logo

Pokémothim

Tera Raid Battles - Greninja O Invencível - Dica de Builds


Foi noticiado que o Greninja vai chegar aos jogos Pokémon Scarlet & Violet através dos eventos de Tera Raid Battles. Assim como foi o Charizard e o Cinderace, o inicial de água vem apenas em raids de sete estrelas, ou seja, raids bem complicadas.

Desde o anúncio do novo evento, discussões e mais discussões sobre os monstrinhos que seriam ideais para utilizar contra o Ninja tomaram conta da fanbase de Pokémon e alguns chamaram a minha atenção. 

Após ler e entender as builds desses Pokémon, acabei optando por trazer, primeiramente, essas três builds para ajudar vocês. 

OBS: Os Pokémon NÃO foram testados contra o Greninja, ou seja, podem dar certo ou não. No entanto, são os que mais vem sendo recomendados. 

OBS: NÃO EXISTE um Pokémon imbatível nas raids, o intuito é tentar facilitar ao máximo a captura do Pokémon em questão. 

Os Pokémon em questão são Garchomp, Gastrodon e Clodsire. A questão é que para buildar dois deles, será necessário passar Egg Moves. Já fiz um tutorial sobre isso e está linkado abaixo:


Agora vamos construir as builds desses Pokémon um por um! Vamos começar com o Gastrodon:

O Gastrodon é facilmente encontrado no meio selvagem, então não tem surpresas para obter esse Pokémon.

Agora que você tem mãos o Gastrodon, vamos montar o set up de habilidades primeiro:


Earth Power e Recover são habilidades que o próprio Pokémon aprende, mas Stockpile e Clear Smog são eggmoves, ou seja, será necessário realizar o tutorial citado no início do texto. 

A passiva do Pokémon será Storm Drain, isso vai fazer com ele puxe todos os movimentos de água do Greninja, protegendo os demais companheiros. Como não é uma Hidden Ability, você pode usar Ability Capsule para mudar a passiva, caso o seu Gastrodon esteja com Sticky Hold. 

Vale reforçar que a cada movimento absorvido, o Sp Atk do Gastrodon vai aumentar em um estágio, fazendo com que o Earth Power seja ainda mais eficaz. 

O item vai ser a Covert Cloak, que pode ser obtido no Delibird Presents da cidade de Levincia, onde você enfrenta a líder de ginásio do tipo elétrico. Esse item vai fazer com que você não sofra efeitos adicionais de um golpe rival. 


Agora chegamos na parte das naturezas, IVs e EVs. A natureza do seu Gastrodon vai precisar ser ''Modest'', caso não seja você pode alterá-la usando a Modest Mint. IVs, você vai precisar treinar todos menos o ''Attack''. 

Lembrando que para treinar IVs, você vai precisar do item Bottle Cap e ter acesso a cidade de Montenevera, para falar com o NPC (imagem abaixo) que vai realizar o treinamento. 


Já os EVs, você vai upar HP (26 HP Up ou 252 Health Feather), Sp Atk (26 Calcium ou 252 Genius Feather) e Def ( 1 Iron ou 4 a 6 Resist Feather). E agora vai faltar apenas o Tera Type do seu monstrinho, que nesse caso vai ser o Ground, para deixar ainda mais forte o Earth Power. 


Para mudar o Tera Type, é necessário ter 50 cristais de Tera do tipo que você deseja e ter acesso a cidade de Medali.


O Gastrodon é bem simples de ser utilizado. Ele vai servir como um suporte, principalmente por conta do Clear Smog. 

  • Caso tenha algum aliado que precisa aumentar os seus status, NÃO ATAQUE, use Cheer ou aumente a sua defesa com Stockpile, que na minha opinião seria o mais recomendado para evitar abates iniciais.
  • O Earth Power é a sua principal fonte de dano, utilize quando você e seus aliados estiverem prontos para atacar. 
  • Recover vai ser usado nas horas mais necessárias, quando o seu HP estiver bem perto do fim
  • Clear Smog vai servir para conter o Greninja, já que esse movimento vai tirar TODAS as alterações de status que o Pokémon possui. Então quando o Pokémon estiver bem buffado, use o Clear Smog. 
Agora vamos para o Garchomp, aproveitando que acabamos de falar de um suporte, vamos falar de um Pokémon que vai precisar de suporte.

Lembrando que você pode obter o Garchomp através das suas pré evoluções Gible e Gabite, ou nas raids de 5 e 6 estrelas. 


A sua combinação de tipo vai fazer com que os movimentos do tipo água não causem superefetivo nele, no entanto teremos algumas armas para neutralizar ainda mais os ataque de água. A grade de habilidades do Garchomp vai ser a seguinte:


Por ser uma raid de Tera Type Poison, você pode alterar o Dragon Claw por Bulldoze. A presença do Sunny Day vai ser para diminuir ainda mais o impacto dos movimento do tipo água do Greninja. Nenhum desses golpes são egg moves, são ensináveis ou aprendidos naturalmente. 

A passiva do Pokémon vai ser a Rough Skin, que é uma Hidden Ability. Para você obter essa passiva, será necessário usar o item Ability Patch, que pode ser obtido através de raids de 6 e 7 estrelas. 


Para aumentar ainda mais o poder de fogo do Pokémon, o item usado por ele para enfrentar o ninja será o Muscle Band, que tem como efeito o aumento do dano dos ataques físicos causados por este Pokémon. 

Em relação a natureza, EVs e IVs, não tem muito segredo. O Pokémon vai ter a natureza ''Adamant'', caso ele não tenha essa natureza basta alterá-la com ''Adamant Mint''. Para o Garchomp você vai precisar treinar todos os IVs menos o ''Sp Atk''.

A distribuição de EVs para o Chomp vai ficar: HP (26 HP Up ou 252 Health Feather), Atk (26 Protein ou 252 Muscle Feather) e Sp Def (1 Zinc ou 4 a 6 Cleaver Feather). Para finalizar, o Garchomp vai usar o Tera Type Ground, assim como o Gastrodon. 


Use o Garchomp dessa forma:
  • No primeiro turno use Sunny Day, desse jeito você já começa o confronto diminuindo o poder ofensivo do Ninja, evitando abates desnecessários. 
  • Como o rival não possui uma defesa alta, pode fazer o teste usando apenas um Sword Dance e atacando no terceiro turno. Caso necessite de mais poder de fogo, use duas vezes (ou mais) o Sword Dance e ataque em sequência. 
  • Dragon Claw não é tão efetivo nessa raid, mas o Earthquake vai ser devastador para o Greninja, use e abuse dessa habilidade. 
  • DICA: É muito valioso ter ao lado do Chomp Pokémon com Reflect e Light Screen, e Storm Drain. Como ele é uma fonte de dano considerável, é sempre bom evitar com que ele fique fora de combate. 
  • DICA: O Greninja pode aprender alguns movimentos do tipo gelo. Caso ele possua alguma habilidade desse tipo no evento, descarte o Garchomp, pois ele toma x4 de dano para golpes de gelo. 

Para finalizar as três builds, vamos para o nosso novo amigo, o Clodsire, Pokémon introduzido nessa atual região. O Clodsire vai ter um papel muito parecido com o Gastrodon, mas com algumas pequenas diferenças.

Ele e sua pré evolução, o Wooper de Paldea, são bem tranquilos de serem encontrados no meio selvagem.

A grade de habilidades do Pokémon vai ficar desse jeito:


Note a presença do Acid Spray, que vai ser um movimento causador de dano, mas a sua principal função é diminuir o status de Sp Def do Greninja, fazendo com que o Earth Power seja ainda mais eficaz.

Reforçando que o Acid Spray, Stockpile e Recover, são eggmoves para o Clodsire, ou seja, para fechar a build dele será necessário fazer um piquenique. 

A passiva do Pokémon para o confronto será Water Absorb, reforçando que essa passiva só funciona se o Clodsire for o alvo da habilidade de água. Neste caso, o Pokémon vai curar uma parcela do HP. Caso o seu Pokémon tenha Poison Point, basta usar Ability Capsule nele. O item para o Clodsire vai ser a Covert Cloak. 

A distribuição de EVs para esse Pokémon é grande, afinal ele vai aumentar as duas defesas, já que o Greninja é um atacante misto, que abusa tanto dos ataques físicos, quanto dos ataques especiais. Porém, a natureza e os IVs, seguem o mesmo padrão do Gastrodon. 

No Clodsire aumente todos os IVs, menos o ''Attack''. A natureza do Pokémon é ''Modest'', caso ele possua outra natureza, use ''Modest Mint'' para alterá-la. 

Agora vamos distribuir certinho os EVs: HP (26 HP Up ou 252 Health Feather), Def (8 Iron ou 76 Resist Feather), Sp Atk (18 Calcium ou 176 Genius Feather) e Sp Def (1 Zinc ou 4 a 6 Cleaver Feather).


Use o Clodisre dessa maneira:
  • No primeiro turno você tem duas opções que vão variar de acordo com o comportamento do Greninja. Use Stockpile ou Acid Spray. Eu recomendo usar o Stockpile, garanta que você fique vivo. 
  • Após o primeiro turno, foque em diminuir a Sp Def do rival, use 2 a 3 Acid Spray e tente usar o Earth Power antes do Greninja subir o escudo. 
  • Use o Recover caso esteja com pouca vida. 

UFA! Por agora é só, lembrando que a medida que forem saindo novos Pokémon e quando o Greninja for liberado, trarei por aqui atualizações!


Os meus já estão preparados! Deixem sugestões nos comentários! Se divirtam!

___________________________________________________________________________________

ATUALIZAÇÃO!


Após as primeiras horas do evento, novas dicas já surgiram e vários treinadores já capturaram o Pokémon. O Greninja vai limpar os buffs do seu lado muito rapidamente, então a dica é: não comece se buffando, use algum movimento para debuffar o Greninja ou apenas te proteger, sem te buffar como, por exemplo, Light Screen e Reflect.

Garchomp e Krokodile não são válidos nessa raid, já que o Greninja possui Ice Beam. Vou contar a minha experiência com a raid:

'' Eu fiz ela juntamente de um amigo e tentei usar os Pokémon que foram citados acima e até mesmo o Gallade, que foi comentado como sendo um potencial bom Pokémon contra o Ninja, porém eu e o meu amigo batemos cabeça e apelamos para a força bruta. 

Eu fui de Iron Hands com Belly Drum, enquanto ele foi de Blissey suporte. A dinâmica que fazímaos era: 
  • 1º - Belly Drum por parte do Iron Hands e Heal Pulse por parte da Blissey
  • 2º - Com a primeira rodada dando certo, vencer o Iron Hands seria muito complicado, já que o Pokémon conseguiria curar bastante e não tomaria nenhum dano Super Efetivo. 
  • Fique atento no gasto de Drain Punch, reveze o golpe com Thunder Punch ou outro movimento que o Iron Hands possua.
Para buildar o Iron Hands é fácil e já trouxe um texto aqui sobre isso:

Enquanto isso, para buildar a Blissey eu tomei como base o Pokémon usado pelo meu amigo, confira:


  • EVs: 252 Sp Def , 252 Def e 4 HP (Saiba como Buildar EVs)
  • IVs: HP, Def e Sp Def precisam estar upados ao máximo, os outros três status ficam por conta de cada um (Saiba como Buildar IVs)
  • Golpes: Helping Hand (Obrigatório) , Heal Pulse (Obrigatório), Tail Whip e Light Screen
  • Nature: Bold (Saiba como mudar a Nature)
  • Tera Type: Normal
  • Habilidade: Serene Grace (usado) / Healer (recomendada)
  • Item: Lum Berry (usado) / Leftovers (Recomendado)

Um detalhe que eu reforço é, essa dupla de Pokémon eu e meu amigo utilizamos em várias raids, inclusive com a Blissey suportando outro Pokémon, confira Blissey e Greninja em uma raid de Altaria 5 estrelas'':


Outro Pokémon bastante citado desde que o evento se iniciou é o Vaporeon. Pelo fato do Pokémon possuir Water Absorb e uma quantidade de vida considerável, a Eevolution está bem forte contra o Ninja, confira a build:


  • Golpes: Stored Power, Acid Armor, Fake Tears e Calm Mind
  • Nature: Modest (Saiba como mudar a Nature)
  • Tera Type: Psychic
  • Habilidade: Water Absorb (obrigatório, caso não tenha, mude a habilidade usando os itens Ability Patch ou Ability Capsule)
  • Item: Leftovers
  • Raid: Tente buffar bastante os seus status, principalmente com Acid Armor e Calm Mind, pois são esses dois que vão fazer o Stored Power dar ainda mais dano. O Fake Tears é interessante ser usado logo de início, para debuffar o Ninja. 

O Slowbro também está sendo uma opção válida contra o inicial de água e, contra o Cinderace ele ganhou bastante destaque, então segue o texto para você buildar o Pokémon:

Por hora é isso, qualquer outra build pode ser recomendada nos comentários!

Se divirtam!
Sobre Rodrigo Mantovani
23 anos, Itabirito-MG, fissurado por games e eletrônicos desde pequeno. Acredita em excentricidades e é apaixonado por séries/livros/filmes de ficção. Sua paixão por Pokémon vem desde de seus 7 anos e adora todos os Pokémon, cada tipagem tem um lugar reservado no seu time.
Redes: Twitch | Instagram

2 comentários:

  1. Fontinho 🏳️‍🌈17/01/2023, 19:12

    Será que eu consigo fazer sozinho a Raid de 7 estrelas? kk
    Ainda nem tenho o modo online.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo Mantovani17/01/2023, 21:33

    Consegue sim, costuma até ser mais fácil o modo offline!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar