forte de Galar signifique que é o campeão. Porém, outro detalhe interessante é mostrar que o personagem vê cada batalha, participando ou não, como alvo de algum aprendizado, o que serve como justificativa para ser invencível. É mais do que um treinador forte, possui inteligência e estratégia.

A questão do Dynamax e Gigantamax não cabe ser aprofundada nessa análise, mas não chegaram a diferenciar muito isso para o Ash e Goh. Ainda assim, é muito positivo que tenham permitido Gyarados vermelho poder utilizar o fenômeno, pois serve como uma atualização do Lance para as mecânicas atuais. Também não houve grandes movimentações na batalha, o que é compreensível, pois acredito que quiseram ser fieis aos jogos.

Por fim, muito se discutiu sobre o G-Max Wildfire, pois nos jogos ele causa dano por três rodadas seguidas, mas no anime pareceu algo imediato. Mudanças desse tipo são comuns na animação, até porque isso torna visualmente a situação mais atrativa e dá maior força para o Pokémon do mais forte treinador do mundo. Além disso, se fosse para ver esse acréscimo de dano sendo usado totalmente, seria necessário prolongar por mais três turnos as batalhas, o que pode não ser muito interessante para os roteiristas. Outro ponto é que, como ataque mais forte, é comum que seja usado no final, recurso habitual de roteiro, e o Dynamax Gyarados estava prestes a voltar a sua forma normal, por isso quiseram usar a habilidade toda enquanto ele estava gigante, provavelmente sendo assim que sempre farão.


CONCLUSÃO

A reaparição do Lance foi uma ótima surpresa contextualizada de modo convincente. Sua derrota serviu para mostrar a força do Leon, além de destacar que treinadores fortes e antes conhecidos poderão retornar, o que inclui líderes de ginásios, campeões, elite 4, rivais, etc. Para o próprio personagem foi uma boa medida, entendendo-se que o atualizou no anime, seja com novos títulos, seja com a possibilidade de usar o Dynamax, além de o colocar como um dos oito mais fortes de todo o mundo e deixar clara a continuidade da história.

Depois desse episódio, que positivamente recordou o fato de o Lance ser um Pokémon G-Men, sabemos que continua a ser da Elite 4 de Kanto, além de ser o Campeão do último Torneio Mundial de Pokémon de Driftveil. Apenas fica a dúvida se a menção dele como vencedor da Copa dos Elite 4 simboliza que já foi ou é Campeão de Kanto ou Johto, igual como nos jogos nesse segundo caso. Por outro lado, tudo leva a crer que o Leon, além de Campeão Mundial, é Campeão de Galar também no anime.

Espero que tenha gostado do episódio e da postagem! Sobre Dynamax, Gigantamax e o caso do Pikachu, serão mais abordados na próxima análise.


Leia Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

14 comentários:

  1. Thiago Wilker30/04/2020, 20:12

    Não entendi foi nada. Mais bagunçou do que clareou. Infelizmente Pokémon não leva muito a sério o que acontecera no passado.

    ResponderExcluir
  2. Mas... Foi exatamente o contrário o que falei no post. Acho que esse episódio considerou até mais do que se era esperado do passado, como o caso do Pokémon G-Men. O que é bom. Só não deixou claro se o Lance é ou não campeão.
    Ainda assim, agradeço pelo comentário! :)

    ResponderExcluir
  3. O Lance foi o campeão que impactou os fãs, sendo assim, foi ótimo ve-lo de novo.
    Acho que o Lance continua sendo campeão em Kanto, a posição em Johto provavelmente deve ter renunciado.

    ResponderExcluir
  4. Nem tanto.. Exagero da sua parte.

    ResponderExcluir
  5. Exatamente!! Gostei bastante, somente queria ter o visto falar com o Ash.
    Talvez, isso pode ser mencionado quando o Ash tiver que batalhar com ele para chegar até o Leon, se isso for mesmo acontecer. :)
    Obrigado por comentar!!

    ResponderExcluir
  6. HeltonJapa1303/05/2020, 07:26

    nos jogos é dito que a Cynthia é a campeã mais forte de todas e que ela é um monstro

    ResponderExcluir
  7. Eu acharia incrível se ela fosse um dos top 8, mas devemos lembrar que cada novo jogo atualiza o universo, ou seja, a Cynthia ser a mais forte é uma certeza até o jogo onde isso é mencionado, depois vira uma suposição.

    ResponderExcluir
  8. HeltonJapa1303/05/2020, 17:36

    o engraçado é que quem fala isso são os campeões das regiões UAHSUahsuAHSUHauhsuAHUSH

    ResponderExcluir
  9. Isso do campeonato pode justamente ter inspirado o Campeonato Mundial Pokémon de agora! Até porque é de se esperar que os Campeões e os Elite 4 disputem no topo.
    E em Unova, justamente nesse torneio que citei no post, os campeões e os Elite 4 se enfrentam, deve ser por isso que fazem essa menção. Mas, no anime, pelo que foi dito, o Lance foi o último campeão, só não se sabe quem participou também. kkk Será que foram todos de Kanto até Unova como nos jogos? Possível.

    ResponderExcluir
  10. HeltonJapa1304/05/2020, 01:24

    não sei, eu só sei que dentro do jogo npc's dizem que acontece esse "campeonato amistoso" entre a elite 4 e os campeões de todas as regiões e só foi citado que a Cynthia é um "monstro" entre os campeões e a Caitlin é a top 1 dos elite 4 e a psiquica mais poderosa de todo mundo pokemon

    ResponderExcluir
  11. Quem sabe isso não é dito no anime? É uma opção. :)
    Queria muito ver a Cynthia batalhar nesse Campeonato Mundial!

    ResponderExcluir
  12. HeltonJapa1305/05/2020, 05:47

    o Garchomp dela é um cheat...

    ResponderExcluir
  13. Marcelo Silva11/11/2022, 04:47

    FanService caso voce num saiba sao cenas ecchi de onsen termas ateh escorrega peça do bikini.
    Nunca vi nada do tipo em Pokearmou nem mesmo na dublagem enganadora USAEUAbusa ki tenta insinuar AsH & Mistycismo como um casal, coisa absurda jah ki ali hah 30 anus atras eles tinham tipo uns dez anos e ela sei lah 12.
    De lah pra cah ohbvio ki ela amadureceu enquanto o SatoAshi deixou a Serena (amiga de infancia e noiva prometida pra lah), espichou envelheceu um pouco depois se Sun&Moon.
    A KasuMisty sempre ficava enciumada com as pakeras do Brock e puxava suas orelhas e enquanto ele amdurecia com a Professora Ivy e suas assistentes(vide doujins) a Misty pra num ficar nakela dengeki Pikachu shotacon mangah, assumiu de vez o ginasio das suas 3 IrMarias cajaseiras, algo bem claro nos games qdo veste amarelo ou laranja, deixou o Max vigiar e puxar orelha do TakeshiBrock e depois formaram um casal como implicito em PokeSun&Moon.
    Ateh aih soh trajes de banho mas pelo menos num Pokeimou o filme como no bizarridiculo Detetive Pikas de Chu Ryan DedPulha Reynolds.
    Entao num tem FanService por aki, tipo nunca, ateh o beijo de despedida da Serena nunca foi mostrado.
    Resultado?
    Com trocentas lolis, mais de decadas de fimes e temporadas =
    + de 1000 waifus.
    Por isso o Brock sossegou com a Misty.
    Se ele num deu conta dum Professora Ivy e 2 gemeas imagina um harem destes, nem o Rance RPGamers dava conta.
    Querem Fan Service?
    Procurem as series Aika.
    Lah tah cheio.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar