logo

Pokémothim

Pocket Monsters: A Forma Regional Perfeita!


Olá, Thunders!

Acompanhe a análise desse episódio cheio de novos personagens, com uma captura nova para um dos protagonistas e uma batalha entre dois dos oito mais fortes treinadores do Campeonato Mundial Pokémon!




RESUMO

No Parque Sakuragi, Ash continua o treino de Riolu com Mr. Mime, utilizando a Onda de Vácuo e a Palma da Força contra o Refletir, tendo sucesso. Ao mesmo tempo, Goh treina seu Farfetch'd para rebater uma "Super Bola Lenta". Nesse momento, o Professor Sakuragi surge e entrega um presente para eles, sendo ingressos para uma batalha oficial da Classe Mestra do Campeonato Mundial Pokémon. Um dos garotos se anima por ter a chance de assistir outra batalha do Leon, e o outro por poder capturar mais Pokémon em Galar.

Entrando no Estádio Wyndon, Ash se distrai ao reparar uma estátua de um guerreiro, mas se direciona para o local de batalha assim que seu amigo chama a sua atenção. Lá, Riolu e Farfetch'd são liberados das Pokébolas para assistirem ao confronto junto aos outros. Após relembrar os detalhes sobre a Classe Mestra e os Oito Mestres, o apresentador anuncia os oponentes. De um lado, um treinador que chegou à Classe Mestra logo depois de entrar no campeonato, atualmente ocupa a sétima posição e é Líder de Ginásio do tipo Dragão de Galar, Raihan. Do outro, o ainda invicto e número um Leon. O primeiro revela ter se inscrito no campeonato para pôr um fim à lenda invicta do campeão, ainda afirmando que a batalha será dura e animando o adversário.

Charizard e Duraludon assumem o campo de batalha, o que faz os protagonistas checarem na Pokédex informações sobre o Pokémon que ainda não conheciam. Raihan inicia pedindo uma Garra de Metal, a qual acerta velozmente o adversário, mas ele rapidamente revida com a Garra de Dragão, revelando que Leon modificou alguns movimentos do seu companheiro. Porém, o ataque é parado por uma Defesa de Ferro. Ao tentar repetir o primeiro golpe, Duraludon não o acerta por o oponente usar o Cavar e entrar dentro da terra, pegando-o de surpresa. Em vantagem, Charizard aproveita para acertar o Quebra Tijolo, mas é parado por um Gume de Pedra e ainda tem o seu Lança-chamas vencido pelo golpe assinatura Raio Metálico.

Com Charizard ainda de pé, os dois levam seus Pokémon a assumirem suas respectivas formas Gigantamax. Gigantamax Duraludon começa com o Desabamento Max, mas a rocha gigante é quebrada por um Max Knuckle, do tipo Lutador, que ainda atinge o oponente e causa muito dano. Raihan, então, apela para o Max Steelspike, contudo, os espinhos metálicos são destruídos pelo G-Max Wildfire e seu efeito colateral garante a vitória de Leon.

Ao ouvir os gritos de animação, Leon faz a sua clássica pose como agradecimento e diz seu sonho de ajudar todos os treinadores de Galar a se tornarem mais fortes. Raihan fala que treinará mais, assim como os outros Líderes de Ginásio, e tirará o título invicto do rival. Porém, nesse momento, Ash grita e diz ser ele quem será responsável por isso, o que faz o campeão acenar e dizer estar esperando por ele, além de cumprimentar o Presidente Rose, que é dito como a pessoa por traz da sua imagem.

Passando novamente pela estátua de antes, Goh cogita ser o Leon, o que faz ele e Ash tentarem imitar a pose do campeão e uma moça que estava sentada na base do objeto cochichar sobre a hipótese levantada. Ela diz ter pensado alto e explica a estátua ser de um jovem herói lendário que salvou Galar quando uma tempestade negra e Pokémon gigantes devastaram a região, usando uma espada e um escudo. A mulher revela que não se sabe se a história é verídica, quem era o herói, onde os objetos que usava foram parar e a associação com o Dynamax, sendo o papel dela estudar tudo isso por ser assistente e neta de uma Professora Pokémon. Assim, os protagonistas se apresentam como assistentes de pesquisa, tem seus Pokémon apertados pela moça e descobrem que ela se chama Sonia.

Fora do estádio, os garotos conversam sobre a história que acabaram de descobrir, quando surge um treinador com um Chewtle desmaiado, procurando o Centro Pokémon e avisando ter algo enorme e esquisito na ponte, animando a dupla. Chegando ao local, encontram um Farfetch'd diferente do habitual, descobrindo pela Pokédex que se trata da Forma Regional de Galar, sendo agora do tipo Lutador. O Pokémon chama Ash para uma batalha, mas Goh interfere, tenta acertar a Pokébola e a vê ser rebatida. Ele apela para uma batalha, utilizando o seu Farfetch'd, que disputa com o outro usando o Talho Noturno e é derrotado através do mesmo movimento.

O Pokémon selvagem chama Ash novamente para batalhar, que aceita animado. No entanto, antes de Pikachu investir, Riolu sai da Pokébola e diz querer lutar, iniciando com a Onda de Vácuo, a qual não surte muito efeito, acertando a Palma da Força e desviando do Talho Noturno por meio do Multiplicar, que Ash diz ter sido aprendido como fruto dos treinos. O Riolu e seus clones utilizam a Onda de Vácuo novamente. Em seguida, ele volta a executar o Multiplicar para desviar do golpe Talho Noturno, mas é atingido pelo Balanço Violento e fica caído. Ash motiva seu Pokémon a se levantar e usar a Reversão, deixando Farfetch'd de Galar derrubado, o que faz o garoto motivar o oponente também. Apesar disso, ele não aguenta e desmaia.

No centro Pokémon, um casal de Indeedee traz ambos os Farfetch'd e o Riolu curados. Do lado de fora, a forma de Galar chama Ash para batalhar mais uma vez, o que faz o treinador notar como gosta de batalhas e o convidar para se fortificar ao lado dele. Assim, Farfetch'd de Galar chama o garoto para que o capture e o ato é feito. Quando sai da Pokébola, ele vai direto atacar Riolu para começar uma nova batalha. Ao mesmo tempo, um Sobble observa amedrontado o confronto e o narrador questiona se Goh não conseguirá fazer uma captura.


DEBATE

O aumento de força de Riolu é algo perceptível logo na primeira cena, pois, se for comparado esse treino aos demais que vem ocorrendo nos episódios anteriores, é possível ver como o Mr. Mime, que antes se defendia com muita facilidade, começou a ter dificuldade em se proteger do pequeno. Isso é bom por dar a ideia de constantes treinos também, além de explicar o aprendizado de todos os movimentos que Riolu mostrou ter nesse episódio. Pode parecer apressado, e até foi, mas foi justificado pelo próprio Ash como resultado do treino.

A respeito dos personagens que ganharam destaque nesse episódio, começando pelo Leon, mais uma vez devo destacar a boa representação do personagem. Como disse antes, não se trata somente de dizer ser o melhor, é provar que é, e com isso me refiro tanto a ele mesmo dizendo analisar e aprender como cada batalha, quanto à troca de movimentos de Charizard para poder se preparar para diferentes oponentes. Sendo assim, considero que ele tem feito jus ao título de campeão mundial, além de ter dado atenção ao Ash e mostrar aguardar o seu avanço.

Ainda sobre Leon, vale falar sobre a sua vitória. Muitos alegaram ter sido forçada, "protagonismo" e outras coisas mais, principalmente por Charizard ter recebido um Gume de Pedra, que dá dano x4. Porém, o Pokémon também deu duas vezes dano x2 no oponente, ou seja, é equivalente ao x4. Sem falar do seu G-Max Move no fim de tudo, que dá dano extra. Então, o confronto não foi roubado como disseram, é importante destacar. Talvez (por depender dos níveis), mesmo que nos jogos o Charizard pudesse ser derrotado facilmente pelo movimento, devemos nos lembrar que o anime precisa fugir disso para não ser tão óbvio e, consequentemente, perder a emoção. Eles foram fiéis em fazer o Pokémon se enfraquecer, e é compreensível que não tenha sido derrotado. Não foi a primeira e nem será a última vez que a animação esquiva disso com razão.

Agora, a respeito do oponente, Raihan, é um personagem muito legal e mostrou carisma. Realmente deu para perceber como ele está dedicado a tirar o título de Leon, só achei que faltou deixar clara a rivalidade e amizade dos dois. Se pegar o episódio para assistir novamente, em momento algum é dito que são rivais ou amigos, apenas são denominados oponentes por conta da batalha. Apesar disso, fica subentendido essa relação a mais pela fluidez dos diálogos e pelas provocações, mas seria interessante se tivesse sido verbalizada, igual como estava sendo propagandeada. Seu Duraludon se mostrou muito forte e rápido, o que é impressionante para a sua espécie. Porém, a não aparição do seu G-Max Move, o Max Depletion, e a curiosidade que demonstrou ter ao ver Ash gritar por Leon podem indicar um retorno do personagem e do Pokémon para uma possível batalha contra o garoto.

Apesar de rápida, a aparição do Presidente Rose pode indicar um possível destaque para ele em episódios futuros, principalmente se for notado como Ash ficou interessado e boquiaberto por descobrir que ele era a figura por trás do Leon. Quem sabe ele não vê potencial no garoto? Tudo fica ainda mais interessante com a introdução da Sonia, responsável por contar a antiga lenda de Galar. Ash já tinha demonstrado interesse na estátua desde o início do episódio, ficando ainda mais encantado ao saber sobre a história. Depois, ainda foi possível ver ele, Goh e Pikachu animados com possibilidade de descobrir mais. Algo que deve ocorrer por Magnolia não ter ainda aparecido fisicamente e não ter sido revelada como a avó da Sonia, o que deve ser mostrado em episódios futuros.

Sobre o Goh nesse episódio, ele teve o conhecimento das Formas Regionais, o que deve ser algo de interesse para o personagem, possivelmente tendo episódios dedicados só a isso. Outro detalhe legal foi a sua noção de batalha mais fluida. Ele joga a Pokébola já com a ideia de que pode não dar certo e de que talvez tenha que batalhar, o que, em minha opinião, é uma bela evolução quando comparado aos primeiros episódios. Faz até sentido que essa transição tenha sido lenta por ser um jovem treinador e estar aprendendo. Ainda no tópico aprendizado, ele se impressionou quando Ash falou sobre acreditar em seu Pokémon, o que mostra que ainda tem absorvido algumas lições do amigo para que possa se desenvolver mais, possivelmente até com Raboot em batalha.

Um ponto legal, mas decepcionante, foi o Centro Pokémon. Ver a Enfermeira Joy de Galar foi legal, até porque elas costumam ter um design diferenciado em cada região, além de terem companheiros diferentes em cada uma também. Exatamente aqui está o problema. Volto a destacar a falta de interesse do Ash pelos Pokémon de Galar. Mesmo sendo legal ver que os companheiros das Joy em Galar sejam Indeedee, tanto a fêmea quanto o macho, os protagonistas nem se quer ligaram. E no caso do Ash, não é a primeira vez, sendo isso muito negativo pelo descaso quem vem ocorrendo com a nova região, por ela não ter nem um anime exclusivo como todas as outras.

Agora, a grande estrela do episódio: Farfetch'd de Galar! Cada um tem o total direito de gostar ou não dessa captura, mas é inegável que, a julgar pela descrição de todas as Formas Regionais, essa é a que mais combina com o Ash. Talvez em outras séries, isso pudesse ser mais questionável, mas, em Jornadas Pokémon, o garoto tem sido ainda mais ligado às batalhas, o que pode até ser negativo em certo ponto. Contudo, o importante é que, já que esse é o ponto principal e está conectado ao sonho do protagonista, ter um Pokémon conhecido pelo gosto por batalhas e justiça é ideal. Ainda será divertido ver Ash tentar evoluí-lo com os três seguidos Golpes Críticos, o que acho que irá acontecer, e vale pontuar que é a primeira captura da atual série proposta pelo treinador, ao invés de o contrário. E a repetição do tipo Lutador no time pode ser explicada por uma teoria que criei há um certo tempo, que diz o importante ser a diferenciação das tipagens por região, ou seja, um Lutador de Galar e um de Sinnoh seria permitido, ou até dois da mesma região, contanto que haja uma tipagem secundária e nova para acrescentar.

Por fim, o suspense de quem seria o Farfetch'd de Galar foi divertido, por tornar tudo menos previsível. Por Goh estar usando o seu de Kanto, dava a entender que acabaria tendo os dois para a comparação das regionais, mas acabou que não. Acredito ter sido melhor assim, justamente pela fama do Pokémon nas batalhas, algo não muito interessante para o colecionador. Porém, agora, a dúvida é sobre Sobble. Particularmente, acho que ele não será do Ash por vários motivos: as palavras finais do Goh e do narrador no episódio, a prévia do próximo e por o garoto de Pallet ter acabado de fazer uma captura. Gostaria muito de ver o Pokémon com Ash, mas realmente acho que não irá acontecer. Independente de quem o pegue, peço que ninguém se precipite e que, por favor, dê uma chance para ver quem vai capturá-lo e como será o desenvolvimento dele com o treinador antes das críticas.


CONCLUSÃO

Farfetch'd de Galar é a regional perfeita por seu gosto por batalha e senso se justiça! Houve todo um mistério sobre quem o teria, mas acabou ficando com Ash e acredito ser um ótimo acréscimo para a equipe, inclusive é muito forte. O Pokémon poderá fazer Riolu evoluir ainda mais em seus treinos, que por sinal está tão forte que tem dado trabalho ao Mr. Mime, e se tornará um poderoso combatente ao lado do garoto de Pallet.

Muitos personagens tiveram seus momentos de brilho, sendo Leon responsável por se provar muito estratégico e reafirmar sua força, tendo outra vitória para manter o seu título; Raihan, Líder de Ginásio carismático e com um poderoso Pokémon que quase derrotou Charizard, ainda deixando brechas para um retorno; o Presidente Rose, que teve uma breve aparição, mas despertou curiosidade no Ash; e Sonia, a qual introduziu a história de Galar para os protagonistas e se mostrou responsável pelas pesquisas em relação a ela, assim como nos jogos.

Ainda houve a primeira aparição de uma Enfermeira Joy em Galar, mas a cena foi acompanhada de mais uma vez Ash conhecendo um novo Pokémon sem dar atenção a ele. No caso, as duas variações de gênero de Indeedee. Por fim, sobre o caso do Sobble, vamos dar tempo ao tempo, ou seja, antes de qualquer um perder a cabeça, primeiro acompanhe o modo como será feito. Entendo que pode não gostar da ideia, mas não custa dar uma chance. Se o inicial ficar com Goh, pode ser um bom desenvolvimento para ambos, até por o personagem estar crescendo bastante. Enfim, essa é uma discussão para a próxima análise. Agradeço pela atenção e adoraria saber a sua opinião nos comentário, mas, claro, sempre com respeito!


Leia Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

25 comentários:

  1. Johnny Edwin Da Cunha Cruz12/07/2020, 01:25

    Mesmo o Ash já tendo dois lutadores, nada o impede que ele tenha mais um, já que tem outro que pode acaba em seu time: o kubfu. Esse tem toda a chance de ser o primeiro lendário a ser capturado pelo Ash.

    ResponderExcluir
  2. Berserk Glauber12/07/2020, 09:23

    Esqueceu de destacar a possível real razão do Ash ter pego o Farfetch'd de Galar. Além do "senso de justiça", a evolução dele é um dos "mascotes" de Sword & Shield e segura uma espada e um escudo. Não deve ser à toa que o Darkest Day e a estátua do herói de Galar foram introduzidos no mesmo episódio que essa captura do Farfetch'd pelo Ash.

    ResponderExcluir
  3. Berserk Glauber12/07/2020, 09:24

    segundo

    ResponderExcluir
  4. Berserk Glauber12/07/2020, 09:25

    Espero que não, Urshifu seria roubado demais e o Melmetal já é muito mal aproveitado.
    A não ser que seja usado como uma das razões de vencer o Leon.

    ResponderExcluir
  5. Johnny Edwin Da Cunha Cruz12/07/2020, 09:48

    Roubado, que nada. É outro pokémon perfeito por Ash, já que ele só evolui através de treino. Sem falar que eu aposto que farão com que o urshifu do Ash tenha a habilidade de mudar de uma forma pra outra. Assim, ele teria tanto a forma single strike quanto a forma rapid strike em um só pokémon, semelhante ao que aconteceu com o seu lycanroc, que era tipo uma mistura das outras duas formas anteriores.

    ResponderExcluir
  6. Só não entendi a lógica de ter um líder de ginásio se o destaque eh o Campeonato Mundial e não a Liga, ainda mais que nos jogos para participar do Campeonato eh preciso passar pelos ginásios, algo que o anime até agora não indicou ser necessário. É esperar os próximos episódios...

    ResponderExcluir
  7. Johnny Edwin Da Cunha Cruz12/07/2020, 17:26

    Gian, as insígnias são pra participar da liga. Agora, por campeonato mundial, a história é outra, já que nela todos podem participar. Lembre-se que a Korrina também está participando, ou seja, o Ash pode acabar dando de cara com outros líderes de ginásio no campeonato, sejam os antigos ou os de Galar, ou até mesmo com algum E4 ou campeão regional.

    ResponderExcluir
  8. Justamente, se o foco é o Mundial, pq mostrar um líder de ginásio deGalar? Podiam ter deixado mais informações, algo que no artigo o Esrj tbm reclama...

    ResponderExcluir
  9. Johnny Edwin Da Cunha Cruz12/07/2020, 19:36

    Acontece que o Raihan é um rival de longa data do Leon. Tanto é que essa batalha acontece nos jogos, e a reclamação do Ersj foi que essa rivalidade não foi mencionada no episódio.

    ResponderExcluir
  10. Acho que não precisava deixar clara a rivalidade do Raihan e Leon.
    Foi bom ver o Ash pegando o Farfetch'd, já que em Alola nenhum Pokemon Alolan combina com ele. E como Riolu que vai com certeza evoluir, vira dual-type, prefiro pensar dessa forma.
    Era a única coisa que queria Ash com Sobble,sei lá, eu gosto dessa história do Ash com Pokemon esse tipo de personalidade mais medrosa e tal.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que a questão da estátua tem mais a ver com o possível envolvimento de Ash e Goh com Zacian e Zamazenta mesmo, mas não deixa de ser uma boa comparação. :)
    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  12. Eu especifiquei que tudo bem ter repetição se houver um segundo tipo para acrescentar. E, como se sabe. Urshifu tem o Noturno ou Água. :)

    ResponderExcluir
  13. Eu gostaria de ter visto por ser algo que eles disseram muito nas propagandas. Além de enriquecer mais a caracterização de cada personagem. Gosto quando eles desenvolvem detalhes ao invés de simplesmente citar, como tem sido com o Leon como campeão.
    Concordo!
    Eu também, mas darei uma chance ao Goh com esse Pokémon. :)
    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  14. Eu penso em duas possibilidades. Como são 8 regiões e duas delas não tem um campeão que pode participar, sendo o de Kanto (por não ser revelado e talvez ser o próprio Lance, que também representa Johto) e o de Alola, que seria o Ash, seriam 6 campeões para os Oito Mestres. Daí, devem ter preferido colocar o Raihan por ser um rival do Leon e, talvez, para fazer Ash saber da existência de ginásios em Galar e posteriormente revelar algum interesse em batalhar contra cada um deles. Só achei que faltou ser dito que são rivais, pois, para quem não acompanha os jogos e as notícias do anime que apontavam os dois como amigos e rivais, não ficarão sabendo por não ser dito no episódio.
    Então, é isso. Acho que a aparição do Raihan entre os Oito Mestres ou é para instigar Ash a ir atrás dos ginásios de Galar para participar de novos desafios e subir mais no rank, ou por ser o rival de Leon e pessoa mais próxima de derrotá-lo.
    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  15. Concordo com vc sobre os Campeões, mesmo pq duas das silhuetas dos 8 Mestres são "femininas" que seriam a Cynthia e a Diantha, mas não vi nenhuma que pareça o Altar, no entanto. Eh só aguardar pra ver...

    ResponderExcluir
  16. Johnny Edwin Da Cunha Cruz13/07/2020, 16:49

    Só que eu aposto que farão com o urshifu do Ash a mesma coisa que fizeram com a meloeta. Assim, ele poderia trocar seu tipo secundário quando ele quisesse.

    ResponderExcluir
  17. Acho que o Alder pode ser o do quadril mais cheinho. Seria legal se fossem mesmo os campeões, um ótimo retorno e, talvez, ótimas batalhas!
    E é isso mesmo, só o tempo irá revelar. Por enquanto, resta a nós sonhar. rsrs

    ResponderExcluir
  18. Eu vi esse seu comentário e gostei muito da ideia, por sinal. Seria ótimo se fosse assim! :D

    ResponderExcluir
  19. Johnny Edwin Da Cunha Cruz13/07/2020, 17:41

    Shaymin, meloeta, keldeo, kyurem, necrozma, se eles podem alterar de formas no anime, o urshifu também tem todo o direito de ter isso.

    ResponderExcluir
  20. Mas, a gente tem que considerar que nos jogos todos eles podem mudar de forma também, mas Urshifu não.

    ResponderExcluir
  21. Berserk Glauber14/07/2020, 00:02

    Como eu disse, só se os roteiristas quiserem que o Ash se torne o #1 do mundo.
    As equipes que o Ash pode formar com o que já tem já são demasiadamente fortes. (minha opinião)

    ResponderExcluir
  22. Johnny Edwin Da Cunha Cruz14/07/2020, 08:15

    Você está dizendo isso por achar o urshifu apelão? Pra mim, ele é outro pokémon que não tem nada a ver com os lendários, assim como o mewtwo e o silvally. Mesmo com o urshifu, o time do Ash não ficará imbatível.

    ResponderExcluir
  23. João Batista14/07/2020, 11:33

    bom talvez o Ash enfrente os lideres de ginásio distribuidos entre as três classes restantes que são a Super, a Ultra e a Master pois não faria muito sentido por os lideres da região de Galar na normal.

    ResponderExcluir
  24. Johnny Edwin Da Cunha Cruz14/07/2020, 15:52

    Os de Galar estão no ranking mundial, faz tempo. Era de esperar que eles não estivessem na Normal Class, onde ficam a maioria dos iniciantes. Se o Raihan é o rank 7, vai se saber a posição dos outros 9.

    ResponderExcluir
  25. Johnny Edwin Da Cunha Cruz15/07/2020, 14:13

    Alguém acha que o galarian farfetch'd será a única galarian form do Ash, ou ele poderá ter outros? E quais poderiam ser?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar