logo

Pokémothim

De Campeã a Perdedora: O Desrespeito por Diantha!


Olá, Thunders!

Há um mês atrás, trouxe a minha primeira postagem sobre o Torneio de Mestres, a qual foi uma crítica sobre o modo como desenvolveram as quatro primeiras lutas. Nela, curiosamente, citei que um dos temas que pensei para a comemoração dos 3 anos da minha primeira postagem no site foi "A Relevância de Diantha e Cynthia chegarem às semifinais". Claro, isso antes de revelarem o chaveamento inicial, mas que é um assunto que vale ser abordado até mesmo depois de tudo que pudemos acompanhar nos últimos episódios. O ponto é: Diantha na semifinal tem um peso representativo enorme, mas, o modo como foi abordado...

Antes de tudo, gostaria de ser justo e dizer que, além da minha inconformação pessoal, essa postagem do Twitter da conta Vida de Treinador, que acabei por ver aleatoriamente na minha Página Inicial da rede social, serviu como um impulso para escrever sobre isso; trazendo em paralelo a situação que aconteceu com a Lana/Vitória na série Sol & Lua. Isso porque a mencionada situação, na época, foi defendida de um ponto de vista "lógico" por mim, algo que não se aplica aqui e que, pondo os dois acontecimentos lado a lado, parece agravar tudo. Então, um cheiro para as pessoas que odeiam quando eu falo sobre problemas na retratação feminina no anime e uma ótima leitura!


Quando montei a minha previsão nunca postada do Torneio de Mestres, tendo como base que Ash e Leon chegariam às semifinais e, possivelmente, à final, teria que escolher mais dois campeões para avançarem com eles para a segunda fase desse evento. Criei, portanto, três chaveamentos distintos, que mudavam as lutas da primeira etapa, mas todos convergiam em um detalhe: nas semifinais, quem acompanhariam Leon e Ash seriam Cynthia e Diantha. Em dois chaveamentos eu "previa" Leon x Diantha e Ash x Cynthia; no terceiro Leon x Cynthia e Ash x Diantha. A questão levantada por mim era que essas duas incríveis campeãs precisavam estar nas semifinais, porque o Ash precisava enfrentar uma campeã que cansasse ele, não só campeões masculinos; assim como Leon (que até então só foi visto batalhando contra treinadores homens) precisava ser colocado contra a parede também por uma campeã.

A batalha de Leon contra Cynthia/Diantha mostraria que: primeiro, alguma treinadora mulher chegou ao nível de poder enfrentar o grande campeão - não que não se pudesse acontecer isso, mas o anime não se deu o trabalho de mostrar um adversário feminino a altura do Leon, como Raihan e Lance "pareceram" ser; segundo, da forma tão superior como o campeão de Galar está sendo tratado em relação aos outros, uma campeã como Diantha conseguir cansar ele como Lance e Alain não conseguiram daria um reconhecimento considerável para a representante de Kalos. Mas, como bem sabemos, não foi assim. Pelo contrário, o Rillaboom deu bem mais trabalho a ela do que ao Alain, o que vai totalmente ao contrário da ideia de força que se podia esperar da atriz.

Se pararmos para pensar bem, salvo algumas exceções, representação feminina não tem sido o forte de Jornadas, apesar de a série fazer algumas tentativas. Podemos citar a Cloe, que teve menos participação do que qualquer outra Pokégirl anterior; Marnie, que teve uma participação exageradamente breve, só para mostrar que existe no mundo da animação; e Bea, que serviu apenas como escada para Ash, em uma rivalidade que não durou nem mesmo 10 episódios - em termos de foco; e o episódio da Pinsir, que me arruma haters até hoje. Então, mesmo que alguns acertos devam ser considerados, o modo como trataram as treinadoras voltadas para a batalha, em especial, seguiu uma trama mais genérica.

Tá, a Diantha derrotou o Lance em uma batalha que julgo ser a melhor das quatro primeiras do Torneio de Mestres, mostrou-se uma grande estrategista, para ter uma participação no seu episódio da semifinal menor do que a da Cynthia, por exemplo, que já vai ganhar três episódios focados nela, e ser ofuscada por duas crianças que queriam brincar com Pokémon; e, mais, para ser esmagada, como bem descreve o título do episódio em questão, pela força avassaladora do Leon. Inclusive, muitos dos fãs que criticavam a possível velocidade dessa batalha, antes mesmo de ela ser transmitida, torciam para que o confronto de Ash contra a campeã de Sinnoh começasse ainda no mesmo episódio; ou seja, torciam para a luta da Diantha ser ainda mais rápida. Os discursos não batiam!

Se nos debruçarmos em uma análise aprofundada, afinal, o que levou os roteiristas a levarem a Diantha às semifinais? Embora não tenham retratado a atriz como uma grande oponente do Leon, acho que representatividade pode ter sido sim um ponto considerado, mas que, na cabeça deles, só de ela estar nas semifinais já se bastava como uma conclusão de que ela teve um desempenho espetacular, "não foi ela quem foi fraca, Leon que era forte demais". Enfim, sobre o modo como a construção de força desse polêmico personagem tem sido feita, acho que merece uma postagem à parte. Mas, voltando para nossa injustiçada campeã, outro motivo possível (e que também vi em um comentário no Twitter, de algum estadunidense que, infelizmente, não me lembro quem) é a antiga rivalidade entre França e Inglaterra (Reino Unido, em termos de comparação), os países que basearam, respectivamente, Kalos e Galar. Ou seja, Leon derrotar Alain e Diantha teria sido uma divertida referência histórica.

Mais um motivo que consigo pensar é uma lógica boba, porém com algum sentido: megaevolução e colocações. Se, por um lado, podemos ver que as quatro primeiras batalhas seguiram uma regra de duas megas vencendo (Garchomp e Gardevoir) e duas perdendo (Charizard e Metagross); por outro, tivemos manutenções e superações, ou seja, dois de nível superior no rank venceram os de nível inferior (Leon - 1 - e Cynthia - 2 - em relação a Alain - 6 - e Iris - 7 -) e dois de nível inferior superaram os de nível superior (Diantha - 5 - e Ash - 8 - em relação a Lance - 4 - e Steven - 3 -). Então, os roteiristas, imagino, quiseram dizer que ter mega não garante vitória e nem sempre o de colocação maior vai ganhar, por isso balancearam os dois quesitos. Nesse balanceamento, Diantha simplesmente teria sido beneficiada e chegou às semifinais.

Uma última causa que consigo traçar é a narrativa da donzela que precisa ser vingada, e é aqui que trago a Lana/Vitória de volta. Na Liga Alola, seja pela quantidade de Pokémon que cada participante tinha, as questões a serem resolvidas e outros fatores, tudo era muito previsível, inclusive que algum dos amigos de Ash teria que enfrentar o Guzma antes dele e criar essa ideia de herói, no sentido de o garoto Ketchum ter mais do que o simples motivo de Guzma ser líder da Equipe Skull para derrotá-lo, ele teria sido impiedosamente bruto com sua amiga e Primarina. E aí entra a questão, que, no caso da Vitória, houve uma limitação do Pokémon que a botou para ser escolhida para enfrentar o vilão, não podia ser Kiawe. Para entender melhor isso, sugiro ler a postagem que deixarei ao final dessa. De qualquer forma, nada muda que a visão que se passou foi a de uma treinadora e seu Pokémon esteticamente feminino apanhando como pobres donzelas que seriam "vingadas" pelo Ash.

Com a Diantha, isso pareceu se repetir. Quando Iris foi derrotada por Cynthia, claramente Ash se sentiu abalado, mas foi muito mais pela perda da amiga, ficou triste por seu objetivo no mundial ter acabado ali. Com a campeã de Kalos não foi bem assim, foi a força esmagadora do Leon, como ele fez outro campeão parecer tão fraco, usar apenas metade dos seus Pokémon para derrotar completamente alguém que o garoto acreditava ser tão forte. Ash não necessariamente tem a postura de se vingar, até porque Leon não é um vilão como Guzma, tampouco Diantha é tão sua amiga como Vitória, mas novamente foi uma personagem feminina colocada nesse lugar e que faz Ash perceber que precisa ir "com tudo" para cima do oponente. A grande diferença entre os dois casos comparados é: com Vitória, existiam fatores que faziam ser ela "necessária" naquela batalha, com Diantha não, foi uma simples escolha; poderia ser facilmente o Lance. Apesar de que só pelo modo como se desenvolveu esse confronto, nem o pobre do Lance deveria passar por isso, estamos falando de campeões enfrentando Leon, não treinadores qualquer!

Mas, que seja! Não tem qualquer problema em a Diantha ser derrotada pelo Leon, ele simplesmente é mais forte. Seja qual for a verdadeira causa para terem feito ela chegar até as semifinais, o que inclui a possibilidade de serem todas as cogitadas juntas ou até nenhuma, tudo bem, como qualquer outro personagem, avançou em uma competição da qual participava. Porém, qualquer outro campeão que estivesse no seu lugar seria igualmente desrespeitado da forma que foi feita. Só é curioso que, mais uma vez, foi uma treinadora colocada para enfrentar uma figura imponente e perder de forma patética, provando ao Ash que deveria ser mais cauteloso e estratégico. Exceto por Gardevoir, que teve um desempenho lindo contra Charizard, Alain pareceu ser um oponente mais duro para Leon do que a própria Diantha. 

O "engraçado" é que seria muito melhor para a construção do Leon como alguém incrivelmente forte se a Diantha tivesse um super desempenho, mas que, mesmo assim, ele criasse estratégias para vencê-la. Isso mostraria inteligência, percepção, amadurecimento do personagem frente às situações que iam surgindo, até a força bruta que eles evidenciam insistentemente também. Contudo, não foi assim: o que era para ser uma batalha lendária de campeões, foi uma nota que o campeão de Galar é ainda mais forte do que todos pensavam, e a campeã de Kalos foi atualizada como treinadora humilhada para que soubéssemos disso. 


Então, foi isso... Planejo trazer outras postagens sobre o desenvolvimento do Leon nesse torneio; a justificativa por trás dos arcos mesclados (por exemplo, porque do nada colocaram a Cloe antes das semifinais) - sim, existe uma explicação plausível; e uma teoria pessoal que tinha sobre como Ash vai bater de frente com o Leon, até porque agora muitos já estão cogitando ela também. Digam-me, por favor, o que acharam da batalha e se estão ansiosos tanto quanto eu para ver Ash x Cynthia! Ah, lembrando: sempre com respeito!


Leiam Também:

Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

24 comentários:

  1. Texugo Sagaz27/08/2022, 19:04

    Então... Na minha opinião pessoal, o que fez a Diantha passar n foi nada do q vc disse, mas sim, tempo de tela e lógica. Veja bem, no início do anime, o Leon já tinha batalhado contra o Lance, ent eu senti q n fazia sentido essa batalha se repetir. Além do fato de q a Diantha praticamente n tinha aparecido no anime até aquele ponto, diferente do Lance, ent eu acredito q "agr era a vez dela" tlgd?

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo e discordo contigo. Deixa eu tentar explicar o porquê. Kkkk
    Eu super concordo com o que disse do tempo de tela. Por sinal, quando eu tentei fazer a previsão da liga, justifiquei que Iris e Lance não passariam para as semifinais, justamente por isso, já tiveram tempo de tela, faria mais sentido os outros participantes terem esse espaço. Tudo bem, então aonde entra a minha discordância? Kk
    Bem, isso não justifica Diantha ir para as semifinais, justifica Lance não ir, porque Diantha e Lance não precisavam lutar. Poderia ser, por exemplo, Lance contra Ash e Diantha contra Steven, entende? Mas, eles quiseram que fosse Diantha a enfrentar o Lance, que "com certeza" já não iria para as semifinais. Poderia ter sido Leon, Cynthia, Ash, Steven ou até Alain a derrotar o Lance. Quiseram que a Diantha fosse para a semifinal. Então, é por isso que, para mim, o tempo de tela não justifica a Diantha ir, justifica Lance não ir. Espero ter conseguido não ser muito confuso... 😅

    Maaas, muito obrigado por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  3. jhon oliveira27/08/2022, 20:28

    realmente faz sentido demais isso, poderia ser ela contra outro campeão e lance vs ash, foi mas pela representatividade msm. amei a publicação explicando tudo ali em cima.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por comentar e pelo elogio! Fico feliz que tenha gostado! ^-^

    ResponderExcluir
  5. Journeys só veio deixar claro o que o anime de Pokemon sempre reforça sobre mulheres TREINADORAS (que competem em ginásios). Sem rivais femininas, Kanto, Johto e Hoenn trouxeram mulheres desconhecidas na liga se não me engano como a Macey e a de Bellsprout, mas que só serviram para serem derrotadas e não tinham nenhum envolvimento com a trama, Sinnoh não tem uma garota que não esteja nos Contests, Unova só a Bianca e o momento com o pai dela quem resolve é o Ash, Kalos é ridículos a separação de garotas em performances e garotos em ginasios, com a Astrid sendo a única treinadora e sempre sendo destruída com o Absol dela em qualquer oportunidade, a luta dela na liga é hawlucha vs mega absol e dura menos de um minuto, é só um golpe e acaba. E aí vamos para Alola, todas as garotas eliminadas na primeira fase por nenhum motivo também, a Lana foi a única mostrada como uma treinadora interessada em batalhas e que teve arcos durante a saga onde precisou se desafiar e até evoluir seu Pokemon e tem que ser justo ela a perder para o Guzma, não podia ser o Sophocles que só venceu a Mina por ??? também. Aí chega Journeys, todas as oponentes do Ash são escadas sem construção alguma e todas são melhores do que ele, ele até hoje não superou a estratégia dos tentáculos da Bea que foi literalmente chutada a meio da temporada, Korrina continuando a ser humilhada porque é outra que tem que ser mostrada tendo derrotas desde que perdeu pro Ash em Kalos, a Marnie foi literalmente personagem do dia num 1x1, a história dela resumida e irrelevante, a Drasna foi totalmente humilhada com aquela que considero a pior batalha do anime todo, os Pokemon dela caíram para literalmente nada só porque o Ash precisava passar e não existia justificativa para ele vencer com aqueles Pokemon. Agora, Iris não tem nenhuma chance de mostrar sua força como Campeã (pra que ela precisava entregar a luta pro ash da primeira vez? e aqui ela faz uma performance porca com o time dela contra a Cynthia, não servindo nada nem com o Dragonite que era conhecido pela resistência e caiu pra qualquer coisa da Milotic). Cynthia vai se aposentar depois de perder pro Ash numa batalha que ela nunca perderia. Diantha jogada de escanteio porque precisavam mostrar gossifleur evoluindo, criança se perdendo e uma história da cynthia que era literalmente: ela teve um ovo e ele chocou na Gible. Esse anime não tem espaço para mulheres terem destaque, se não ficou claro na luta da Lana e o descaso todo com o Ash roubando o plot da Lillie e a Mallow jogada na série até poucos eps antes da liga onde finalmente ela pega o z-move, agora com Journeys não há mais dúvida

    ResponderExcluir
  6. Artur Moreira Machado28/08/2022, 06:33

    EP desprezível.
    Não existe palavras para descrever o meu descontentamento com essa luta.

    O campeonato que todo mundo que gosta de pokémon esperava e eles fazem isso.

    Uma coisa que o anipoke nunca tinha falhado era justamente os torneios, e, logo no torneio mais importante, eles entregam isso.

    Não existem palavras que justificam o que eles estão fazendo.

    ResponderExcluir
  7. Fabilson Albuquerque28/08/2022, 12:08

    Concordo com você, apesar de não gostar tanto da Diantha como campeã (por culpa dos jogos que deixaram o desafio dela melzinho na chupeta), achei a batalha dela totalmente injusta, tanto por ter sido ofuscada por uma perseguição a uma Gossifleur, como por não ter mostrado como se desenrolou o combate, uma estrategista como ela ter 5 Pokémon derrotados por um cara com zero de estratégia e que só usa ataques diretos para derrotar seus oponentes foi ridículo, fora o Rillaboom ter tankado um Fire Blast a queima roupa, aquilo foi um absurdo.

    Aliás fico feliz de ter um conterrâneo daqui de Recife como parte da equipe do site, parabéns mano!!

    ResponderExcluir
  8. Justamente! As ligas sempre são tão incríveis, salvo algumas situações específicas... E aí, com o maior evento de todos, eles fazem isso. É muito difícil de aceitar. :/

    Bem, vamos torcer para que com a luta contra a Cynthia seja diferente. Muito obrigado por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  9. Pois é, foi uma derrota muito forçada e sem sentido. A resistência do Rillaboom, a derrota do Dragapult, as estratégias dela desaparecendo... Diantha não precisava ganhar, mas ela é bem mais do que foi mostrado aí nessa batalha. Ou melhor, nem mostrado foi.

    Ah, legal saber disso. Geralmente eu falo com pessoas do sudeste por aqui, eu acho. Não sou exatamente de Recife, mas moro aqui desde 2015. Haha É uma cidade caoticamente interessante. 😂
    Muito obrigado por deixar o seu comentário! ^-^

    ResponderExcluir
  10. Journeys só veio deixar claro o que o anime de Pokemon sempre reforça sobre mulheres TREINADORAS (que competem em ginásios). Sem rivais femininas, Kanto, Johto e Hoenn trouxeram mulheres desconhecidas na liga se não me engano como a Macey e a de Bellsprout, mas que só serviram para serem derrotadas e não tinham nenhum envolvimento com a trama, Sinnoh não tem uma garota que não esteja nos Contests, Unova só a Bianca e o momento com o pai dela quem resolve é o Ash, Kalos é ridículos a separação de garotas em performances e garotos em ginasios, com a Astrid sendo a única treinadora e sempre sendo destruída com o Absol dela em qualquer oportunidade, a luta dela na liga é hawlucha vs mega absol e dura menos de um minuto, é só um golpe e acaba. E aí vamos para Alola, todas as garotas eliminadas na primeira fase por nenhum motivo também, a Lana foi a única mostrada como uma treinadora interessada em batalhas e que teve arcos durante a saga onde precisou se desafiar e até evoluir seu Pokemon e tem que ser justo ela a perder para o Guzma, não podia ser o Sophocles que só venceu a Mina por ??? também. Aí chega Journeys, todas as oponentes do Ash são escadas sem construção alguma e todas são melhores do que ele, ele até hoje não superou a estratégia dos tentáculos da Bea que foi literalmente chutada a meio da temporada, Korrina continuando a ser humilhada porque é outra que tem que ser mostrada tendo derrotas desde que perdeu pro Ash em Kalos, a Marnie foi literalmente personagem do dia num 1x1, a história dela resumida e irrelevante, a Drasna foi totalmente humilhada com aquela que considero a pior batalha do anime todo, os Pokemon dela caíram para literalmente nada só porque o Ash precisava passar e não existia justificativa para ele vencer com aqueles Pokemon. Agora, Iris não tem nenhuma chance de mostrar sua força como Campeã (pra que ela precisava entregar a luta pro ash da primeira vez? e aqui ela faz uma performance porca com o time dela contra a Cynthia, não servindo nada nem com o Dragonite que era conhecido pela resistência e caiu pra qualquer coisa da Milotic). Cynthia vai se aposentar depois de perder pro Ash numa batalha que ela nunca perderia. Diantha jogada de escanteio porque precisavam mostrar gossifleur evoluindo, criança se perdendo e uma história da cynthia que era literalmente: ela teve um ovo e ele chocou na Gible. Esse anime não tem espaço para mulheres terem destaque, se não ficou claro na luta da Lana e o descaso todo com o Ash roubando o plot da Lillie e a Mallow jogada na série até poucos eps antes da liga onde finalmente ela pega o z-move, agora com Journeys não há mais dúvida

    ResponderExcluir
  11. Tudo que eu mais desejo é ver o time inteiro do Leon sendo deitado pelo Pikachu da forma mais impiedosa possível. Já tá chato tratarem o Ash como um menino qualquer quando ele provavelmente tem mais experiência que quase todos os campeões (exceto por demônios como a Cynthia, claro) e o Leon como um hacker

    ResponderExcluir
  12. Apesar de eu amar o Ash e achar que ele e Pikachu são destruidores sim, acho que os outros campeões tiveram muitas aventuras desde jovens também. Talvez até mais. Kkk Mas, bora ver se o Leon ganha a merecida derrota. Só gostaria que fosse bem feito. :')

    Muito obrigado por deixar a sua opinião! ^-^

    ResponderExcluir
  13. Artur Moreira Machado01/09/2022, 05:27

    Estou torcendo para a Cynthia ganhar do Ash e conseguir vencer o Leon, só que também tenho muito medo da Cynthia vencer e o Leon humilhar ela igual faz com todo mundo. A Cynthia é, de longe, uma das personagens mais amada pelo público. Sempre esbanjou carisma e também está na memória de todo mundo por causa dos jogos, fora que ela era o Leon antes do Leon aparecer, o Leon com carisma e com uma força que tem lógica.

    Infelizmente não dá para suportar o Leon, esqueceram de botar carisma e senso de lógica nesse personagem. Se tivessem feito um especial como fizeram com o Alain pelo menos... Ele e o Goh estragaram essa temporada sozinhos.

    ResponderExcluir
  14. Pois é, rapaz. A Cynthia é a treinadora mais ideal para derrotar o Leon. Sem falar que, visto que Jornadas pegou a fase dos remakes de Sinnoh, existe algum sentido o anime fazer a Cynthia se tornar a nova campeã mundial. Além de que o anime quis fazer a recapitulação da trajetória do Ash na saga antes das semifinais, não antes da final, o que é, no mínimo, curioso. Talvez pudesse indicar justamente que o desfecho dele é agora, não na final.

    Porém, o anime desenvolveu 0 rivalidade entre Cynthia e Leon. Nem parece que ela está animada para lutar com ele, ao mesmo tempo em que desde o início tem se prometido essa batalha dele contra Ash. Isso sem falar nessa decisão da Cynthia de se aposentar. Eles fariam ela se tornar a campeã mundial e se aposentar logo em seguida? Jogando fora o título... Ou pior, fazer ela derrotar o Ash e se aposentar depois de ser humilhada pelo Leon? Com essa história da aposentadoria, acho que o mais provável é ela perder para o Ash, mas com uma batalha bem incrível.

    ResponderExcluir
  15. Jornadas foi tão ruim que se em temporadas posteriores fizerem um retcon apagando ela da cronologia seria motivo para eu soltar fogos de artifício. Pra mim essa partida mostra porque Jornadas deveria ser apagada da memória.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, moço. Kkkkk Odiou tanto assim? Nem um pontinho se salva para você?

    ResponderExcluir
  17. O problema seria. Apagariam o mundial e tudo relacionado a ele do anime, aquele primeiro reencontro com a Dawn que foi patético (os outros dois foram ok, mas o primeiro...); e ainda deixariam o resto de Jornadas?

    Jornadas tem algumas coisas boas, mas a principal empreitada do Ash na temporada, o mundial, é péssimo em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  18. Entre o primeiro e o segundo retorno da Dawn, ainda prefiro o primeiro. Achei a trama do segundo a pior de todas. Kk E não estou negando a sua opinião, só dando a minha também, entendo que tenha desgostado mais do primeiro.

    Eu também tenho muitos problemas com o mundial. Sendo que é engraçado como, para muitos fãs, esse (ao lado do retornos de personagens) é o melhor ponto de Jornadas. Não sei se essa opinião segue depois desse torneio final, mas não duvidaria...

    ResponderExcluir
  19. O que me incomodou foi aquela conversa entre a Dawn e a Chloe sobre o Ash, não foi nem o plot do arco que foi até legal. Cara, tem quem goste de tudo em Pokémon, mas claramente criticaram demais o Goh quando o pior de Jornadas foi o Mundial, e falo isso nem mesmo gostando do personagem, se bem que nessa parte final o Goh mal teve episódios pra história dele.

    ResponderExcluir
  20. Pois é. Na realidade, Jornadas nasceu com uma promessa de protagonismo dividido e nunca o teve. No início, o protagonista claramente era o Goh, enquanto Ash era mais um personagem de apoio que estava ali seguindo ele e tem algum destaque de vez em nunca. Do meio para o final, depois das críticas, Ash voltou a ser o protagonista e Goh foi cada vez ficando mais apagado. Não existiu esse duplo protagonismo em momento algum.

    ResponderExcluir
  21. Isso é porque Jornadas foi uma tentativa de passada de bastão no anime, até a personalidade bobalhona dele em Jornadas foi para valorizar o Goh. Aquele episódio que o Goh não sabia o que era um "orelhão" pra mim foi o que telegrafou isso, mas ocorre que fracassou, e quanto mais tentavam forçar o Goh como "incrível" com a captura de pokémon raros e lendários, mais hate o pessoal dava. A verdade é que toda a tentativa de Jornadas de tentar passar a imagem de "incrível" para um personagem foi pessimamente executada.

    ResponderExcluir
  22. Hey, mil perdões! Por algum motivo, seu comentário foi parar no Spam. Só hoje reparei e aprovei ele.

    Concordo com você na maioria dos pontos, especialmente quando fala sobre o uso das treinadores em Jornadas. Eu trago análises mais pontuais aqui, mas tento puxar assunto no grupo da equipe do site e falar sobre coisas que me incomodam, e, nossa, o que fizeram com a Korrina... Transformaram ela em um completo lixo em Jornadas, inclusive pela boca da própria Bea, ainda que depois tenham se tornado amigas. A rivalidade com a Bea acabou sendo totalmente desperdiçada e não quero nem falar sobre a Marnie e a Drasna. Vi tanta gente elogiando a batalha contra a Elite 4, mas eu, além de não gostar muito, ainda tive que ver alívio cômico acontecendo ali e quebrando totalmente o clima do que deveria ser uma batalha contra um dos treinadores mais incríveis de Kalos!

    Pois é, rapaz. Se a Iris iria voltar e perder futuramente, eles fizeram ela perder na primeira batalha contra o Ash por quê? Acho que só para mostrar ele derrotar outro campeão, o que é bom para as conquistas dele, mas para a imagem dela... E, convenhamos, o Dragonite dela estava terrível em Jornadas. Nem na batalha contra Ash e muito menos na batalha contra Cynthia teve o desempenho que teria na época de Unova, na qual era, teoricamente, mais fraco. E Diantha nem se fala, mas esse meu post já foi inteiro para reclamar sobre o que fizeram com ela. Sobre Cynthia, eu gostei de muitos pontos da sua batalha contra Ash, mas outros deixaram muito a desejar; e, no fim, o lance da aposentadoria foi exclusivamente para prender a atenção dos fãs... Por um lado, ótimo que ela não vai se aposentar. Por outro, totalmente desnecessário.

    Sobre a Lana, eu entendo o seu ponto, e concordo que foi uma estratégia de roteiro que se aproveitou, mais uma vez, de uma personagem feminina para demonstrar força de um personagem vilão e pedir para Ash vingá-la. Mas, nesse caso específico, existia um "motivo" para ser a Lana. Os únicos amigos do Ash que poderiam chegar às semifinais, além do próprio, eram Kiawe, Chris e Lana. Mas, para provar a força do Guzma, para mostrar que "nossa, ele realmente derrota até personagens incríveis com facilidade", não podia ser o Chris, porque ele, assim como Mallow e Lillie, eram personagens que não se dedicavam às batalhas. Assim, sobrava Kiawe e Lana. E, entre os dois, em termos de roteiro, passar Lana para as semifinais era menos interessante: primeiro, por Eevee não ser bom em batalha; segundo, por já ter usado muito a Primarina, e, certamente, pela terceira vez seguida, seria ela o Pokémon destaque contra Gladion. Imagina numa semifinal da liga a Lana usando seu Eevee que nem sabe batalhar tão bem, entende? Por isso, e só por isso, faz sentido que tenha sido a Lana ali a batalhar contra Guzma, mas nada muda que isso é dentro de uma construção que, novamente, coloca uma treinadora feminina em uma posição inferior.

    Enfim, eu agradeço demais, demais, demais pelo seu comentário. E peço as minhas mais sinceras desculpas pela demora. É porque não costumo ver o Spam, e só hoje reparei que seu comentário estava lá. Ainda assim, novamente me desculpo.

    ResponderExcluir
  23. João Pedro Bezerra Sales do Na25/09/2022, 15:52

    O q vc acha da mudança de aparencia do Lance de Jotho pra Jornadas?

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei bastante, para ser sincero, porque acho que o personagem ganhou um ar mais adulto. Antes, ele parecia um adolescente. Sendo que isso foi acompanhado de uma personalidade ainda mais fechada. Não sei se gostei muito desse ponto... Mas, e você? O que achou?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar