logo

Pokémothim

Pocket Monsters: O Crescimento do Goh em Batalhas!


Olá, Thunders!

Depois do episódio que se passa no deserto de Hoenn, uma mistura de amor e ódio cresceu para os personagens Ash e Goh, com várias incoerências e elogios sendo apontados. Até que ponto certas atitudes fizeram ou não sentido? Conversemos sobre!



RESUMO

Ash corre com Riolu e Pikachu, quando Goh e Raboot surgem para os acompanhar e o garoto questiona o motivo de o seu amigo estar correndo. O treinador mais experiente diz ser por conta da sua queda de classificação, sendo um treino com Riolu para a sua revanche, o que faz o outro decidir ajudá-lo. Porém, chega um anúncio de batalha no Rotom Phone do Ash, o que o faz aceitar e, com a chegada do Rotom Drone para oficializar a batalha 1x1, seleciona Riolu para enfrentar um Octillery, lembrando-se de Grapploct e achando uma oportunidade perfeita para o treino.

De início, o protagonista pede para que seu Pokémon mantenha a distância e lance a Onda de Vácuo consecutivamente, mas seu oponente desvia e o atinge com o Feixe Psíquico, deixando-o confuso. Em seguida, Octillery prende o adversário com o Embrulho e o derrota com o Polvo-Canhão. Ash corre para ajudar seu Pokémon e percebe que caiu para a posição 975, mas se mantém ainda mais determinado para uma vitória ao receber outro anúncio de batalha.

Em outra batalha oficial de 1x1, Riolu é colocado para enfrentar um Tentacruel, sendo novamente avisado sobre a necessidade de manter a distância. O confronto inicia quando o Pokémon aquático utiliza o Jato de Bolhas, mas seu oponente desvia e tenta acerta algumas vezes a Onda de Vácuo, também sendo falho. Contudo, Riolu acaba se aproximando demais e é pego por uma Ligação, ficando preso nos tentáculos de Tentacruel, que o Finaliza com o Ferrão Venenoso. Envenenado e derrotado, Riolu é recuperado e Ash desce para a posição 1021, de volta para a Classe Normal.

Enquanto isso, na Cidade de Mauville, em Hoenn, uma tempestade de areia assusta os habitantes locais, que são atraídos para dentro dela por meio de uma canção. No Laboratório Sakuragi, o professor e o seus assistentes veem imagens sobre o fenômeno estranho e tentam entender a situação, o que faz Kikuna cogitar ser um Pokémon desconhecido. Animado com a ideia, Goh pede para ele e Ash investigarem a situação como assistentes de pesquisa. O professor até permite, pedindo que tenham cuidado, mas o outro protagonista se mantém isolado no canto e entristecido pelas três derrotas seguidas, por ter descido de classe e achar que o sonho de batalhar contra Leon será um sonho dentro de outro sonho. Goh o puxa, tendo certeza de que se animará ao encontrar um Pokémon raro, e Kikuna deseja que o garoto desanimado se divirta, enquanto Renji espera os dados que Goh pretende coletar.

Ao chegarem em Mauville, os heróis veem que grande parte da cidade foi tomada pela tempestade. No início, Ash não se anima muito, mas só até ouvir a canção e querer entrar para investigar. Para isso, utilizam os "Go-Goggles" com seus Pokémon, óculos de proteção contra areia, o que inclui Sobble, que o coloca invisível e assusta os treinadores no primeiro momento. Após isso, entram na tempestade, atravessando-a e chegando a um deserto, onde tiram os óculos. Imediatamente, escutam gritos e encontram três pessoas sendo sugadas para um ninho de Trapinch. Depois de checar os detalhes sobre o Pokémon na Pokédex, para salvá-los, Goh tenta o capturar, sendo falho na primeira vez, mas conseguindo ao usar uma Super Bola Curva. Depois disso, recebe agradecimentos dos três que salvou e os vê partir.

A canção persiste, por isso os heróis continuam seu percurso, mas são surpreendidos por um Vibrava, vendo detalhes sobre ele na Pokédex. Goh tenta o capturar, mas o Pokémon desvia da Poké Bola e usa suas ondas supersônicas para revidar, o que leva o treinador a utilizar a Bola Curva com ajuda de Raboot, para direcioná-la até o alvo e o capturar. Percebendo as suas capturas, o garoto começa a teorizar qual o Pokémon que está causando a tempestade, quando ele de fato surge, Flygon.

Depois de verificar os detalhes sobre o Pokémon na Pokédex, Goh destaca que o canto veio das areias raspando nas asas de Flygon, que deve ter causado a tempestade de areia para afastar as pessoas e poder fazer o seu ninho naquele local. Para parar a tempestade, o treinador tenta capturá-lo, mas a Poké Bola não o alcança, o fazendo querer lutar e pedindo a ajuda de Ash, que aceita inseguro. Sobble e Pikachu entram em ação, sendo pedido que o segundo use o Choque do Trovão no adversário, não fazendo efeito por ele ser do tipo Terra. Goh alerta isso ao amigo, que se desculpa e pede para o roedor voltar. Então, Riolu e Sobble tentam vencer a tempestade de areia que Flygon levanta ao redor de si, com, respectivamente, Onda de Vácuo e Revólver d'Água.

Persistindo com o seu ataque, Sobble consegue endurecer a areia com a água e acertar o oponente, desfazendo a tempestade ao redor dele. Assim, o inicial e Riolu conseguem acertar alguns Revólver d'Água e Onda de Vácuo. Entretanto, Flygon começa a "nadar" pela areia, usando a Investida do Dragão e os pegando de surpresa, o que faz Sobble ser arremessado. Antes que começasse a chorar, Goh recupera seu Pokémon para a Poké Bola. Enquanto Ash reflete sobre a sua estratégia de manter a distância, ele se torna o próximo alvo atingido, assim como Riolu e Pikachu, caindo na areia. O outro protagonista pergunta se ele está bem e coloca Raboot para batalhar, investindo com um Chute Duplo, mas é pego por uma Investida do Dragão.

Através da audição, Raboot consegue escapar de todas as outras Investidas do Dragão, deixando Ash impressionado. Ainda desviando, o coelho evoluído começa a tentar acertar a Brasa, mas o adversário é muito rápido e esquiva. Em seguida, Flygon utiliza o Meteoro de Dragão duas vezes, levando Raboot a pular para desviar, mas Goh pede para que não se distancie muito e desvie enquanto se aproxima, o que faz o outro protagonista dizer que manter a proximidade é loucura. Sua estratégia é revelada ao mandar que o seu Pokémon escale o Meteoro de Dragão e use um para fazer a sua Brasa, lançando vários fragmentos flamejantes em Flygon e o derrubando na areia.

Dessa forma, Goh lança a Poké Bola e o captura, comemorando com os Pokémon do Ash, que admira a estratégia doida que seu amigo criou. Apesar disso, o novo protagonista conta que aprendeu com ele a fazer qualquer loucura e a nunca deixar de se esforçar para vencer, sendo algo que pensou que ele também faria, e queria vencer com a Brasa por ser o movimento que aprendeu junto com Raboot. Paralelamente, a tempestade de areia se desfaz. Ash, então, reflete sobre estar focando demais em batalhar à distância e isso estar causando as suas derrotas, e seu amigo diz que se um ataque der errado, deve-se tentar usar ele de outra forma, com a criatividade do treinador podendo aumentar o seu poder.

Goh destaca como as batalhas são complexas, o que faz Ash rir e se jogar na areia, por isso o outro se pergunta se o seu amigo ficou paralisado. Porém, o herói diz ser um idiota e que precisa começar tudo de novo, afirmando que se esforçará para batalhar contra Leon e pedindo a ajuda de Pikachu e Riolu, os quais aceitam e deitam com ele. Ao mesmo tempo, Goh diz que continuará capturando Pokémon poderosos, e parece tirar uma selfie com Raboot. Para terminar, o narrador evidencia o crescimento do novo protagonista e o antigo reconsiderando a sua tática, com ainda um longo caminho para que alcancem seus sonhos.


DEBATE

Comecemos pelo protagonista mais antigo, Ash. A dramatização que surgiu no episódio foi em volta de Pokémon rivais que lembravam Grapploct; no caso, Tentacruel e Octillery. Talvez, se fosse algo mais deixado para os fãs perceberem, teria sido melhor, porque preferiram fazer o próprio Ash destacar a semelhança, mas, independente disso, julgo ter sido algo interessante para desenvolver o seu "trauma" com a primeira derrota do campeonato. E, ainda sobre isso, as perdas do garoto e a volta para a Classe Normal são ótimas para desacelerar seu avanço e mostrar como ele ainda precisa de muito treino, não sendo tão invencível como vinha sendo mostrado até então na atual série.

E meu Deus, Ash, cadê o treino do Farfetch'd de Galar? No início, é destacado como Riolu quer superar Grapploct por ter pedido, assim como Ash perdeu para Bea, mas Farfetch'd também perdeu para Hawlucha. Não faz sentido, por isso volto a destacar que a questão do ciúme do Pikachu não era por Ash querer treinar Riolu por ser um novo Pokémon, mas por apenas querer que ele se torne mais forte. Não há problema algum em treiná-lo, mesmo que ele esteja perdendo, principalmente por o maior motivo disso ser a tática de batalhar à distância destacada pelo Mestre de Caratê, até porque Riolu merece a revanche. O problema é Farfetch'd não ganhar atenção também, por ser o menos treinado e por também merecer uma revanche.

Algo que deixou alguns fãs revoltados foi ver Goh chamar a atenção do Ash pela questão das tipagens e por ter sido ele o responsável por motivá-lo para as batalhas novamente. Bem, para começar, o erro do Ash para o esquecimento foi por estar desconcentrado, estava muito claro no episódio que o herói se encontrava perdido em seus pensamentos. Mas, mesmo assim, não há problema algum em ele aprender com Goh, pois, assim como na vida real, professores também aprendem com alunos, ninguém é detentor de sabedoria absoluta, ainda que possa ter mais experiência de vida.

Para o Goh, muitos pontos positivos surgiram no episódio, além de poder ajudar a melhorar a confiança do seu amigo. Inicialmente, ver o personagem ter mais iniciativa de batalha foi ótimo, além de ter sido ele, de fato, a derrotar Flygon e merecer a sua captura. Não apenas para por aí, como mostrou que as estratégias loucas que tanto destaca no Ash e sua determinação foram absorvidas e também usadas por ele, ou seja, tem evoluído bastante nas batalhas. Sobre o lado mais emotivo, ver como quis vencer com a Brasa e se manter mais conectado com Raboot mostra que a conexão antes cobrada por Ash entre os dois realmente vem acontecendo. Outro ponto muito legal é a utilização das Bolas Curvas, visto que, apesar de ainda não ser uma forma muito atrativa de captura, faz uma boa referência ao Pokémon Go e mostra uma melhor execução que pode ser feita dentro do anime.

Contudo, existe uma questão que, apesar de ver a maioria elogiando bastante, não me fez muito sentido. O foco em Raboot foi mais do que merecido, inclusive sentia bastante falta disso, mas o seu aumento de força significativo não teve uma boa construção. As batalhas feitas pelo coelho basicamente eram as contra a Equipe Rocket, nem mesmo sendo usado nos poucos treinos do Ash que o Goh participava. O único que teve participação foi quando ainda era Scorbunny, no episódio 17, para ajudar a "justificar" a sua evolução. Então, depois de uma bela apresentação de Flygon como um Pokémon místico e de grande poder, ver Raboot derrotá-lo com tamanha facilidade, sem nem cansar ou aparentar se sentir desafiado, pareceu sem lógica. Até o próprio Goh teve uma evolução muito gigante quando comparado à sua última grande batalha, não foi um desenvolvimento gradual e trabalhado em tela.

Por que isso aconteceu, então? Primeiro, para Goh conseguir motivar o Ash, inspirando-o. Para mim, não precisavam fazer ele perder, ao contrário, foi muito positivo a sua vitória, mas deveria ter sido um pouco mais trabalhoso, pois ou Raboot realmente se tornou incrivelmente forte agora, ou Flygon na realidade é muito fraco. O outro motivo é a evolução próxima. Da mesma forma como Scorbunny se tornou Raboot fácil demais, ele passou muitos episódios de plano de fundo, para voltar nesse como se tivesse passado todo esse tempo em um árduo treinamento, agora já tendo uma força enorme e pronto para evoluir. Ou seja, infelizmente, passa uma falsa ideia de desenvolvimento. Queria muito foco em Raboot para vê-lo crescer, não necessariamente já mostrar que cresceu como um motivo "suficiente" para evoluir em breve.

Para finalizar, mesmo que o garoto Ketchum tenha ficado surpreso com as estratégias que Goh usou e tenha dito que foram muito loucas, mostrando que não as conhecia, ele já tinha usado todas em séries passadas. Sobre escalar o Meteoro de Dragão, Ash fez isso com Pikachu em Kalos, durante a sua batalha contra o Líder de Ginásio Grant. E não apenas se trata da escalada, como também o roedor rebateu os meteoros, assim como Raboot. Sobre a outra tática, a da audição, também foi muito usada em diversas ocasiões pelo herói, seja quando a visão do seu Pokémon era danificada ou precisava se precaver de ataques vindos do solo. Para citar um exemplo, há a batalha contra o Steelix da Jasmine, em Johto, e a contra o Steelix do Morrison, na Liga Hoenn. Então, a surpresa em torno das estratégias não deveriam ser tão surpreendentes assim.


CONCLUSÃO

Goh está crescendo em batalhas e não irá parar por aqui! Como o próprio personagem disse, continuará indo atrás de Pokémon fortes, agora que pôde presenciar seu próprio desempenho excelente em um confronto. Ele conseguiu motivar Ash novamente, derrotou e capturou um poderoso Flygon, aplicou as estratégias do amigo em batalha e ainda fortaleceu seu vínculo nelas com Raboot. Por outro lado, o aumento de experiência do garoto e a força de Raboot cresceram rápido até demais sem que tenha treinado o suficiente, provavelmente para justificar a possível evolução do coelho de Fogo e para que o outro protagonista fosse inspirado. Além disso, as Bolas Curvas estão sendo melhor utilizadas no anime e fazem boas referências nas mãos de Goh.

Sobre o Ash, não se deve ser considerado incoerência ele ter esquecido da imunidade terrestre ao tipo Choque e receber ânimo do Goh só por ser mais experiente, até porque ainda tem muito que aprender; por outro lado, impressionar-se com as estratégias do amigo e as considerar inovadoras é estranho, pois já utilizou ambas. Ainda sobre ele, as perdas são necessárias para desacelerar sua subida no Campeonato Mundial Pokémon e trabalhar um drama em cima da sua feia derrota para Bea torna tudo mais interessante, somente seria melhor se Farfetch'd de Galar compartilhasse do treino com Riolu, por merecer uma revanche tanto quanto ele e merecer treino até mais do que o outro Lutador.


Leia Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

23 comentários:

  1. Eu gostaria que o Raboot fosse mais presente, não fincado apenas no plano de fundo. Creio que o desenvolvimento acelerado dele teria ficado menos forçado se o pokemon possuí-se mais destaque ao longo do anime. Também não iria gostar que o mesmo evolua em Cinderace em tão pouco tempo, pois o anime não possui nem 50 episódios e Raboot sequer teve um grande destaque no seu estagio atual.

    ResponderExcluir
  2. Master Eusine12/09/2020, 15:02

    Goh precisa ter seu próprio estilo de batalha, achei um passo maior do que ele poderia dar. Fazer uma estratégia idêntica as do Ash sem ter visto elas antes não faz sentido nenhum é como se fossem abandonar qualquer desenvolvimento entre ele e o raboot só porque precisam devido às mercadorias com Cinderace; a sensação de que nem os roteiristas sabem o que fazer com o Ash campeão é gigante, plot reciclado de XYZ. Sem sentido nenhum, existem ainda formas de lidar com a evolução do Ash e muitas por sinal, nunca passou pela minha cabeça que justo no auge do personagem fossem dar para trás do nada. Porque não usar o lado bobo dele ao invés de do nada ele ser convencido algo que se quisessem teriam explorado lá no começo ali sim algo desse nível era tolerável. Mas do nada? Os motivos que levaram ele a essa queda de classe era algo que eu já suspeitava acontecer afinal as subidas foram rápidas de mais. Um personagem que não sabe o que fazer depois de conquistar um passo para o próprio sonho vencendo uma liga foi muito mais convincente do que um personagem que começa como um mentor e amigo, mas sem explicação nenhuma regride todas as fases de sagas passadas, o único ponto correto é a falta de atenção dele na hora de usar movimentos e esquecer imunidades isso sim faz parte dele desde sempre e pode ser explorado para evolução. Como melhorar os pontos fracos. Aliás como montar uma estratégia sem velocidade? Gostei muito do Melmetal por isso, pela primeira vez ele foi obrigado a treinar um Pokemon onde a velocidade era baixa. Ash precisa de uma estratégia balanceada. Nem todo pokemon é rápido e atacante, é esse desenvolvimento que ele merece. Não um desenvolvimento sem sentido, seja qual for o público alvo independente disso ninguém quer assistir uma estória reciclada. Tem muitas formas de desenvolvimento que não foram testadas ainda e espero vê-las nesta saga.

    ResponderExcluir
  3. Foi extremamente bizarro esse desenvolvimento do Raboot

    ResponderExcluir
  4. Eu n sei vocês mas, parece até que Ash esqueceu de tudo que ele aprendeu desde Johto até Kalos, o que não faz muito sentido já que não teve um reboot, sei lá é meio estranho dizer isso, porém mais estranho ainda é Goh utilizar uma tática que Ash utilizou contra Grant sem ao menos ter sido demonstrado e/ou falado sobre isso para o Goh. E essa falta de demonstração de treino do Raboot eu acho um ponto negativo, poderiam mostrar mais o treino dele pra justificar essa força contra Flygon.

    ResponderExcluir
  5. Johnny Edwin Da Cunha Cruz12/09/2020, 19:27

    Go só derrotou um pokémon selvagem qualquer. Não vai dizer que ele terá uma maré de vitórias daqui pra frente e amanhã, veremos que enfrentar um pokémon selvagem não é a mesma coisa de encarar um treinador bem experiente.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, eu gosto bastante do Raboot, queria que tivesse mais destaque e que evoluísse, mas passando por um bom treino. Acredito que dentro dos próximos episódios a evolução aconteça. Se pelo menos for feito um treino legal até lá, já compensa os episódios em que ficou "esquecido".

    Agradeço pelo comentário!! ^-^

    ResponderExcluir
  7. Acho que nem tem problema fazer uma estratégia igual, mesmo sem ver, pode ter sido uma ideia semelhante que tiveram, o maior problema para mim é o Ash agir como se fosse algo inovador.
    Sobre o drama do Ash, eu me lembrei bastante de Kalos também, com o Goh fazendo um papel semelhante ao da Serena. Particularmente, gosto da ideia de existir essa questão e perdas que surgem no caminho do personagem, causando pequenas regressões para que evolua ainda mais quando se "reencontrar", mas entendo o que diz e faz bastante sentido. E, exato, não é a primeira vez, e nem será a última, que Ash na animação da batalha ou distraído irá esquecer de imunidades.
    E o que trouxe de diferentes formas de desenvolvimento é algo bem positivo e que deveria ser realmente explorado. Apesar disso, Riolu não teve destaque no episódio de Alola e nem parece que terá no do Aerodactyl, então, o mais provável é que ele só volte a aparecer com força na própria revanche contra Bea, sem ter um desenvolvimento mais trabalhado antes. :/
    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  8. Também acho, mas estou torcendo para que pelo menos trabalhem isso um pouco mais antes de a evolução realmente acontecer.
    Obrigado pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  9. Não estranhei tanto, já que acredito que Goh fez isso acidentalmente. No caso, ele quis fazer algo louco como Ash, mas não sabia que Ash já havia feito exatamente aquilo. O pior para mim foi ele não se lembrar que fez também.
    Também acho negativo e estranho como se mostrou tão forte contra Raboot, mas espero que ainda o desenvolvam bem antes da evolução que deve estar muito próxima.
    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  10. Realmente, enfrentar um Pokémon selvagem não é a mesma coisa que enfrentar um treinador bem experiente, mas isso não significa que um Pokémon selvagem obrigatoriamente é mais fraco do que um domesticado bem treinado. É supervalorizar demais os humanos.
    Acredito que Flygon não pode ser denominado como um Pokémon qualquer, principalmente com a ideia de força que o episódio tentou passar, mas isso vai da interpretação de cada um. Rsrs
    Agradeço pelo comentário. :)

    ResponderExcluir
  11. Johnny Edwin Da Cunha Cruz13/09/2020, 08:34

    E ele não é. Não é qualquer pokémon que seja conhecido como o "espírito do deserto". Ele apenas não esperava que alguém usasse o seu próprio ataque contra ele mesmo, coisa que é normalmente usada por coordenadores.

    ResponderExcluir
  12. Penso que o desenvolvimento do Raboot é facilmente explicado, ja que ñ se esquesam que as capturas dao uma quantidade muito grande de XP. E tudo suma, se o Pokémon é evoluido, se a Pokebola é curva, se acertou um "boa", "otimo" ou "excelente". E tendo em conta que Goh capturou cerca de 60 Pokémon, sendo muitos ja em sua forma evoluida, como no caso de Golurk, Darmanitan e Ariados, e quase sempre sendo na primera Pokebola, quase sempre sendo una bola curva, e muitas veces dando boms acertos, ñ é estranho que os Pokémon no time de Goh estejam fortes, principalmente Raboot que o acompanha desde sempre.

    ResponderExcluir
  13. Luiz Henrique Cruz Gomes13/09/2020, 11:28

    Tomara que o gou se desenvolva mais não só ele mais também o raboot e sobble , eu gostei muito de ver o gou batalhando ele até utilizou o sobble foi muito legal na minha opinião a única coisa que falta no gou é a batalha pra mim ele já é um personagem legal mais única coisa chata é ele não batalhar se ele começar a batalhar ele vai ser mais legal ainda e ele precisa batalhar porquê provavelmente o gou vai tentar capturar Pokémons mais poderosos e ele precisa ser forte .

    ResponderExcluir
  14. Vendo por esse ponto tudo bem, realmente pode ter sido um acidente, mas como Goh tem mt conhecimento sobre pokemon, ele pode ter se arriscado a usar o movimento de Flygon contra ele mesmo, que no final deu certo.

    ResponderExcluir
  15. o vibrava foi para mais captura do raboot do que do go na minha opinião

    ResponderExcluir
  16. Então, qualquer Pokémon forte é facilmente derrotado se o oponente usar o próprio ataque contra ele?

    ResponderExcluir
  17. Mas aí você está colocando uma explicação externa em algo que deveria ter uma explicação interna. Já fiz uma postagem sobre isso, mas como ninguém é obrigado a ler (e isso não é uma indireta kkk, realmente ninguém é) irei reforçar aqui. Vamos lá, se a captura fornece experiência dentro do anime, por que isso nunca parece funcionar com o Ash ou qualquer outro personagem? Ah, mas quem é baseado no Pokémon Go é o Goh. Então, qual a explicação dentro do anime para somente Goh conseguir experiência para os Pokémon apenas fazendo capturas? Ele não pode simplesmente dizer "ganho experiência porque fui baseado no Pokémon Go", entende? Essa explicação faz sentido aqui fora do anime, mas, dentro da própria história, não faz sentido algum.
    Peço que não leia isso de forma grosseira, achei bastante legal o que trouxe. Infelizmente, por texto, não podemos saber exatamente o tom em que a outra pessoa fala, por isso, quando há discordância, geralmente se lê de forma grosseira, mas não é o caso, juro. Eu achei que faz sentido o que comentou, mas faz como uma condição externa. Igual a Pikachu. O Pikachu do Ash não evolui por quê? A explicação externa é por ser o mascote da franquia, a interna é por ele não querer e Ash respeitar isso. Deve-se sempre haver um equilíbrio e uma justificativa dentro da própria história.
    Enfim, agradeço demais pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  18. É normal, Pokémon e treinador vivem em sintonia. kk :)
    Agradeço pelo comentário!

    ResponderExcluir
  19. Sim! Para capturar Pokémon mais fortes, o ideal é que se desenvolva mais em batalhas, mas é um caminho que vejo que estão começando a seguir com ele, o que é ótimo. Somente gostaria que a evolução fosse aos poucos.
    Obrigado por comentar! ^-^

    ResponderExcluir
  20. Johnny Edwin Da Cunha Cruz14/09/2020, 22:10

    Aí depende. No caso do flygon, foi porque o meteoro do dragão causou dano super-efetivo nele, pois dragões levam dano de ataques do mesmo tipo.

    ResponderExcluir
  21. Não acho que foi bem isso que aconteceu, até pela vez que o próprio Ash usou essa tática, mas, se você acha, quem sou eu para discordar? kkk É uma possibilidade, afinal.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar