logo

Pokémothim

A Absurda Construção de Poder do Leon e a Saída para Ash!


Olá, Thunders!

Muito se tem discutido recentemente, ainda mais com os eventos do início das semifinais, sobre o modo como a força do Leon está sendo construída. Diante do poder descomunal que tem sido entregue para a gente, que o colocou como muito superior a qualquer outro adversário por ele enfrentado até agora, assustando até mesmo a plena e confiante Cynthia; se Ash alcançasse a final, como é que ele teria qualquer chance de ganhar? Vamos trocar algumas ideias e desenvolver uma teoria!


O que dizer de Leon? Campeão de Galar, o grande monarca do Campeonato da Coroação Mundial, treinador invicto, nunca nem sequer teve mais de dois Pokémon derrotados em batalha (embora, deva ser considerado que essa informação pode se referir ao torneio que estamos assistindo, especificamente), inspiração de crianças por todas as regiões, objetivo final de tantos adversários, estrategista, educado, brincalhão, dono de um coração gigante, pai de dragões, quebrador de crias de Kalos, filho do Dia mais Sombrio, rei de Galar e dos primeiros homens, senhor das oito regiões, Khal da Sonia, o não derrotado. Brincadeiras à parte, é um treinador já inserido no anime como uma figura extremamente forte. E, até aqui, tudo bem, pois devemos lembrar que todos os demais campeões foram inseridos com essa mesma aura de elevada força.

Se é normal um campeão ser inserido na animação assim com tanto destaque e poder, qual o problema com o Leon? Simples, a trama de Jornadas não fez dele apenas "superior" aos treinadores de sua região, como geralmente ocorre, colocou ele em uma posição de superioridade quanto aos demais campeões, o que, por si só, já gera bastante polêmica. Cada fã tem o seu campeão favorito, o que considera mais forte, o que admira acima de qualquer outro, e a criação do Torneio de Mestres certamente teria que lidar com isso. A frustração, de certo modo, era inevitável. Campeões iriam ser mais "fracos" do que outros nesse evento, embora isso não seja uma totalização. Às vezes, em uma outra batalha, com outra escolha de Pokémon, com outra estratégia, os resultados fossem diferentes. Então, não leve as derrotas como uma exatidão da força do seu campeão preferido.

Diante dessas derrotas no torneio entre campeões, já ocorreria certo ressentimento. Porém, todas as batalhas até então mantiveram um aparente nivelamento. Na primeira fase, mesmo com a Gardevoir e a Garchomp de Diantha e Cynthia, respectivamente, não cansando muito na luta contra os seus oponentes, foram combates mais acirrados. Pikachu terminou o confronto contra Mega Metagross destruído. A única exceção foi o Leon, que derrotou Alain com enorme facilidade, inclusive sem nem usar o seu terceiro Pokémon ou cansar o segundo. Nesse ponto em específico, apesar de a batalha ter sido muito ligeira, ainda dá para "aceitar", pois Alain estava ali só para fechar tabela, uma vez que Lance representava duas regiões e faltava um oitavo participante para o torneio.

Antes de falarmos sobre semifinais, é interessante repensar a trajetória de Leon do início de Jornadas até esse ponto. Já introduzido derrotando Lance, o mais antigo campeão que conhecemos no anime, o treinador de Galar dividiu opiniões. Embora não ache que as batalhas 1x1 que envolveram o Leon tenham sido tão boas assim, para mim, fez sentido ele derrotar Lance, Raihan e Flint. Não acredito ter sido "roubado", até porque ele foi estratégico. Além da força em si, o campeão de Galar foi mostrado como um estrategista em ataques, um bom observador e, em termos de personalidade, até muito parecido com Ash. Tivemos episódios em que pudemos ver seu carinho enorme e cuidado pelos Pokémon, seu jeito mais bobo de se comportar, a forma como mesmo tendo noção do seu poder respeita e considera bem os seus oponentes.

O Leon não foi um personagem não trabalhado no anime. Pelo contrário, ele foi mais desenvolvido do que a maioria dos outros campeões. O problema não reside exatamente aqui. O que conta muito, na realidade, é ele estar se mostrando superior a campeões mais amados e, muitas vezes, os fãs confundirem jogos e anime. Com base em todo o material que se tem dos outros campeões nos jogos, e por conhecê-los há muito tempo, consideram que tiveram um super desenvolvimento; mas, não, Leon foi mais trabalhado que a maioria. Para ilustrar, antes do Torneio de Mestres, por exemplo, Lance teve participação relevante em apenas 5 episódios; Steven de 7 a 8 episódios, dependendo se você considerar a sua breve cena com Sawyer no fim de XY&Z como uma participação importante; e Diantha em 8 episódios. Em comparação, Leon foi destaque em 10 episódios. Alain, Ash e Iris não contam por o primeiro não ser campeão, e os outros dois terem conseguido o título recentemente e serem protagonistas. O grande diferencial aqui é a Cynthia, que participou efetivamente de pelo menos 24 episódios, se considerarmos os 4 do especial do Arceus.

Enfim, o que quero dizer é que esse desenvolvimento inferior do personagem em relação aos outros campeões, dentro do anime, é falso, ainda mais se for considerado o papel que cada um teve dentro dos episódios citados. Então, tudo perfeito? Leon é o mais forte e tá tudo certo? Não exatamente. O campeão até recebeu certo desenvolvimento e foi introduzido igual aos demais em uma posição de já muito forte, mas o incômodo real é quando o colocam como MUITO MAIS FORTE do que os outros campeões. Como dito, ainda que a batalha contra Alain pudesse ser bem melhor, foi aceitável a forma que ganhou; apesar de, em comparação com as outras batalhas, já ter dado uma impressão de que ele teve uma facilidade consideravelmente maior do que seus colegas: Cynthia e Steven sofreram bem mais ao enfrentar outros jovens treinadores como Ash e Iris. E, se contarmos a experiência da idade e a posição no rank, Alain seria um oponente mais difícil que os antigos companheiros de viagem em Unova, mas foi facilmente "domado" pelo campeão de Galar.

Entretanto, até aí estava tudo apenas um pouco implícito. Mas, veio o título do primeiro episódio das semifinais e eu já pensei "não acredito que vão fazer isso com a Diantha, ela é uma campeã!", mas não teve muito para onde correr, realmente foi uma vitória esmagadora. Surpreendendo a todos que esperavam batalhas acirradas e espetaculares nessas semifinais, incluindo Ash e Cynthia, Leon simplesmente derrotou todos os Pokémon da sua adversária sem ter nem metade do seu time nocauteado. Lembrando que era uma batalha de 6x6. Dentro do anime, todos ficaram desacreditados, era um poder muito além do que esperado. E aqui se torna um problema, porque Leon não apenas é o campeão mais forte, como ele é muito superior aos demais, e ele não foi desenvolvido o suficiente para ser "muito superior", entendem? Tudo bem ele ser o mais forte, mas não a esse nível.

Está sendo tudo feito de forma tão jogada, que tem os clássicos erros que todos estão comentando sobre os ataques não efetivos que acertaram o Dragapult, por exemplo. Mas, pior é que essa luta contra a Diantha deveria ser a prova da força do Leon de forma crível, e não foi. Primeiro, a luta deveria ter sido completamente mostrada, justamente para que víssemos a campeã de Kalos ter o seu merecido destaque em uma semifinal, além de podermos ver como o seu oponente ia reagir para conseguir a vitória. Ele poderia ter usado apenas 5 Pokémon para derrotá-la, se queriam mostrar força; mas não da forma que foi. Um Rillaboom, que nem era seu Pokémon mais forte, acabou com mais de metade do time da atriz? O exagero só serviu para dar um status nada convincente de poder para Leon, ao mesmo tempo que humilhou completamente a Diantha e até os demais campeões que esperavam um desempenho melhor dela. Eles próprios se sentiram fracos: retomo a reação da Cynthia. 

Então, não acho que a força do Leon foi tão "forçada" desde o início, mas ela passou a ser, e de uma forma completamente incômoda. Por sinal, no exato momento em que escrevia essa postagem, li um comentário, de um moço chamado Fernando Predes, que disse ser a intenção deixar os fãs com raiva do Leon, para esquecerem que Ash vai derrotar a Cynthia e quererem que o herói acabe com o invicto. Achei genial, haha. A sacada da estratégia, não a estratégia em si, que joga os outros campeões no limbo. Sem falar que tem tudo a ver com o que trouxe na postagem sobre o desrespeito com a Diantha, de o Ash assumir o papel de "herói" que vai colocar esse personagem no lugar, apesar de não se tratar de um vilão.

Agora, volto para a pergunta do início: se Ash chegar à final, como é que ele vai ter chance de ganhar de Leon? Convenhamos que o garoto derrotou Steven com muita dificuldade, embora aquela batalha seja terrível, e, se ocorrer a vitória contra Cynthia, não será diferente. Então, o jovem Ketchum está passando de fininho para o topo. Em contrapartida, o campeão de Galar parece cada vez mais forte e nenhum outro campeão chegou minimamente perto de vencê-lo. Seria Ash tão superior assim aos outros personagens do torneio para bater de frente com Leon, diferente dos demais? E, se ele for, por que teve dificuldade contra Cynthia e Steven? Da forma que trabalharam o Leon, não existe um meio de o protagonista se aproximar da força dele em um combate dentro das regras estabelecidas, o que se espera é vermos Ash ser também humilhado.

Falando em quebrar regras estabelecias, discorrerei aqui sobre como pensei em uma teoria, embora, depois da derrota da Diantha, muitos já estejam também apostando nela. Quando Ash derrotou Steven por meio do Movimento Z, conversei com uma amiga e disse que acreditava que na batalha contra Cynthia usaria Mega Lucario, sobrando Gigamax Gengar para a final contra Leon. No entanto, isso não se encaixava com a abertura, que mostra Mega Lucario enfrentando Gigamax Charizard. Mas, e se o Ash puder usar as três mecânicas no desfecho do Torneio de Mestres? Pelo que dá a entender, não é uma condição biológica usar só uma, do tipo que o treinador não suporte, ou algo do gênero. Parece ser uma simples regra das batalhas, em que só se pode usar uma mecânica. Diante disso, vejo duas possibilidades: na final seria permitido usar tudo o que quiser, simples assim; ou, e prefiro essa, como Leon gosta de ser desafiado, semelhante ao próprio Ash ou ao Goku de Dragon Ball, pedirá ao juiz que deixe o garoto usar tudo o que tiver contra ele.

De verdade, se não for assim, com Ash podendo usar Gigamax, Movimento Z e Megavolução, não vai ser plausível para mim qualquer coisa que não uma humilhação. Imaginem, então, para o anime brilhar de vez em sua unicidade, Gigamax Pikachu usando o Movimento Z! Certo, certo, vamos com calma; não podemos levantar demais as expectativas. Mesmo que não queira me animar com essa ideia, também preciso citar que, a única outra forma que vejo de Ash bater de frente, e adoraria, é com o time dos sonhos. Trazer de volta seus Pokémon mais antigos e melhor treinados, pegar o Leon de surpresa, seria a outra forma que encontro de mudar a situação. Mas, as chances são mínimas e novamente foge da abertura, por isso não quero sair dando esperanças.


Chegamos ao fim de mais uma matéria! Como vocês se sentem em relação ao modo como estão mostrando o Leon? Particularmente, eu acho uma pena, tanto por ridicularizar os outros participantes do torneio, quanto por ele ser um dos meus personagens preferidos de Galar, com senso de justiça e jeito doce igual ao do nosso garoto Ketchum. Não se confundam, o campeão não é um idiota desalmado, o roteiro que tem o tornando forçado em termos de batalha, sem qualquer necessidade, pois poderia ser forte sem tanto exagero. Mas, e sobre o Ash? Acreditam que a teoria pode se concretizar? Pensam em alguma outra forma, com sentido, para ele enfrentar Leon sem ser humilhado? Adoraria saber as suas opiniões!


Leiam Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

71 comentários:

  1. Eu loguei só pra comentar, pq me emputeceu muito esse último episódio. Primeiro que discordo de vc quanto ao desenvolvimento do Leon, ele não teve nenhum, independente dele ter tido mais tempo de tela ou não. Em uma narrativa o que importa é a forma como o desenvolvimento se dá e não a quantidade de tempo que se leva ou que o personagem tem exposição (sou formado em letras, não tô tirando da cabeça), Leon EM NENHUM MOMENTO dos seus episódios teve a credibilidade de ser O mais forte. Tudo foi apenas dito e nada mostrado, as "batalhas" que ele teve foram patéticas e mesmo no arco do Eternatus vimos um Leon incapaz de resolver uma situação que Steven, Lance e até mesmo Cynthia resolveram (com ajuda) em suas séries (dois deles com menos episódios que o Leon).
    A derrota da Diantha se deve a dois fatores, o machismo desgraçado que existe em países orientais (não que aqui não existe, mas lá beira ao tragicómico) e o outro é o fator de "precisamos fazer o Leon o melhor dos melhores de qualquer forma", só que ele não é, desculpa, e os fatores dos jogos conta muito pois o próprio anime reflete o time dos jogos em 99% das vezes. Então dá para se ter uma base do que esperar mais ou menos, claro que com situações diferentes, visto que são mídias diferentes.
    Peguemos o time do Leon nos jogos, é uma verdadeira piada, vc consegue ganhar dele com um Pokémon de água (e com ice beam) e um fada. "Mas no anime isso de fraquezas e vantagens nem sempre é igual", sim concordo, mas precisa-se de coerência narrativa, não dá pra aceitar um pokémon de grama tomando um fire blast na fuça e ficando de boa com isso, independentemente de sua força, isso não tem lógica. Esse torneio é formado pelos 8 melhores treinadores do mundo, não é um charmander no level 05 soltando um ember.
    Quanto a Cynthia se espantando com o Leon, primeiro que foi patético, PATÉTICO, descaracterizou totalmente a personagem que tem a fama de ser badass exatamente por nunca se incomodar com nada, aí me vem esse roteiro porco e me coloca essa cena pra justificar que "até a badass se assustou com o Leon"? Ah para velho, p*ta bagulho mal escrito (eu falei que tinha ficado puto com esse episódio, desculpa). Leon não é crível como personagem (nem no jogo ele é crível!!), não adianta os roteiristas dizerem "ele é o mais forte", pq ele não é, e digo isso não por ser fã de X ou Y, mas narrativamente falando.
    Se pegarmos DBZ como exemplo (e até Kimetsu no Yaiba que é mais recente), você pode notar que sempre que é dito "o vilão X é muito forte", isso é mostrado, há indícios, não se é apenas um fato falado. Geralmente vilões que são ditos que são fortes e nunca mostrado nada, quando chega a hora H acabam sendo verdadeiras decepções pelo hype feito ao invés de mostrado. (aqui o Leon é tratado como "vilão" por estar contraposto ao protagonista).
    E por fim, e digo isso sem ser pessimista, não existe expectativa que faça com que esse torneio se recupere. Satoshi vai vencer a Cynthia (pff), vai entrar na onda do "macho vingador da donzela mal tratada" e vai batalhar com Leon com o time chinfrim de Galar. Ele vai ganhar? Não faço a mínima ideia, mas vendo que as duas alternativas que teremos são praticamente a mesma bosta. dá na mesma.

    PS: Eu tenho um hall muito pequeno de personagens que eu abomino na minha vida, o Leon teve a capacidade de entrar no hall que nem o Alain conseguiu entrar, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente! O roteiro falha inúmeras vezes, eu sinceramente e infelizmente já perdi a esperança do anime melhorar! Percebo que o anime teve o pico de qualidade de roteiro e animações no xyz, dps só foi piorando! Em Alola eles infantilizaram muuuuuuito o Ash (na minha opinião)! E agora, o momento mais importante da história do personagem(que é campeonato mundial), eles dão essas vaciladas, poderia ser muito pika, lutas incríveis, um roteiro bem feito (nível de qualidade perceptível do xyz)... mano, dá até vontade de 😟😭 por esse desperdício! Pra mim eles deveriam focar mais nas batalha (como vc disse), e o Ash deveria ter lutado contra o Alan(primeira luta do Ash no mundial, antes da luta eles se falam e se encaram, e falam algo do tipo: eu estou muito mais forte agr, vou dar o meu melhor, aí rola aquela luta PICA, e o ash ganha) aí dps a Cyntia e a Dianta(lutas incríveis mostrando a força e estratégia do personagem principal) e no final Ash vs Leon(como vc disse, o ash poderia substituir alguns de seus pokemon novos pelos antigos, como o GRENINJA< Imagina issooooo> o Talonflame, o Sceptile, algum pokemon de Alola etc.
    E pronto, todo mundo ia gostar!

    ResponderExcluir
  3. Simmm! Eles cagaram basicamente O MOMENTO MAIS IMPORTANTE da história do personagem principal, colocando um roteiro merd4! Lembra o a liga do xyz? As batalhas foram INCRÍVEIS, o terreno se modificava, estratégias de cair o queixo( tudo bem que o Alan ganhou, mas tirando isso foi tudo impecável). Se a qualidade desse anime fosse equivalente ao de Kalos, seria literalmente a MELHOR temporada do anime pokemon! estou seriamente chateado! Vamos ver se eles conseguem melhorar.

    ResponderExcluir
  4. Essa foi a minha primeira grande surpresa, para falar a verdade: o Ash não lutar contra o Alain. Se na previsão do torneio que não postei eu teria acertado as lutas das semifinais, posso dizer que errei feio as da primeira fase. Jurava que Ash lutaria contra Alain, para depois enfrentar Cynthia e, por último, Leon. Mas Alain foi só jogado ali para fechar tabela e apanhar do Leon, infelizmente. Isso desmotiva muito.

    Em uma crítica que fiz às primeiras batalhas, eu trouxe justamente o exemplo de XY&Z. Independe das pessoas gostarem ou não do resultado das batalhas, as que foram realmente trabalhadas na Liga Kalos foram lindas de se assistir! Era esse nível que estava esperando para o atual torneio, mas tá bem longe de ser assim... Enfim, é uma pena. Espero que com a Cynthia as coisa mudem.

    Muito obrigado por deixar o seu comentário! Greninja de volta seria perfeito, apesar de achar mais difícil ainda, não quiseram nem mostrar o Ash-Greninja em Jornadas... E faz muito tempo que vimos Sceptile em ação, ele merece muito. Bem, agradeço novamente! ^-^

    ResponderExcluir
  5. Pq meu comentário foi excluído???

    ResponderExcluir
  6. Simm, eu estava com essa expectativa também! Muito bom conversar com vc! ^-^

    ResponderExcluir
  7. Eu não posso discordar do que diz. Kkk O tempo realmente não define desenvolvimento, e eu reconheço isso. Até pensei que alguém podia comentar sobre, mas a postagem já estava planejada para ser grande demais e exagero na escrita é algo que faz com puxem a minha orelha. Rsrs Mas, se você notar bem, eu citei assim no parágrafo seguinte "se for considerado o papel que cada um teve dentro dos episódios citados". No caso, a participação deles nos episódios, independente de quantidade, tinha que ser levada em conta. Como você bem disse, até mais do que a quantidade de episódios em que participaram. E, não, não acho que o Leon teve um super desenvolvimento (nem sequer um desenvolvimento aceitável para ser tão superior aos demais), eu só coloquei que, em nível de comparação com os outros, ao meu ver, ele não foi o não desenvolvido diante de todos os outros que, teoricamente, teriam sido desenvolvidos. O anime falha muito, na realidade, com os campeões. Até porque, nesses episódios em que tiveram participação importante, poucos deles realmente tiveram foco, chegaram mais como a figura suporte para outro personagem. Outra coisa é que a gente precisa lembrar que, por exemplo, a Cynthia não tinha que derrotar Dialga e Palkia; nem Steven o Groudon e o Kyogre. Com o Leon não, ele literalmente precisava derrotar o Lendário. Então, não é um feito que os demais conseguiram e ele não, não é a mesma coisa. A própria Cynthia não pôde parar Dialga e Palkia agora em Jornadas novamente. Mas, enfim, o ponto não é esse, até porque a construção da Cynthia é uma das melhores, em minha opinião.

    De resto, eu não tenho nem o que comentar, concordo completamente contigo. Esse foi, de longe, o episódio mais podre desse torneio. O pior é que a ideia de a batalha ficar como plano de fundo, parecia ser para desenvolverem o passado da Cynthia. E nem foi por isso, foi para duas crianças procurarem um Pokémon. No fim das contas, Leon ainda vai estar tendo seu brilho e destaque na final, mas Diantha perdeu sua oportunidade de continuar se mostrando como uma mega estrategista. 🙄

    Uma curiosidade, por você ser formada em letras (inclusive, era uma das minhas 3 opções quando entrei na facul), é que o título seria "A Incrível Contrução de Poder de Leon e a Saída para Ash!". Daí, na introdução, eu explicava que o "incrível" ali estava no seu sentido mais literal possível, o "crível" com o prefixo de negação "in", ou seja, uma construção forçada e que não dá para engolir. Eu só troque o título porque imaginei que muita gente só leria ele e começaria a me xingar sem nem abrir a matéria para entender em que sentido usei a palavra. 😅

    Enfim, muito obrigado por deixar a sua opinião! Eu entendo toda a sua frustração, ou penso enteder. Dá muita raiva que o evento que era para ser o mais importante até então no anime esteja sendo dessa forma, que os campeões estejam sendo tratados desse jeito só para que Leon seja respeitado pelos telespectadores como ok mais forte (e, por motivos óbvios, ninguém está convencido)... Que a batalha contra a Cynthia seja incrível, pelo menos. E com esse incrível, quero dizer fenomenal! Mais uma vez, agradeço por deixar seu ponto de vista! ^-^

    ResponderExcluir
  8. Foi excluído não, moça. Kkk Jamais eu o excluiria. Pelo contrário, adorei lê-lo o respondi agora. 😂

    ResponderExcluir
  9. Oq eu mais queria ver sem dúvidas era a volta do Ash-greninja como um último pokémon surpresa, talvez a volta do Charizard do Ash ou do Zeptile seria MT daora para deixar a batalha mais nostalgica e emocionante

    ResponderExcluir
  10. Seria incrível! Leon acompanhou a maioria das batalhas do Ash, ele sabe dos Pokémon e das habilidades especiais que tem. Imagina ele surpreso com Pokémon que não esperava e tão fortes. E eu prometi não criar expectativas... kkkk
    Muito obrigado por comentar!! ^-^

    ResponderExcluir
  11. Gabriel_Dias28/08/2022, 16:58

    Ersj sendo o advogado do diablo rsrsrs, Leon teve uma "role" bem parecida com a do Fábio Lance (Se você assistiu a Lenda do Trovão dublado, você pegou a referência) no arco Sword and Shield, se pá o Lance foi mais decisivo dentro do seu arco (lá em Avançado...) do que o Leon.
    Falando sobre aquela batalha, a função do Leon pelo visto é passar uma sensação de perigo, ele conseguiu na batalha contra o Alain (tanto que terminou o ep e mandei uma mensagem de voz pro meu amigo falando "cara o Leon é o cara a ser batido")...mas passou de sensação de perigo para RIDICULO E FORÇADO, desrespeitaram completamente a Diatha e ignoraram o gráfico de habilidade dela principalmente que a Diatha tem S em estratégia enquanto o Leon deve ter um A ou B, eu QUERIA que a Diatha coloca-se o Leon em uma saia justa, pq ela percebeu a estratégia dele e começou a "crescer no jogo" poderia até rolar uma frase de deboche durante a batalha "Leon, você é muito previsível" o ideal seria se o resultado fosse 5 a 6 pro Leon (Leon iria vencer a batalha nos detalhes)...porém foi um infame 6 a 2 pro Leon, nem parece que a Diatha é uma campeã, lembra até a batalha do Paul vs Brandon.
    Agora ficou impossível para o Ash derrotar o Leon a não ser que ele monte o time do sonhos

    ResponderExcluir
  12. Maginha hahahaha eu entendi o que você quis dizer, é que me esse episódio realmente acabou com a minha paciência em relação a essa saga. O que eu quis dizer dos outros campeões foi exatamente isso que você pontuou, eles não conseguiram segurar os lendários pq: 1 - são lendários e 2 - o roteiro pede isso, o que eu quis dizer do Leon é que ele PRECISAVA ganhar do Eternatus e não conseguiu, ou seja, como o treinador mais forte do mundo não dá conta? Entende, não tem nexo.
    Ah entendi hahaha, mas acho que a mudança que você fez no título ficou melhor, porque esse prefixo "in" em crível, mesmo que tenha a conotação de negação, a palavra dá uma conotação mais para uma coisa extraordinária do que para uma coisa que não é crível. (Mas seria um belo bait pra entrarem na matéria hahaha).
    E pra mim a Diantha segue sendo uma das champions mais injustiçadas simplesmente por ela ser mais "girly" e feminina, não chamando a atenção do público (que na cabeça deles é SÓ meninos). Eu fico em choque como a saga original (lá em meados dos anos 90) conseguiu ter personagens femininas MUITO melhores que as das 3 ultimas sagas (e sim, incluo XY no meio, pq a Serena é o próprio clichê ambulante).

    PS: Não liga os xingos no comentário anterior, é só a frustração hahaha

    ResponderExcluir
  13. Nem me lembrava disso da dublagem. Kkkk Icônico.

    É justamente esse o ponto. Quererem fazer do Leon o mais forte? Tudo bem, faz parte da história dele, mas não precisavam diminuir tanto os outros campeões para isso. O que mais queria era ver a Diantha, abusando das suas grandes estratégias. Seria mais bonito no fim do ep ela reconhecer ele como um campeão realmente forte, do que sentir na pelo isso por ter saído como uma fraca completa. Imagina, Diantha deu tudo de si, chegou a pelo menos o penúltimo Pokémon do Leon, e o parabeniza por ter mostrado alguma estratégia ainda melhor que a sua, reconhecer que ele bolou algo fantástico. Mas, não, ele não bolou nada, só detonou a equipe dela... Não é assim que os roteiristas vão conseguir que os telespectadores respeitem o Leon como monarca do campeonato. Mesmo que o Leon seja simpático, super educadinho, o modo como os roteiristas o botam acima dos outros cria um hate que vai ser muito difícil de contornar.
    Muito obrigado por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  14. Sim, sim, entendi o seu ponto. :3 No episódio 100, tem uma cena muito legal em que o Leon fala sobre isso. Acho que é a única vez em que vimos ele triste, sem o sorriso sempre confiante. Ele diz como foi incapaz de lidar com Eternatus e isso não sai da cabeça dele, que existem criaturas bem mais fortes, e que tem medo do que vai acontecer quando alguém superá-lo. Ele sempre foi acostumado a ser o mais forte, como vai ser depois disso? E é por isso que eu consigo enxergar um desenvolvimento no Leon. Ele foi introduzido como um treinador mega forte, derrotou um pessoal, mas depois veio esse episódio que mostrou que ele é um grande crianção com coração mole e medos que guarda para si, por conta dessa imagem que todos tem dele. Sendo que, depois desse ep, o que veio foi o Torneio de Mestres e toda essa aura péssima e exagerada de força, que compromete a imagem de outros campeões. Imagina como os fãs do anime que conheceram Pokémon por Jornadas vão ver esses outros campeões? Eles não vão se incomodar, porque não conhecem a história e potencial de cada, só vão lembrar que eram uns participantes aí que eram mais fracos que Leon e quase derrotaram o Ash.

    Siim, justamente. O povo ia era me odiar se fizesse isso. 🤭 Já me odeiam quando eu defendo personagens femininas.

    Justamente. Diantha é um gênio, mas esse traço dela só foi importante para justificar a vitória dela contra Lance. Depois disso... 😓

    Tudo bem! Eu te entendo. Kk Inclusive, deixa eu compartilhar com você um comentário que vi no Twitter e comentei sobre com um moço que estava reclamando do que fizeram com a Diantha também. Uma moça que falava inglês disse que, ao assistir o Torneio de Mestres, ela viu Iris ir embora sem vencer nenhuma batalha, Diantha ser humilhada na batalha contra o Leon e Cynthia anunciar que irá se aposentar. Ou seja, se Cynthia realmente fizer isso, como a única personagem feminina que o roteiro manteve com um desempenho incrível, qual a super treinadora que Jornadas vai estar deixando para o anime? Não que Iris e Diantha não sejam, mas pela visão que mostraram delas para os fãs que já preferiam as chamar de fracas. Triste...

    ResponderExcluir
  15. A batalha contra a Diantha foi simplesmente vergonhosa. Quem são os roteiristas desses episódios?

    É muito mais crível para o telespectador entender as mecânicas de batalha do Leon e aceitar que ele é muito poderoso do que simplesmente os golpes dos Pokémon dele darem OHKO em todos sem razão aparente a não ser um protagonismo forçado. Leon é forte porque sim!

    A batalha contra a Diantha seria o momento ideal pra mostrar os dois campeões nos seus ápices. Todo mundo sabia que a Diantha ia perder, mas não da forma humilhante como foi feito.

    Contra o Lance ela se mostrou tão estrategista e dona do campo de batalha e nessa luta contra o Leon estava simplesmente perdida. Nem parece que é a mesma personagem.

    O que resta é torcer pra que a luta do Ash contra a Cynthia tire esse gosto amargo da boca.

    ResponderExcluir
  16. Acredito que Leon foi construído como personagem para mostrar que um personagem pode se tornar bastante superior aos demais com muito empenho e treinamento e o desafio de Ash será medir forças com ele, mas concordo com o posto, uma possível vitória de Ash só faria sentido se ele pudesse usar tudo o que tem disponível em mãos, mesmo assim ainda seria uma tarefa dura, basta ver como Leon derrotou o mega sharizard de Alain sem dificuldade alguma sem nem mesmo precisar de transformar, lembrando que o mesmo derrotou greninja na final de kalos.

    ResponderExcluir
  17. plot twist: no final das contas o leon se revela ser o tobias disfarçado, e esse charizard e o darkrai
    .

    ResponderExcluir
  18. Surpreendentemente, o roteirista das 5 batalhas que tivemos até então é o Atsuhiro Tomioka, o mesmo responsável pelos dois episódios da luta contra o Drake nas Ilhas Laranja, a batalha contra Gary e Harrison na Liga Johto, os Grandes Festivais de Hoenn e Kanto e a luta de Ash contra Tyson na Liga Hoenn, as batalhas de Conway até a contra Paul na Liga Sinnoh, os quatro episódios do especial da Megaevolução e o arco da Equipe Flare em Kalos, pelos três episódios da incrível batalha entre Ash e Kukui e, agora em Jornadas, pela batalha contra o Volkner. Ou seja, eu não sei o que deram para esse homem na hora que ele foi fazer esse torneio, porque as melhores batalhas do anime saíram da cabeça dele, com exceção de Ash vs Sawyer e Alain.

    Justamente. Faz o Leon mostrar que ele é forte realmente batalhando, não só contando vitórias. A questão é essa. Apesar de eu adorar a Diantha, sabíamos que Leon quem venceria, mas o desempenho dela não precisava ser tão ruim. Os roteiristas fazem dela uma estrategista quando convém. A verdade é que quiseram mostrar que nem suas estratégias foram o suficiente para o Leon, mas ficou muito forçado. Que ele conseguisse criar estratégias em cima das estratégias dela, não vencer por pura força.

    Nossa, sim. Por sinal, os três episódios da luta contra Cynthia também foram escritos pelo Tomioka. Só espero que, no dia em que roteirizou esses, estivesse lúcido...

    Muito obrigado por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  19. KKKKKKK Queria nem rir dessa.

    ResponderExcluir
  20. Mesmo que a ideia realmente seja essa, ele ser muito superior a todos os outros, falta mostrar ele sendo. Se esse episódio, pelo menos, tivesse se dado o trabalho de mostrar a batalha inteira e provar como o Leon foi inteligente e forte ao mesmo tempo para derrotar a Diantha. Mas é tudo feito de forma rápida e jogada, erraram até os ataques que podiam derrotar Dragapult e fizeram um Rillaboom que já havia passado por 3 batalhas resistir a uma ataque super eficaz sem nem desviar. Não convence... E o pior é isso. Já que está tudo tão forçado, como vai fazer sentido Ash batendo de frente com ele em uma final? É como você disse, Greninja perdeu para Mega Charizard X antes. "Ah, mas agora ele está mais forte". O Charizard do Alain também, até porque só usa ele. Uma situação forçada vai gerando outra, e os fãs vão enlouquecendo. kkkk

    Agradeço por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  21. Leon é um péssimo personagem. Isso de uma maneira geral, tanto anime quanto jogos. No anime tem um bônus de se ver ele derrotando pessoas que passamos anos vendo como fortes.

    Mas no anime ainda tem um detalhe que os roteiristas não tiveram bolas pra seguir adiante. No arco em Galar foi mostrado com clareza que ele é um campeão manufaturado.

    Ele só se veste desse jeito, fala desse jeito e trata as pessoas (ar de superioridade irritante) assim porque foi instruído literalmente por empresários a fazer isso. O flashback da Sônia mostra um personagem que eu queria ver, ele parece que era uma pessoa mais introvertida e era um prodígio que amava os pokémons. Uma personalidade mais doce e tranquila.

    Mas claro, não iriam adiante com a idéia de que ele foi transformado em algo que não é. O anime quis consertar o Leon, mas não iriam deixar isso acontecer. Eu acharia ótimo a trama envolvendo essa questão sendo concluída, inclusive com o Ash sendo o contraponto que não cedeu pra empresários (Rose tentando agenciar e ele recusando). Algo sobre você ter que ser você mesmo.

    Mas isso não vai acontecer. Essa idéia já foi abandonada e o palhaço do Leon é só o mais forte e pronto.

    ResponderExcluir
  22. Só um comentário. Pelo amor, pare de forçar narrativa política em tudo. A Cynthia sempre foi tratada como a campeã mais forte, o Leon só chegou agora ( e de forma horrível). Ninguém no fandom gosta da ideia dele ser mais forte.

    E ela não teve essa reação da forma como você retratou não. Ela teve uma reação normal de pessoa surpresa. Não foi nada demais. Você tá querendo pintar uma Cynthia Edge que não existe. E na verdade, se você analisar bem, a Cynthia é uma das únicas ali que parece não se importar com o Leon. Se você procurar bem, não vai ver um trecho dela falando nem que ele é bom ou ruim (ao contrário do Ash) inclusive na cena em que Ash e Pikachu olham pro Leon com olhar destemido, ela tá lá bem tranquila. Ela parece mais interessada no Ash do que no Leon, pra ser sincero.

    ResponderExcluir
  23. Você trouxe um ponto muito legal. Eu falei em algum outro comentário sobre o ep 100, justamente o que a Sonia mencionou o passado do Leon (um deles, na realidade), que o campeão se abriu sobre como se sentia. Foi uma cena muito breve, mas ele mostrou sentir medo de quando perder o título de invicto. O que acontece se ele deixar de ser essa figura invencível? Como ele vai seguir, se ele só vive de acordo com esse título? Porque Leon não é tão perfeito assim, uma dia alguém irá derrotá-lo, e a perda diante do Eternamax o fez perceber isso; mas ele foi ensinado a se mostrar como confiante e inabalável. Então, os roteiristas tinham um potencial tão bom para trabalhar esse personagem depois disso. Sendo que não vai rolar. Kkk

    Obrigado pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  24. Leonardo Dias28/08/2022, 22:19

    Eu passei uma raiva nesse episódio que nem consigo explicar. Se o intuito era fazer o Leon ser amado, o trio saiu pelo culatra. Eles conseguiram fazer a Diantha que era uma campeã bem esquecida ser abraçada pelos fãs. Nas redes sociais e fórum, o dia todo foi de posts defendendo a Diantha dessa humilhação total. E, Sinceramente, ela não merecia isso. Depois da batalha do Lance, eu finalmente acreditei que eles fariam justiça a ela, pois em XY os roteiristas foram um fiasco com suas aparições. A Diantha deveria ter derrubado uns Pókemon do Leon, mas escreveram o episódio de forma porca e desrespeitosa. O Rillaboon ganhando do Tyrantrum com um ataque VOADOR e ganhando do Gourgeust com um ataque do tipo PLANTA. Isso é muito vergonhoso. Agora, voltamos pra aquela discussão inútil sobre quem é mais forte: Alain ou Diantha.

    O que eu percebi foi que os roteiristas colocaram os personagens menos populares como sacrifícios para o Leon. Tanto Alain como Diantha, foram destruídos por um campeã que é estratégico, mas só no papel. Esse arco que poderia ter sido o maior da história do anime foi um desastre tremendo. Por isso que eu larguei o anime no começo de Sun&Moon. E só voltei por causa da Diantha e Cynthia. Pelo jeito assisti atoa.

    A diva de Kalos merecia muito mais. Uma pena, pois isso não respinga apenas na Diantha, mas o personagens do Leon acaba por sair perdendo também.

    ResponderExcluir
  25. Eu fiquei positivamente muito surpreso. De verdade. A Diantha não apenas era uma campeã menos valorizada, como muitos a inferiorizavam. E, desde ontem, tenho acompanhado uma quantidade enorme de pessoas defendendo a personagem. Isso me deixou feliz. Claro, eu sei que não é só pela Diantha, os fãs de todos os campeões não estão gostando do status de força que estão dando ao Leon. Mas, ainda assim, fiquei feliz que não simplesmente ignoraram o que fizeram com ela nesse ep.

    Pois é. Acho que já repeti isso em vários comentários abaixo, mas o Leon derrotar a Diantha com estratégias seria tão bom para os dois personagens. Para ela, porque não ia sair como uma treinadora qualquer, já que ele teria que pensar muito em como detê-la, e para ele por provar seu potencional. Mas, não, foi tudo torto nesse ep. Acaba que, como você disse, ambos os personagens pagam: ela fica com uma imagem de fraca, mas a superioridade do Leon causa revolta. Acho que, de forma geral, o Torneio de Mestres, pelo menos por enquanto, fez mais raiva do que agradou. Espero que a luta de Ash contra Cynthia mude isso.

    Muito obrigado pelo comentário! Espero que a batalha de Cynthia compense em algum sentido para você. :(

    ResponderExcluir
  26. Ela também é uma personagem péssima, o ruim foi ela ter vencido o lance daquela forma. Mas eu entendi que eles não queriam fazer a mesma batalha novamente.

    Só que eu concordo que ela deveria ter derrotado a maioria dos pokémons do Leon. Agora esses invencíveis só vão aparecer pra perder pro Ash.

    Não sabe o que perdeu parando de assistir SM no começo.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pelo texto! Gostei bastante

    ResponderExcluir
  28. Olha eu ia até perder meu tempo te respondendo, mas como lembrei que foi você que arrumou treta com o @Ersj no post do episódio da Pinsir, eu nem vou me dar ao trabalho de elaborar um resposta.

    ResponderExcluir
  29. Então né, olha o que o roteiro faz com as personagens femininas (não só em Pokémon, mas em praticamente todos os animes) e eu ainda tenho que ler que "ficam enfiando narrativa política em tudo"...

    ResponderExcluir
  30. Tá mais pra "eu não tenho argumento então não vou responder".
    O Leon não é o mais forte ali por ser homem, a Cynthia sempre teve esse papel no anime, só agora dr forma ruim eles quiseram alterar isso pra se adequar aos jogos.


    Não arrumei treta nenhuma. O post era horrível e foi tratado como. Se for bom eu não vou reclamar.

    E sim, vcs tão colocando política em tudo. Essa reclamação tem origem em ideologia.

    ResponderExcluir
  31. Filho, horrível é a sua visão estreita sobre a vida e sociedade no mundo, pelo amor de deus... P*ta mentalidade infantil, quem fica falando que os outros ficam colocando política em tudo e opinião de origem ideológica é a típica pessoa que não tem pensamento e senso crítico na vida.
    Primeiro, o post do episódio da Pinsir foi bem escrito, o autor não tem culpa que você é obtuso para entender. Segundo, eu não vou discutir enredo com uma pessoa que me fala de "origem ideológica" e "vocês colocam política em tudo", tenho formação em letras, com estudo e enfoque em sociedade oriental, e tenho MUITA propriedade no que estou falando, não é falta de argumento, é a questão de não gastar eles com gente de visão obtusa. Fiz igual a você, seu comentário foi ruim, sua opinião pior ainda e eu só tratei como deveria.

    ResponderExcluir
  32. Eu não fico problematizando coisa que não existe igual vocês fazem, eu afirmei que a Cynthia sempre foi tratada como mais forte e você ignorou completamente pra passar a narrativa que o Leon só é o mais forte por ser homem ou que as mulheres só perderam por serem mulheres.

    Típico de gente como vocês, os iluminados justiceiros sociais, se acharem acima de toda moral. Claro, só quem tem pensamento e senso crítico é você.

    O texto foi bem escrito mesmo, o conteúdo é que é ruim. Não precisa ficar tentando usar argumento de autoridade. Lógica e argumentos são o que são, não importa quantas formações você tenha ou não. Aliás, se tem tais formações, poderia muito bem trazer argumentos ao invés de ficar mostrando o diploma.

    Novamente, não ligo pra sua formação. Só pros seus argumentos.

    ResponderExcluir
  33. Meu deus Incel vai dormir, para de pagar mico kkk Pelo amor de deus "lógica e argumento são o que são, não importa quantas formações você tenha ou não", a pessoa desmerecendo a formação superior dizendo basicamente "minha opinião é essa, não importa se você se formou e tem conhecimento nisso", e depois vem me falar que tem pensamento crítico? O conteúdo do texto não era ruim, como eu falei, você que é obtuso demais para entender 🤷🏻‍♂️ E por último, porque você já deu no saco, vou repetir, acha que vou gastar minha retórica com alguém que: 1 - Não sabe interpretar texto, 2 - Não tem senso crítico social, 3 - Tá enchendo o saco de novo porque "tão colocando coisa ideológica wah wah wah incomoda meu ego 😭". Ah se toca Incel, vai estudar antes de querer palpitar.

    ResponderExcluir
  34. Muitíssimo obrigado! ^-^

    ResponderExcluir
  35. @son (marcando aqui só para o comentário notificar os dois).
    Eu geralmente não me envolvo em comentários que não são direcionados a mim, exceto se: 1) For alguém precisando de ajuda de qualquer membro do site; 2) Achar necessário fazer alguma observação; 3) Resolver conflitos; 4) Quando comento sem querer, achando que foi para mim, mas depois percebo que se direcionava para outra pessoa que também comentou na minha postagem.

    Eu não acho que o Leon foi colocado como campeão mais forte só por ser homem, não é esse o ponto, mas sim o local em que as campeãs são colocadas diante dele; assim como outros campeões também, embora a Diantha que tenha sido a grande prejudicada (e, como nenhuma ação é desprovida de intencionalidade, por algum motivo quiseram que fosse ela ali - sobre isso, em outra postagem já pontuei vários dos possíveis motivos).

    Quanto a minha postagem sobre a Pinsir, ela já foi lançada e, mesmo com tanta reação hostil, eu a lançaria outras 100 vezes, porque para mim foi - e é - importante falar sobre. Novamente, fica a critério de cada um ler, gostar ou não, até porque eu não sou perfeito e posso escrever várias besteiras como qualquer outra pessoa (embora não, eu tenho a consciência limpa de que aquele tema certamente não era um besteira, pelo contrário). Enfim, a questão é que tudo bem achar meu post horrível, pois temos visões de mundo diferentes, falamos publicamente por propósitos diferentes, a nossa projeção de um futuro a ser moldado também é diferente. Mas, tratar "como tal", como "horrível", por assim achar, já é outra coisa. A exemplo, eu discordo do seu ponto de vista em muitos sentidos, mas eu não estou tratando você como uma pessoa horrível. E, como a discussão de vocês dois claramente não vai avançar para um ponto positivo, eu preciso intervir e pedir, por gentileza, que não deem prosseguimento a ela. Vamos respeita um a visão do outro, mas com a consciência de que existe a liberdade para expor os seus pensamentos. Afinal, é isso que vez ou outra faço nesse site, e permito que também façam, discordando ou não de mim. É só para evitar que continuem a discutir mesmo. Então, conto com vocês. ;)

    ResponderExcluir
  36. Não acredito que você passou anos na faculdade pra ficar usando buzzword numa discussão.

    "Pincel", "para di pagar micuh".
    Tá, tá.

    Mas e os argumentos?

    Não tô desmerecendo, sim dizendo que o que importa é o argumento, não quem fala e quantas formações ela tem. Na faculdade nunca te falaram sobre a falácia do à autoridade?


    Não é opinião, são argumentos que acredito que são verdadeiros. Caberia a você dizer o porquê de serem falsos.

    Eu? Pensamento crítico? Só o pessoal iluminado da lacração é que tem.

    Onde eu não soube interpretar?

    Incomoda tanto meu ego quanto vocês problematizando coisas que não existem.

    E você precisa estudar um pouco sobre método científico e argumentação, aparentemente.

    ResponderExcluir
  37. "por algum motivo quiseram que fosse ela"
    Não é óbvio? Você sabe muito bem que não fariam mais um lance vs Leon. E você sabe também que estão shillando o Leon como o imbatível. São pontos que você mesmo levantou.

    As campeãs? Ele só enfrentou ela. Que convenhamos, é de fato uma das menos carismáticas dali (provavelmente só não ganha do imbatível Leon nesse quesito).

    Eu nem te conheço, claro que também não estou dizendo que é uma pessoa horrível.


    "consciência de que existe a liberdade para expor os seus pensamentos"
    Você tá sendo contraditório. Ou temos liberdade pra expor nossos pensamentos ou "é melhor parar".


    O que vocês têm que entender é que a partir do momento que colocam a opinião de vocês na internet, estão sujeitos a ser confrontados. Se querem que ninguém discorde das ideias de vocês, fiquem com elas só na cabeça de vocês.

    ResponderExcluir
  38. Sim, sim, eu sei, mas não se trata de uma escolha limitada. Não precisava ser a Diantha a lutar contra o Lance, para passar para o Leon. E, como eu disse também, seria desrespeitoso com qualquer campeão que perdesse desse jeito.

    Eu não falei sobre enfrentar. E ela foi, apenas, a mais estratégica mostrada na primeira fase do mundial.

    Também não disse que você disse que eu era uma pessoa horrível. kkk Eu falei que achar algo horrível não significa que pode tratar de acordo com essa percepção, como uma fator que justifica. O que muda é que, como não sei o que você escreve, nem se escreve sobre algo, usei um exemplo relacionado a sua pessoa, não a algo que produziu.

    Na realidade, não. Se eu tivesse sendo contraditório, teria excluído todos os seus comentários, ignorado o que comentou no meu post, entre outros exemplos. Eu pedi para parar unicamente por estar havendo uma discussão (e não no sentido bom do termo). Se você reler o meu comentário com calma, vai entender isso e todas as outras coisas que eu disse que não falei acima.

    Com toda certeza, nunca pedi por não discordância. Somente acho que, às vezes, algumas discussões chegam a um ponto em que qualquer pessoa com algum grau inteligência percebe que ela não vai desenvolver para nada, apenas ficar nos mesmos argumentos, até porque aquelas pessoas pensam totalmente diferente. Ou seja, nada além de desgaste. Então, é questão de consciência só. E, outra, não é a primeira vez que você "sugere carinhosamente" que eu deixe de escrever. E eu não vou. Só duas coisas podem me fazer parar de criar esse tipo de matéria: 1) Se eu for expulso; 2) Se eu não me sentir mais bem fazendo parte da equipe e precisar sair. De resto, pode ter certeza que ainda vou escrever bastante e esperar ansiosamente para ser confrontado por você. Que cada um de nós possa se divertir da forma que achar melhor, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  39. A escolha da Diantha se justifica (agora na minha opinião) por justamente ela só perder no carisma pro Leon.

    Eu concordo que é desrespeitoso, incoerente (uma campeã ser derrotada dessa forma) e até burro. Como eu disse em outro comentário, os imbatíveis pokémons do Leon agora só vão aparecer pra perder. Nesse ponto eu concordo tanto que é justamente o motivo da minha crítica. Se fosse qualquer um seria ruim, não por ser mulher ou coisa do tipo.

    Eu não concordo tanto nesse quesito estratégia,se for analisar assim, até o próprio Leon usou.


    Deixando claro, acho essa forcação horrível. Nada além disso.


    Contradição em falar sobre liberdade de se expressar e melhor parar de se expressar.


    Geralmente as pessoas se apegam ao que acreditam mesmo. Mas se a lógica da coisa fizer sentido, mesmo que demore um tempo, a pessoa vai continuar no mínimo lembrando do argumento contrário ao que acredita.

    Não sugeri que pare, só que discordo.

    ResponderExcluir
  40. Eu não pedi para que parasse de se expressar. Pelo contrário, eu disse que mesmo discordando, iria respeitar, mas queria que a discussão parasse. "É só para evitar que vocês continuem discutindo mesmo". Deixei bem claro. Pode continuar a se expressar como quiser, só não nesse diálogo aqui. Por sinal, eu intervi justamente pedindo por favor que a discussão parasse, porque já estava no nível do desrespeito. E agora cá estou eu, discutindo contigo.

    Sei que você provavelmente vai dizer que é falta de argumento, mas eu vou seguir o que disse e não prolongar a conversa. Não vale a pena. Pelo pouco que nos conhecemos, mesmo que não admita, acho que sabe que, assim como você, eu posso passar dias debatendo, como já fizemos antes. Talvez seja uma das únicas coisas em que nos parecemos. Mas, não é isso que quero. Eu até me arrependi de ter escrito que estaria ansioso para ser confrontado por você. Não que isso não vá acontecer, provavelmente a gente vai discordar bastante ainda, mas eu não gosto de ser essa pessoa que fica arrumando treta, exceto se for muito necessário. Eu tô cheio de trabalhos da faculdade, nem dormindo direito estou, então tudo que menos quero agora é gastar tempo nessas briguinhas da internet. E por que estou dizendo isso? Só para justificar a mudança de atitude do meu comentário anterior para esse. Percebi que, se continuasse reativo daquele jeito, provavelmente ficaríamos nessa por uns 3 dias, ou até alguém desativar todos os comentários de novo, como aconteceu da última vez. Por isso, segue teu dia, aproveita ele bastante e, em uma outra postagem, a gente dá continuidade às nossas divergências. Eu sei que você vai comentar de novo, e você sabe que eu irei responder. Então, não tem muito como fugir dessa relação conflituosa...

    ResponderExcluir
  41. "Pode continuar a se expressar como quiser"
    Ou é como quiser ou é "só não nesse diálogo aqui".


    É falta de argumento mesmo. Eu só quero falar sobre o anime, não sobre o que você pensa de mim ou o que você acha que eu penso sobre você.

    Não sei se vamos discutir mais não. Eu quero falar sobre o anime e você tá querendo implicar em coisa pessoal. Tenho nada contra você, nem te conheço .

    Todo mundo tem suas ocupações.

    Eu comento se ver vocês forçando narrativa política dentro de uma coisa que claramente não tem. Tem nada de "relação conflituosa" não.

    ResponderExcluir
  42. 😑
    Se você não tem nada contra, não viria fazendo acusasões, somente falaria sobre a sua opinião mesmo. E eu não vou reexplicar a minha frase, porque certamente você não tem 3 anos e entendeu, só está fingindo que não. Agora, diga-me uma coisa que eu deveria ter perguntado desde a primeira vez que veio com essa história de narrativa política: você sabe o que é política e quando a praticamos?

    ResponderExcluir
  43. playerboladao70 rodrigues30/08/2022, 19:36

    cara eu imagino como o ash pode vencer sem nem suar, so os produtores usarem mt protagonismo nele, mais do que eles ja usam, tão estragando pokemon antes era mt bom, dps da derrota do steven pelo idiota do ash n ta sendo mais tão lgl
    ps: minha opnião

    ResponderExcluir
  44. Vai ser muito forçado se o Ash derrotar o Leon com facilidade, não acho que fariam isso, ou pelo menos espero que não. Eu ainda não estou tão pessimista kk, mas obrigado por compartilhar a sua opinião. ^-^

    ResponderExcluir
  45. Ash trazendo uma equipe de 80 bicho pra quebrar o gamesharkboy na porrada jkkkkkk

    ResponderExcluir
  46. kkkk intankável, juro que parei de ler na palavrinha.
    A Cynthia é unanimemente adorada como a campeã top da franquia a ponto de ignorarmos até mesmo o canon de que o Leon (um homem, e negro) que é o número 1, Iris (que ainda é negra) foi forçada nessa temporada até o talo do talo, Diantha botou Lance pra correr... mas ain, é que o machismo... Não é à toa que tem tanto "pincel" nascendo por aí.

    ResponderExcluir
  47. Berserk Glaboni do 4º Grau02/09/2022, 01:36

    Em Twilight Wings, ficou implícito que o Leon é infeliz e tem depressão.

    ResponderExcluir
  48. João Marcos Silva02/09/2022, 12:31

    Ótima análise!

    Eu sinceramente queria umas batalhas mais trabalhadas, essa pressa pra terminar o torneio pra dar continuidade ao projeto Mew tá acabando com o momento "Final" do anime :'(

    ResponderExcluir
  49. Vencer o leon não sei. Mas creio que o Ash será talvez o primeiro treinador a fazer o leon lutar no pra valer, ctz que vai dar trabalho e talvez dos 6 pokes do leon só sobre o Charizard no final. Talvez o Leon ate vença mas so com o charizard sobrando mostrando que quase perdeu seria interessante ver o Leon suando muito contra alguém

    ResponderExcluir
  50. Obrigado!

    Pois é... O bom é que agora contra Cynthia eles estão dando uma atenção a mais. Espero que o mesmo aconteça na batalha contra o Leon. Vamos ver :/

    Agradeço por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  51. Realmente torço por isso. É porque acabo me lembrando do Charizard no fim da Liga Kalos, sem um arranhão, depois de derrotar Greninja. Mas, minhas expectativas são as mesmas que as suas. kkk
    Obrigado por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  52. Não duvido nada que o próprio plot da possível aposentadoria da Cynthia seja a família pressionando para ela casar.

    ResponderExcluir
  53. Só estou pra lembrar que o Tomioka não é de roteirizar, mas sim de dirigir episódios.

    ResponderExcluir
  54. Eu tinha feito uma pesquisa que chamava ele de diretor, mas deve ter sido um equívoco meu de tradução, até porque estava em inglês. Obrigado pela correção. 😂

    ResponderExcluir
  55. Só de colocarem o Leon como o treinador mais forte do mundo já é o absurdo. Talvez ele tenha sido o campeão nos jogos que eu derrotei mais facilmente. Sério, se não fosse por SM, SwSh seria a região perfeita pra deixarem o Ash se tornar o campeão, mas forçaram tanto o Leon e o deixaram tão poderoso que não faz sentido o Ash ganhar a não ser que a OLM queira se livrar do Ash. A pior parte de Jornadas é que o Tomiyasu fracassou tanto na primeira parte do anime que agora tá no desespero forçando plot pra tentar tornar Jornadas "incrível" de alguma forma e estão ultrapassando as limitações orçamentárias e de staff que eles mesmos impuseram tentando colocar boas histórias, mas devido a animação meia-boca os roteiros de cenas de ação estão péssimos, corridos, preguiçosos e apelativos. Serio, Jornadas tendia ao fracasso desde o início com ou sem pandemia e não sejamos inocentes, 70% dos episódios que não foram usados devido a pandemia seriam para o Goh, eles não iriam melhorar o mundial se tivessem mais episódios. A pior parte disso tudo é que com tanto "filler" ruim de Jornadas, nem uma boa adaptação boa de Hisui no anime foi feita.

    ResponderExcluir
  56. Esse é o ponto, sabe? Óbvio que eu quero que Ash ganhe, vou torcer por ele. E consigo ver o roteiro realizando isso, mas não de forma natural. Essa força absurda que deram para o Leon diante de outros fortes treinadores, faz com que Ash pareça mais fraco ainda. Não consigo enxergar de que forma Ash irá ganhar, coerentemente, com o nível de força e táticas que possui.

    Também não acho que com os eps prejudicados pela pandemia a história iria melhorar tanto assim. Muito menos que iria melhorar o Mundial, principalmente com a entrevista que foi dada, dizendo que fazê-lo mostrando "todas as batalhas" foi uma decisão recente, pois só seriam mostradas as batalhas contra o Ash. Então, isso só prova a desorganização. E eu concordo que a adaptação de Hisui foi péssima, tanto que desisti de trazer a minha prometida análise sobre o especial do Arceus. Eu realmente me empolguei com os dois primeiros eps, mas quando percebi bem o rumo que estava tomando, fiquei bem decepcionado...

    ResponderExcluir
  57. Se fosse depender da força do Ash ele deveria ter perdido desde a batalha contra o Steven se o nível de força do anime estivesse mais fidedigno e olha que eu nem gosto do Steven. A questão é que não tem lógica nenhuma o Ash vencer agora, a não ser que o plano seja encerrar a trajetória do Ash como protagonista. O Leon como monarca nunca fez sentido, pois a posição como o melhor sempre foi tudo pra ele, então diferente de outros campeões, a história do Leon como no jogo acaba de vez ao ele ser derrotado, ele entra em depressão e afins. Por isso que faria mais sentido se o Ash fosse tirar a posição de campeão regional dele, mas no Mundial não faz sentido fora que soa muito mais como vingança da fanbase por raiva contra ele ou vontade do Ash se tornar o mais forte e sair do que qualquer outra coisa.

    Jornadas sempre foi a tentativa de entregar muito com o mínimo de gasto. A boa obra é aquela que sabendo às suas limitações, entrega algo bons, o problema de Jornadas foi querer entregar confrontos muito esperados e hypados com uma animação meia boca e achar que com um roteiro aparentemente "incrível" (na visão do Tomiyasu), iria salvar às batalhas mesmo sem uma animação boa. O Tomiyasu fez bem porque a genialidade dele e no slice-of-life e não em batalhas, então se Jornadas não se arriscasse a esse mundial talvez tivéssemos algo melhor. Um grande erro dele, que eu sempre pontuo, foi o fato de não explicar às novas mecânicas de mundo introduzidas em Jornadas, e não foi só a própria captura sem batalhar do Goh, às próprias reides não tiveram uma explicação do porquê eram chamadas assim quando no passado não a chamavam assim. Pra mim são até detalhes como esses, simples, que não gastariam nem um minuto no anime pra explicar, mas os caras ignoraram e nunca tocaram no assunto mostra o quão "jogado" e feito às coxas foi Jornadas, fora a própria construção do personagem do Leon no anime que é capaz de estragar a imagem dele até pra quem gostou do personagem no jogo.

    ResponderExcluir
  58. Também espero que trabalhem Hisui na próxima temporada.

    ResponderExcluir
  59. Sim, sim, concordo com o que diz nesse comentário de cima, tanto sobre o Steven quanto sobre o Leon.

    Esse ponto que você trouxe foi algo que comecei discutindo lá no início de Jornadas, planejei outras postagens para falar sobre, mas acabei nunca mais tratando a respeito. Jornadas se apegou muito a explicações externas ao anime. Então, é aquilo "Foi ensinado até aqui que é sem sentido sair tentando capturar sem uma batalha, mas, tudo bem, Goh é baseado no Pokémon Go", "Ash não gostava de ver as pessoas tentando capturar Lendários e aceita se seu amigo fizer, mas, tudo bem, é o objetivo do Goh e ele não pode interferir". A gente pode entrar em vários pontos, nesse sentido. E, tudo bem eles fazerem mudanças, até enriquece a história, mas falta uma explicação dentro da própria história que dê sentido a isso.

    Eu sou uma pessoa que, pelo que eu acho, acredito que Jornadas teve mais pontos interessantes do que você. Mas, também não me sinto satisfeito com a série (tanto que acho que fiz mais postagens falando mal do que bem). E é uma pena, porque a série tinha um potencial absurdo, muito maior do que outras tiveram, mas muitas coisas foram feitas de qualquer forma. E, bem, tem gente que achou perfeito e defende até hoje. Então, pelo visto, para alguns deu certo. Rsrs E ok, porque as pessoas tem direito de gostar. Mas, para mim, ainda que com ressalvas, foi muito potencial desperdiçado.

    ResponderExcluir
  60. Eles estarão em dívida com Galar, Hisui e a recém-chegada Paldea. 😂
    Bora ver como vão fazer. Meu medo é darem Galar e Hisui como já completamente trabalhadas e só focarem em Paldea mesmo.

    ResponderExcluir
  61. Mas eu concordo com tudo que você falou. Pelo último trailer do Scarlet e Violet seria a oportunidade perfeita para um Jornadas e Galar deveria ter ficado na mão do diretor de XY. A ideia por trás de Jornadas é muito boa, mas a escolha pelo estilo "vida cotidiana" em boa parte do anime passa longe do que o pessoal esperava com essa temática que venderam, não combina com Galar na qual literalmente o competitivo nas batalhas é o foco do jogo, a retratação do Dynamax/Gigantamax que se mostrou grandiosa no Twilght Wings ficou bem morna nessa série. Eu sinceramente não culparia se na próxima temporada, essa ideia de exploração e viagens pelo mundo continuasse, mas seria necessária uma reformulação completa no plot e na execução.

    ResponderExcluir
  62. Galar ainda teve o seu principal arco adaptado, mas e Hisui? Se teve algo que Jornadas crucificou, isso foi Hisui, o máximo que eles receberam foi um festival realizado em um especial de 4 episódios. O estilo de exploração precisa continuar, Galar já foi sacrificada e dificilmente farão algo, mas Hisui precisa muito de uma adaptação respeitosa. Inclusive um bom motivo para manterem a Cynthia seria para trabalha um pouco a história do ancestral dela, o Volo na próxima temporada.

    ResponderExcluir
  63. Acredito que é porque eles quiseram fazer uma mescla de XY com Sol & Lua. Pegar o Ash mais competitivo da série de Kalos, mas juntar com a pegada mais solta da série de Alola. Assim, na teoria, seria o anime perfeito para os fãs das duas séries, tentando trazer as qualidades de ambas. Mas, não foi bem assim. kkk
    Eu sinceramente não sei o que esperar. Consigo ver uma continuação de Jornadas, mas também um anime novo que rompa que o estilo atual que escolheram seguir. Até porque, embora muitos defendam, muitos também reclamar, inclusive no Japão, o que pode surtir algum efeito. Seja como for, espero coisas boas para a nova série, ou uma nova Jornadas melhor desenvolvida.

    ResponderExcluir
  64. Devo concordar. Eu citei Galar mais por conta de alguns personagens não mostrados até agora. Por sinal, e se a aposentadoria da Cynthia tiver algo a ver com um plot em Hisui? Afinal, ela estava investigando sobre. Não quero me dar esperanças, mas isso me deixa animado. kkk

    ResponderExcluir
  65. Também tenho essa esperança, mas foi muito do que falei tentaram entregar muito com poucos recursos e não souberam trabalhar bem com os recursos que tinham. Não tem como não dizer que a expectativa deles foi que com a pouca exigência das crianças e o fãs hardcore, que a popularidade do anime fosse salva.

    ResponderExcluir
  66. Seria uma boa mesmo, mas é a OLM, esperar muito só traz decepção, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  67. Justamente...
    Moço, eu tô ocupado com a preparação de uma apresentação sobre Colonialidade, Decolonialidade e Questões de Gênero. Qualquer coisa que responder agora vai ser um pouco genérica ou repetitiva sobre o que já viemos comentando. Mas, embora eu não tenha muita coisa diferente para acrescentar agora, sinta-se à vontade para fazer novos comentários se assim desejar; que, de acordo com a minha disponibilidade, irei respondendo.
    De qualquer forma, caso encerre por aqui, agradeço demais pela troca de ideias! Para mim, é sempre bom participar de conversas longas. Kk ^-^

    ResponderExcluir
  68. Ele é de roteirizar. Participou de vários episódios

    ResponderExcluir
  69. Comentando hoje depois de tempos, li tudo, e ainda não me entra na cabeça a força do Leon muito superior aos outros campeões. Ele simplesmente colocou os outros campeões como se fossem treinadores iniciantes perto dele, foi totalmente ridículo. E mesmo ash usando os zmove, gigantamax e mega evolução, acho bem furo ele vencer, pra mim essa batalha foi a que menos ele teve méritos de ganhar, não pela animação ou pelo combate, mas por lógica mesmo pelo que você mesmo disse sobre ele sofrer pra NÃO só ganhar dos campeões pra chegar na final, mas também, até pra chegar entre os 8 primeiros, Ash suou a camisa pra ganhar de líderes de ginásio, elite 4 até ficar entre os 8 primeiros, o dragonite de lance se mostrou patético quase teve sua aparição, e com todo respeito a diantha, independente do fator vantagem por tipo, lance é um treinador muito mais forte que ela (ou deveria ser) já que, diantha em xy quase foi derrotada por Ash quando não sabia usar o Ash-greninja. Sinceramente o roteiro final do torneio foi emocionante ao mesmo tempo que decepcionante.

    ResponderExcluir
  70. Sim! A batalha Ash vs Leon é fantástica isoladamente. Mas, colocada num todo, vendo essa construção forçada do Leon e tudo mais, não faz o mínimo sentido Ash ter vencido. Também achei péssimo o que fizeram com outros campeões. Tudo bem Leon vencer, mas não precisava ser dessa forma.

    Já sobre Diantha, eu acho mais aberto a interpretações. Lance era forte, mas nunca o vimos lutar contra ninguém diretamente. E Diantha lutou nada mais nada menos contra Ash-Greninja, um dos Pokémon mais fortes que Ash já teve, se não o mais, já que nunca o vimos ser derrotado na sua forma definitiva, exceto na derrota forçada contra o Charizard do Alain, se não estou errado. E quando me refiro a essa derrota ser forçada, não é pela tipagem, até porque Greninja derrotou Sceptile na batalha anterior, mas sim por Charizard ter recebido mais golpes, além de ter recebido superefetivo de Pikachu antes mesmo disso. E, detalhe, terminou sem um arranhão. Então, ao meu ver, a vitória da Diantha não é um absurdo, mas entendo o seu ponto.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar