logo

Pokémothim

Alquimia de Alola - parte 4

Antes de começar a falar sobre a teoria é importante falar que não era para termos a quarta parte desse artigo, mas graças aos nossos queridos seguidores, é necessário dar continuidade. Para quem não viu, confira abaixo o começo de toda essa teoria e fique por dentro:




Como sabemos, a terceira geração dos jogos de Pokémon foi representada pela Bíblia por Behemoth (Groudon), Leviathan (Kyogre) e Ziz (Rayquaza). A quarta geração foi sobre o Xintoísmo e o mito da criação. A quinta geração foi baseada em Taoísmo e os símbolos do Yin e Yang. Já a sexta geração foi baseada na Mitologia Nórdica e a árvore Yggdrasil. Agora, a sétima geração está se mostrando baseada na Alquimia, com uma mistura de todas as gerações anteriores.


Vamos rever o que aprendemos e aprofundar o nosso conhecimento sobre Alquimia:


Os alquimistas acreditavam que o mundo material é composto por matéria-prima sob várias formas, as primeiras dessas formas eram os quatro elementos: água, fogo, terra e ar. Estes elementos podem ser divididos em suas qualidades: Úmido, Seco, Frio ou Quente. Essas qualidades dos elementos determinavam a forma de um objeto, por isso, os alquimistas acreditavam ser possível a transmutação através dos processos de destilação, combustão, aquecimento e evaporação. Quem sabe estas qualidades podem estar relacionadas com os Guardiões de Alola?

Os quatro elementos, porém, não eram suficientes para expressar todas as características e assim os alquimistas adotaram os termos Enxofre, Mercúrio e o Sal para expressar os três princípios. Já vimos a possibilidade dos iniciais de Alola os representam, contudo, estes três princípios também tem suas devidas representações no homem: Espírito, Alma e Corpo, respectivamente.

Todos os metais, com o tempo, transformar-se-ão em ouro - que contém o equilíbrio perfeito dos quatro elementos. Alquimicamente, existem cinco metais principais que poderiam ser transformados em ouro ou em prata: 
  • Ouro - representado pelo Sol.
  • Prata - representado pela Lua.
  • Mercúrio - representado pelo planeta Mercúrio.
  • Estanho - representado por Júpiter.
  • Chumbo - representado por Saturno. 
  • Cobre - representado por Vênus.
  • Ferro - representado por Marte.
Contudo, existem ainda os metais dos sábios, ou metais filosóficos, a Prata e o Ouro dos sábios, ou prata e ouro filosóficos. Já sabemos que o Sol e a Lua são representados por Solgaleo e Lunala. Sendo a Terra representada por Zygarde e possivelmente Marte será representado por Marshadow, nos resta: Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno.



Taoismo
A relação com Alquimia não está apenas na Sexta Geração. A alquimia chinesa (especialmente neidan), a astrologia chinesa, o zen-budismo, diversas artes marciais, a medicina tradicional chinesa, o feng shui e diversos estilos de qiqong têm suas histórias entrelaçadas com a do Taoismo.


Yin e Yang são conceitos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio feminino, noite, Lua que precisa de fogo para iluminar e aquecer na escuridão fria noturna, a passividade, absorção. O yang é o princípio masculino, Sol que precisa de água para refrescar o calor insuportável, dia, a luz e atividade.


A lenda diz que quando dois irmãos gêmeos se uniram a um Poderoso Dragão com a intenção de criar a região de Unova e suas ideias de seguir os Ideais ou a Verdade fizeram com que o Dragão se separasse: Reshiram se aliou ao irmão mais velho e Zekrom ao irmão mais novo. Yang é representado por Reshiram, o Pokémon do vasto branco. Yin é representado por Zekrom, o Pokémon preto profundo.

A partir desta divisão, nasce Kyurem, o Pokémon fronteira, que representa Wuji, a abstenção de Yin e Yang, mas que pode se transformar em Kyurem White - a representação de todo o mal no bem, ou em Kyurem Black - a representação de todo bem no mal. Ainda não foi liberado a forma de unir novamente os três dragões no Dragão Original nos jogos, contudo, sabemos que este representará Taiji, o Fim Supremo.



Mitologia Nórdica
Já na Mitologia Nórdica, existe um elemento muito importante que tem relação com a Alquimia - e talvez seja ele a chave para a relação entre Alola e Kalos: Zygarde.

Zygarde representa, em Kalos - na Mitologia Nórdica, os filhos de Loki. Sua forma 50% representa Jörmungandr: uma serpente do mar, filho do meio da giganta Angrboda e do Deus Loki. De acordo com a prosa Edda, Odin levou três filhos de Loki - Fenrir, Hel, e Jörmungandr - e jogou Jörmungandr no grande oceano que circunda Midgard. A serpente cresceu tão grande que ele foi capaz de cercar a terra e agarrar a própria cauda. Como resultado, recebeu o nome da serpente de Midgard. Quando se soltar, o mundo vai acabar.

As três formas de Zygarde representam os três filhos de Loki. Veja mais aqui.

Na Alquimia, temos uma representação parecida com a da serpente Jörmungandr: Ouroboros. É um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. Está relacionado com a alquimia, que é por vezes representado como dois animais míticos, mordendo o rabo um do outro. O ouroboros simboliza o ciclo da evolução voltando-se sobre si mesmo. O símbolo contém as ideias de movimento, continuidade, auto fecundação e, em consequência, eterno retorno.

Além da interpretação de que a serpente atua nas esferas inferiores (Inferno), enquanto o círculo representa o Reino Divino. Em outras situações, o animal tem duas cores distintas. Neste caso, provavelmente, uma referência a Yin e Yang, ou pólos masculino e feminino, dia e noite, bem e mal, e outros paradoxos da natureza.




Agradecemos aos nossos seguidores Ada FreireIgor Nunes e João Barbosa, pelas observações relevantes que serviram de inspiração para essas duas novas partes dessa teoria. Para não nos prolongarmos muito, continuaremos na quinta parte desta teoria. Nos vemos em breve!



Fiquem ligados em mais novidades e teorias originais, na Pokémothim!
Sobre Matheus Miranda
24 anos, Teresópolis – RJ. Empresário, formado em Administração. Fascinado por Pokémon aquáticos e chocolate desde seus 6 anos. Gastou muitas pilhas jogando no GameBoy Color, perdeu muitas TCG e tazos no bafo e adora escrever teorias e especulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar