logo

Pokémothim

Pocket Monsters: O Futuro de Ditto!


Olá, Thunders!

O Ditto do pôster teve o seu esperado episódio, mas isso deixou muitas dúvidas quanto ao futuro desse Pokémon. Seria ele um possível membro da Equipe Rocket?



RESUMO

A caminho do estúdio de filmagem do mundialmente famoso Diretor Koreda, onde verão as gravações de um filme de Gardevoir gêmeos, Goh captura um Rattata. Dentro do local, uma mulher estimula um Ditto, que faz o papel da irmã mais nova, mas o Pokémon teme o jeito exigente e escandaloso do diretor. Ela cumprimenta os protagonistas, enquanto a Equipe Rocket é barrada e expulsa. Após isso, assistem a uma encenação, que é parada por, no meio dela, o Pokémon Transformação voltar a forma original. É revelado que Ditto tem falhado bastante em seu papel, pouco antes de Koreda o pressionar e o fazer fugir aos prantos.

Querendo se esconder da moça que o procura, Ditto pula na bolsa da Jessie, que resmungava junto aos outros sobre o modo como foram tratados. A gerente aproveita para contar que o Pokémon sempre fez transformações excelentes que convenciam a todos e que o diretor é rígido dessa forma por ter sido ele a contratar o monstrinho desde antes da fama e investir em seu potencial. Para ajudá-los, Ash e Goh decidem também participar da busca.

Em uma nova base secreta, a Equipe Rocket descobre que Ditto fugiu e se pergunta se ele foi demitido, mas estranham mais o fato de ter seguido com eles. Então, Meowth sugere que fiquem com ele, dizendo que seria um grande trunfo, por se transformar em qualquer coisa, e a estrela da equipe. Assim, começam a pedir que se transforme em alguns Pokémon mostrados pelo Rotom Phone, mas algo sempre sai errado. Quando o grupo percebe o que o Pokémon não consegue fazer bem sua única função, transformar-se, deixam-no entristecido, mas Jessie revolve animá-lo por dizer que é uma grande atriz e decide que irá o instruir.

Contudo, o treinamento da Jessie consiste em fingir serem mágicos, pedindo para trainadores colocarem um Pokémon dentro de uma caixa e mostrando que ele saiu em outra, sendo, na realidade, o Ditto transformado, que seguiria com a pessoa se passando pelo Pokémon original, até arrumar uma oportunidade de fuga e voltar para o próximo furto. Porém, sempre dá errado por o monstrinho nunca parecer com o original, de modo que ninguém é enganado. Jessie anima o novo companheiro dizendo que toda atriz erra, por isso não deve se desanimar e precisa tentar de uma forma diferente, além de dizer que são parceiros, o que alegra Ditto e o faz se transformar perfeitamente em um Wobbuffet.

De volta à base, Ditto novamente se sai ruim nas transformações, o que faz Jessie observar que se trata do nervosismo, pois ele só consegue se sair bem quando não está sob pressão. Assim, ensinam ao Pokémon a bater em seu rosto para afastar a tensão, o que, com mais estímulo, vai o fazendo se transformar melhor aos poucos, enquanto Ash, Goh e a gerente continuam com a procura. Depois de um tempo, com a técnica aperfeiçoada, Ditto fica contente e a Equipe Rocket começa a pensar nos benefícios de o ter no grupo, decidindo que estão prontos para pegar Pikachu.

Novamente fingindo serem mágicos, os vilões surgem para os protagonistas e pedem para fazer uma demonstração, que é aceita por Pikachu. Apesar disso, mesmo com Ditto se transformando perfeitamente, Ash e Raboot percebem que não é o original, o que leva o quarteto a se revelar como a Equipe Rocket e anunciar o novo Pokémon que compõe o time, pedindo para que se transforme em um Salamence para batalhar contra o inicial do Goh. Apesar disso, ele fica nervoso quando a gerente aparece e não consegue se transformar, ouvindo ela dizer que a atriz tem um futuro promissor pela frente e o Diretor Koreda só fará a cena se retornar. Quando o roedor é liberto, o quarteto foge e leva o Pokémon Transformação.

Entristecidos na base, os vilões pensam o que farão com Ditto agora que sabem que não foi demitido. Jessie toma a dianteira e decide que realizarão uma grande performance. A pedido deles, os protagonistas e a gerente seguem para um ponto de encontro para o resgate do Pokémon, com uma história inventada de que tinham o sequestrado e o forçado a se juntar a eles. Ao ser achada, a Equipe Rocket se passa pelos impiedosos vilões que nunca conseguiram ser, pedindo dinheiro para devolverem o sequestrado e solicitando que Pikachu use o Choque do Trovão para derrotá-los. Mesmo sem entender, Ash manda o seu companheiro fazer o que foi pedido e, desse modo, a equipe decola mais uma vez.

O Pokémon Transformação fica feliz por voltar para a gerente, mas se mostra triste pelo afastamento da Equipe Rocket. Em uma árvore longe, James e Meowth elogiam a atuação da Jessie, que se gaba por se achar uma grande estrela, mas deseja distante boa sorte para Ditto. De volta ao estúdio, o Pokémon se lembra dos ensinamentos passados pelos vilões para vencer o temor ao escutar os gritos do diretor, o que o permite se transformar corretamente e finalizar as gravações, orgulhoso de si e contentando Koreda.


DEBATE

Diferente do que se esperava inicialmente do episódio, toda uma história que acabasse com uma captura por parte do Goh, mais pareceu uma boa referência a outro, "A Mansão Misteriosa do Ditto", da primeira temporada. Em ambos, a Equipe Rocket interage com um Ditto e o faz aprender a se transformar corretamente, a diferença é que, no primeiro, eles sequestram o Pokémon e o fazem se aperfeiçoar por medo. Por outro lado, no mais recente, os vilões acreditam que Ditto resolveu fugir ao lado deles e o ajudam por meio de estímulos e carinho. Ou seja, uma ideia geral igual, mas um desenvolvimento completamente diferente e mais admirável.

Houve uma grande aproximação entre Ditto e os membros da Equipe Rocket, sobretudo por parte da Jessie pelo gosto em comum por atuação. Sem dúvidas, a vilã teve um destaque a mais, mas isso não tira o mérito dos outros. Todos se mostraram apoiadores do Pokémon. Estimularam com ideias, palavras de conforto, mostram-se preocupados e o fizeram experimentar formas novas de se conseguir o que tanto queria. Uma relação muito bonita foi construída entre eles.

Em contrapartida, o Pokémon foi sempre retratado como bastante amedrontado e nervoso no estúdio, onde claramente não se sentia bem, ainda que fosse o local onde podia seguir o seu sonho. E algo importante a ser dito é que a justificativa para o modo como Ditto é tratado não é o suficiente. Dizer que foi o Diretor Koreda que o fez uma grande atriz e o deu fama não significa que pode o tratar de qualquer forma, isso é ser abusivo. Não acho errado que o episódio retratou isso, até por ser uma realidade, talvez somente seria legal um pedido de desculpas no final, pois o que deu a entender é que cabe ao Pokémon se acostumar com a impaciência e grosseria do diretor, não ele começar a ser mais gentil. A gerente até demonstrou se preocupar bem mais com ele e se incomodar com os gritos, mas acobertava e defendia o chefe, por isso acho que realmente um perdão fez falta.

Enfim, a questão é que essa divergência de tratamentos levou muitos a acreditarem que esse Ditto voltará a aparecer e se tornará um Pokémon da Equipe Rocket. Diria que isso não irá acontecer por diversos motivos: houve um final fechado na história, apesar de ter faltado um avanço no tratamento do diretor, por isso os roteiristas não possuem obrigação alguma de continuar com esse enredo; os vilões só ficaram com ele por acharem que havia sido demitido, dessa vez, não foi um roubo, só queriam levantar a sua autoestima; a conclusão do quarteto, que achou justo que o Pokémon seguisse o seu sonho e se tornasse a atriz promissora que queria ser, visto que isso não seria possível ao lado deles; e a felicidade dos cinco, pois todos os personagens foram mostrados contentados com o desfecho, sem que uma brecha tenha sido deixada para o plot ser continuado.

Ainda vale evidenciar a encenação final que, além de muito divertida e bem desenhada, foi legal por mostrar um lado vilanesco que a Equipe Rocket nem consegue ter naturalmente. Realmente estavam encenando e passaram um ar mais de mafiosos, se é que posso dizer assim. Detalhe esse que, somado ao fato de ter sido a Jessie que teve a ideia e tomou a decisão de devolver Ditto, destaca a maturidade da personagem e o carinho que criou pelo Pokémon, sentimento esse muito sincero e admirável por parte dela.


CONCLUSÃO

Ditto não irá se tornar membro da Equipe Rocket! Não é uma certeza absoluta e inquestionável, mas a história foi bem fechada e os personagens se mostraram muito contentes e decididos com os rumos que tomaram ao fim do episódio. Claro, se ele voltasse, seria muito legal o ver entrando para o grupo dos vilões, principalmente se tornando um monstrinho da Jessie, mas as chances são poucas, além de que seria um trunfo realmente poderoso até demais para eles.

A possível referência feita ao episódio 37 da Série Original e uma relação mais saudável criada entre o Pokémon e a Equipe Rocket foram muito interessantes de se acompanhar, trazendo ainda o divertido momento de encenação. Para os que se sensibilizam com facilidade, certamente foi uma história comovente. Somente acho que faltou as desculpas e mudança de pensamento do Diretor Koreda no final, mas gostaria de saber de você: Ditto se tornará um Rocket?


Leia Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

4 comentários:

  1. Pessoal sonha demais o ep deu todas as letras de que o Ditto não vai voltar. (E eu não gostaria que a Ditto fosse pro lado dos vilões).
    Não acho que final deu a entender que "Cabe ao Pokémon se acostumar com a impaciência e grosseria do diretor" O problema é apenas a grosseira que pode haver, mas com a Ditto estando segura de si não haverá tanto problema que acaba causando atrasos nas filmagens dos filmes que causa impaciência em qualquer um. E um ponto é o Diretor acabou sendo um personagem bem diferente do habitual, acabou trazendo um ar mais realista de que ninguém muda da noite pro dia

    ResponderExcluir
  2. Você trouxe uma questão bem relevante que faz muito sentido. Realmente, ninguém muda da noite para o dia, mas acho que ainda faltou algo. Tipo, o que Ditto tinha era insegurança, e nunca que isso seria resolvido com gritos, sendo que o diretor nem se quer se preocupou com os sentimentos do Pokémon, somente quis que ele voltasse para que acabasse logo o seu filme, isso é muito egoísmo e faz alusão aos casos da vida real. Se a Equipe Rocket não aparecesse e ajudasse o Pokémon, imagina o quão se agravaria o conflito psicológico dele e como seria pior tratado.
    Diversas pessoas que se tornam famosas por conta de outras, se passarem por uma fase turbulenta, digamos que um conflito mental, ás vezes a morte de alguém importante que abala o seu desempenho no trabalho ou uma crise de identidade, são tratados mal pois tudo que importa é fazer o que tinha que ser feito de forma correta, entende? É dizer "não ligo para você, apenas para o trabalho que me deve e o dinheiro que ganharei com isso, portanto, independente de como se sente, faça o trabalho direito para que ninguém se irrite".
    Eu entendo o seu posicionamento, mas acho que grosseria nunca é a solução. Tanto é que o meu bordão aqui no site, além do "Thunders", é "sejam respeitosos", "sempre com respeito", etc. No lugar dele, eu tentaria saber como Ditto se sente, para daí arrumarmos uma forma de solucionar isso, consequentemente fazendo as filmagens darem certo. :)

    Enfim, obrigado pelo comentário!! Desculpa o textão, eu queria falar mais na análise, mas tento ser o mais resumido possível para o texto não ficar maior do que normalmente é. kkk Por isso, por aqui pude explicar um pouco mais o meu pensamento. ^-^

    ResponderExcluir
  3. Hein gente,vazou uma versão demo da música Carry On,nas vozes da Dua Lipa e do Charlie Puth.Originalmente,a faixa é cantada pela Rita Ora,que faz parte da trilha de Detetive Pikachu.Deem uma olhada
    https://www.youtube.com/watch?v=NXKgEcwGHLM

    ResponderExcluir
  4. Ficou bem legal!! ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar